As principais diferenças de costumes entre Brasil e Itália

Ao visitar qualquer país, é bem comum perceber diferenças culturais que, à primeira vista, podem causar estranhamento. Esse “choque” é esperado e absolutamente normal. No entanto, quando se trata de mudança para outra nação, as diversidades podem fazer com que a pessoa tenha mais ou menos facilidade em se adaptar ao novo lar.

Para reduzir esse desconforto inicial, é importante se informar com antecedência sobre alguns costumes que se diferenciam dos nossos e pensar em como podemos agir em relação a eles. Por isso, listamos, a seguir, algumas das principais diferenças de costumes entre Brasil e Itália para que você já vá se acostumando. Confira!

Vaidade para todos

Enquanto no Brasil a estética, muitas vezes, é vista como exclusividade das mulheres, na Itália os homens não dispensam cuidados com a beleza. Eles usam sem moderação cosméticos para a pele e cabelos, fazem sobrancelhas, vão à manicure e investem em itens de grife. Inclusive, lenços e echarpes são acessórios bem presentes nas produções masculinas.

Outro artifício estético que homens e mulheres italianos fazem uso é o bronzeamento artificial. Não é raro vê-los exibindo um tom bronzeado durante todo o ano.

Gestos e volume alto

Esse hábito você, com certeza, já viu (de forma exagerada, claro) em algum filme ou produção que tenha personagens italianos. Gesticular enquanto fala é um hábito muito comum entre os italianos.  Muitas vezes, os gestos substituem as palavras ou complementam ideias e pensamentos. E, ao conversarem, nada de volume baixo. Eles realmente falam alto e, às vezes, parecem que estão discutindo – mas tudo não passa de um simples diálogo.

Sinceridade acima de tudo

O jeito franco dos italianos pode ser interpretado como grosseria pelos brasileiros. Todavia, é apenas a forma com que eles lidam com as situações: sem rodeios. Enquanto os brasileiros têm a mania de, muitas vezes, realizar falsas promessas, por receio de magoar o outro, os italianos consideram isso uma falta de respeito. Por esta razão, prezam sempre pela sinceridade, doa a quem doer. Eles possuem total comprometimento com a verdade.

Filtro na amizade

Quando um italiano diz que considera alguém um amigo, pode ter certeza de que não é algo da boca para fora. Eles consideram essa relação muito séria e, por isso, levam um bom tempo para dizer que uma pessoa é sua amiga.

Ao contrário dos brasileiros, que costumam fazer amizades facilmente e, assim, colecionam amigos, os italianos são bem criteriosos nessa escolha. Portanto, se fizer um amigo por lá, saiba que será para todos os momentos.

Etiqueta à mesa

Não estranhe se uma pessoa assoar o nariz perto de você. Isso é um hábito comum e que pode ser feito em qualquer lugar, inclusive sentado à mesa no restaurante. Os italianos não possuem o menor pudor em, inclusive, fazer barulho. Para eles, falta de educação é “fungar” o nariz ao invés de assoar de uma vez.

Limpeza do banheiro

Um estranhamento que os brasileiros podem ter ao se mudar para a Itália (e outros países da Europa) é na hora de lavar os banheiros. Isso acontece porque, por lá, não existe ralo nesse cômodo, o que faz com que não seja viável jogar água para realizar a limpeza pesada e completa que estamos acostumados.

No cinema

Até mesmo a experiência de ir ao cinema na Itália pode trazer surpresas. Primeiro, porque, normalmente, os filmes são todos dublados. Mas o mais surpreendente mesmo é que há um intervalo no meio da sessão, o que permite que você levante para ir ao banheiro ou comprar algum lanche, por exemplo.

Certamente, essas são apenas algumas pequenas diferenças culturais entre os dois povos. Ao se mudar para a Itália, no seu dia a dia, com certeza você perceberá diversos costumes novos que poderão passar a fazer parte da sua vida também.