O Italiano é o terceiro idioma mais falado na União Europeia e língua oficial da Itália, Suíça, San Marino, Vaticano e Ístria. No total, são 65 milhões de falantes nativos e 14 milhões de pessoas que têm o italiano como segunda língua. Além desses números impressionantes, trata-se de um idioma simplesmente maravilhoso, concordam?
E quem tem o sonho de morar na Itália ou em algum desses países citados precisa aprender mais sobre o idioma para viver melhor e com tranquilidade esse novo momento. Se isso faz parte dos seus planos, preparamos esse post com dicas de como aprender italiano sem sair de casa e, o melhor, de graça! Buono studio!
Como aprender italiano
Assim como qualquer processo de aprendizado, o de um novo idioma demanda muita dedicação. Ao fazer isso de forma autônoma e independente, então, o processo deve ser conduzido com muita organização e bastante empenho.
Em razão disso, é fundamental que você siga alguns passos:
– Crie uma rotina e se empenhe em segui-la: separe um horário do dia para estudar e determine em quais dias da semana você vai fazer seus exercícios de estudo;
– Determine um espaço na sua casa para seus estudos: escolha um lugar bem iluminado e silencioso, longe de outras distrações;
– Tenha metas de estudo: determine um tempo mínimo de dedicação por dia ou outras atividades relacionadas com o idioma italiano;
– Cuidado com as notificações: como você, provavelmente, vai usar celular e computador para estudar, fique atento para não se distrair com notificações de mensagens ou redes sociais. Respeite o seu tempo de estudo para se dedicar apenas àquilo.
– Respeite seus limites: por mais que você queira muito aprender o novo idioma rápido, respeite os seus limites e faça intervalos para descansar e se alimentar. E, claro, beba muita água.
Site e aplicativos para aprender italiano
Na jornada de aprendizagem de um novo idioma de forma autônoma, a internet é a principal aliada do estudante. A seguir, compartilhamos as dicas de alguns sites e aplicativo para te ajudar nessa jornada.
Duolingo
O Duolingo é um aplicativo disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store no qual é possível aprender desde o básico do italiano até praticar o idioma em diferentes níveis. As atividades, lúdicas e divertidas, podem ser feitas diariamente com tempo mínimo sugerido de cinco minutos. Ou seja, é possível fazer as atividades em pequenos espaços de tempo livre na sua agenda.
Italiano na web
No Italiano na web é possível estudar o idioma a partir de aprendizados de gramática, verbos, expressões, listas de palavras e muitos mais. Assim como o Duolingo, o acesso é gratuito, indicado para iniciantes e para aqueles que querem reforçar os conhecimentos.
Dire, fare, partire! – USP
A Universidade de São Paulo (USP) também oferece o Dire, fare, partire!, uma série de materiais didáticos, online e gratuitos, para aprender italiano. Estão disponíveis vídeos, apostilas e material multimídia. É ideal para estudar sozinho ou com um grupo de amigos e família – o que pode, inclusive, potencializar o aprendizado.
BBC
Para quem entende inglês, é possível aproveitar o material disponibilizado pela BBC. São formatos diferentes que abordam temáticas diversas, tanto sobre a Itália e sua cultura, quando sobre o idioma em si.
5 podcasts para aprender italiano
Os podcasts podem ser uma ferramenta muito importante para adquirir diferentes conhecimentos. E para aprender idiomas, existem vários que podem ajudar no processo de aprendizagem. Confira alguns a seguir:
– Al Dente
5 canais no youtube para aprender italiano
No Youtube também é possível encontrar várias pessoas que se dedicam a ensinar italiano gratuitamente. Ou seja, mais um espaço ideal para aprender. Veja, a seguir, alguns canais que podem te ajudar no seu processo:
– Alberto – Italiano Automático
Viu como opções não faltam? Para tornar sua rotina de estudos mais dinâmica, combine diferentes canais para atingir a meta desejada. Lembre-se sempre do seu objetivo para ter sucesso e perseverar. Com foco e dedicação, o resultado vai aparecer.
Se quiser acompanhar mais dicas como essa ou, mesmo, compartilhar conosco sobre o seu aprendizado, siga a Daitaliacidadania no Instagram e no Facebook.