Como qualquer país do mundo, a Itália também possui inúmeras curiosidades. Que tal conhecer algumas delas?
01-A belíssima Fontana di Trevi
O nome “Fontana di Trevi” vem de Tre Vie – “Três Ruas” em português. Isto porque, na praça em que está localizada, há uma confluência de três ruas.
Reza a lenda que, para retornar à Roma, se deve jogar uma moeda na Fontana di Trevi. Todavia, existe a forma correta de fazê-lo para surtir o efeito desejado: A moeda deve ser lançada com a mão direita, por cima do ombro esquerdo e de costas para a fonte.
Todo o dinheiro extraído da fonte (em média um milhão de euros por ano) é usado para fins de caridade.
02- Vulcões Poderosos
Há apenas três vulcões ativos em toda a Europa e todos os três encontram-se na Itália. Na região da Sicília estão localizados o Stromboli e o Etna e, próximo a Nápoles, está o Vesuvio.
O vulcão Stromboli é conhecido por estar sempre ativo, com contínuas explosões. É considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, configurando uma das ilhas Eolie, no mar Tirreno, ao norte da Sicília.
O vulcão Etna é o mais alto de toda a Europa e um dos mais altos do mundo. Ele também está em constante atividade e sua erupção mais recente ocorreu em julho de 2019.
Mais conhecido pela grande erupção ocorrida em 79 dC, que arrasou com as cidades romanas de Pompéia e Herculano, o vulcão Vesuvio se encontra na região da Campania. Além da destruição das cidades de Pompéia e Herculano, a erupção de79 dC. também mudou o curso do Rio Sarno.
03- Patrimônio da Humanidade
A Itália possui aproximadamente 50 locais considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO, o número mais alto entre todos os demais países do mundo. Dentre eles, podemos citar as cidades de Veneza e Verona e os centros históricos de Roma, Florença e Nápoles.
04- Pizza!
Diferentemente do que se pensa, o prato mais popular da culinária italiana não foi criado em Nápoles, mas reinventado e incrementado por lá nos idos do sec. XVII, dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início, a pizza era um alimento consumido por pessoas humildes do sul da Itália. A picea era um disco de massa assada servido com ingredientes baratos por cima, como toucinho, peixes fritos e queijo.
05- Café
O café é adorado pelos italianos e a Itália encontra-se entre os 20 maiores consumidores de café do mundo. Estima-se que cada cidadão consuma, em média, 5,9kg de café por ano!
Ainda sobre o café, saiba que tomar capuccino em outro horário além do café da manhã é absolutamente estranho para os italianos!
06- Vinho
A Itália é o maior produtor de vinho do mundo, com imensa variedade de rótulos famosos.
Estima-se que são cultivadas na Itália, nos dias atuais, cerca de 350 qualidades de uva. Cada região produz tipos diferentes da fruta, influenciados pelo solo e clima locais.
Além disso, a forma de produção também pode variar de acordo com os costumes históricos de cada localidade, o que acaba resultando em vinhos diferentes e únicos.
Por fim, o centro do país abriga uma fonte bastante peculiar, de onde flui vinho gratuitamente 24 horas por dia. A fonte encontra-se na pequena cidade de Caldari di Ortona, na região de Abruzzo.
07- Idosos
A população italiana é a segunda população mais idosa do mundo, tendo 22,4% de sua gente com 65 anos de idade ou mais.
Em contrapartida, desde 1999 não há crescimento da população que apresenta entre 0 e 14 anos de idade, mantendo o índice de 14% até os dias atuais.
A Itália é conhecida por ter o maior gasto público relativo a pensões na União Europeia, que consome mais de 16% do PIB (contra 11% em média consumidos no restante do bloco).
08- O Mês de Agosto
Agosto é o mês das “férias coletivas” na Itália. Após o famoso feriado de Ferragosto (15/08) tudo se torna mais lento e/ou parado.
Agosto é também o mês mais quente do ano e, sendo assim, os italianos aproveitam os dias de ócio para irem à praia ou às montanhas, em busca de um clima mais fresco.
09- Potência Turística
A Itália está entre os 10 países mais visitados do mundo, oferecendo diferentes roteiros e cidades muito particulares, além de toda a riqueza cultural e gastronômica.
10- Azul, Rosa e Branco
Quando nasce um bebê na Itália, os pais colocam uma fita com o nome da criança na porta da casa (ou do prédio): azul para os meninos e rosa, para as meninas. Ainda, quando um casal se casa, uma fita branca é amarrada na antena do carro dos noivos.
E então? Quando você irá se juntar às milhões de pessoas que visitam a Itália anualmente para conferir essas curiosidades de perto ou, quem sabe, descobrir outras tantas?