10 filmes para se sentir na Itália

Poucas coisas nos transportam automaticamente para outros lugares, ou mesmo outras realidades, como um bom filme. Antes de uma viagem ou mudança, assistir a um filme no qual o cenário é o país de destino pode ser inspirador.

A Itália já foi cenário de várias produções cinematográficas de inúmero gêneros. Afinal, sua natureza impressiona e os monumentos históricos são de tirar o ar de qualquer um. Se você quer ter a sensação de perder o fôlego com lindos cenários e histórias envolventes, este post é para você.

Confira, a seguir, uma lista com 10 dicas de filmes que têm como cenário a Itália e suas belezas.

1. A Vida é Bela (1997)

O amor de um pai pela sua família é o ponto principal dessa trama que acontece durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália. O judeu Guido, interpretado por Roberto Benigni, e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Sem a mulher por perto, Guido usa a imaginação para que seu filho acredite que estão em um jogo, de forma que ele fique protegido de todo o terror do holocausto.

2. Cartas para Julieta (2010)

Esse romance conta a história de Sophie, interpretada por Amanda Seyfried. Em uma viagem para Verona com o seu noivo, Victor, interpretado por Gael García Bernal, ela se depara com uma carta de amor deixada por uma pessoa no muro da Casa de Julieta. Ela então responde à carta e se vê envolvida na história. Além de Verona, o filme mostra Siena e as estradas secundárias da província.

3. Comer, Rezar, Amar (2010)

Este romance, dirigido por Ryan Murphy e protagonizado por Julia Roberts, conta a história da escritora nova-iorquina Liz Gilbert. Após terminar um casamento e um breve relacionamento, ela decide tirar um ano sabático para viver diferentes experiências. Sua primeira parada é na Itália, onde vive um período em Roma conhecendo pessoas, aprendendo o idioma e, claro, saboreando a deliciosa comida italiana. É possível até mesmo fazer o roteiro da personagem no filme, que tem inclusive uma passadinha por Napoles. Depois da Itália, ela passa também pela Índia e Bali.

4. Dois Papas (2019)

Este filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, é protagonizado pelos atores Jonathan Pryce e Anthony Hopkins. Ele mostra um encontro entre o papa Bento XVI e o cardeal argentino Jorge Bergoglio, homem que se tornou o Papa Francisco. A maior parte do filme é protagonizado dentro de uma capela Sistina. Mas é possível ver diversas vezes cenas e acontecimentos no Vaticano.

5. La Dolce Vita (1960)

Esse clássico dos anos 60 mostra aos espectadores cenários de uma Itália pós-guerra. Na trama, o jornalista Marcello Rubini, interpretado por Marcello Mastroianni, é um jornalista que escreve fofocas sobre celebridades para tablóides sensacionalistas. Em uma boate, ele conhece a herdeira Maddalena, interpretada por Anouk Aimée. Juntos, vivem as situações mais extravagantes.

6. Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Protagonizado por Timothée Chalamet e Armie Hammer, esse filme conta a história de Elio durante as preguiçosas férias de verão na casa da sua família, no norte da Itália. Em meio a campos dourados e paisagens incríveis, o filme apresenta um romance sensível que acontece no início dos anos 80.

7. O Poderoso Chefão (1972)

Esse clássico de Francis Ford Coppola, tem como cenário a Sicília e seus arredores, em especial a cidade em ruínas de Forza d’Agro e a pequena vila de Savoca. A saga conta a história da família Corleone, italianos mafiosos que lutam pelo controle do crime organizado e a sobrevivência de seus negócios.

8. O Turista (2010)

Angelina Jolie e Johnny Depp são os protagonistas desse filme que tem como um dos cenários principais a linda Veneza. Na trama, a inglesa Elise Clifton-Ward é vigiada pela Interpol porque seu amado é um fugitivo da justiça.

9. Para Roma com Amor (2012)

Roma é cenário de quatro histórias nesse filme. A primeira é de um empresário que visita a família do noivo de sua filha na cidade. A segunda mostra um homem que é confundido com um ator famoso. A terceira apresenta um arquiteto americano que visita a Itália com amigos. E, por fim, podemos acompanhar o romance de um casal pelas ruas de Roma.

10. Sob o Sol da Toscana (2003)

Frances Mayes, interpretada por Diane Lane, é uma escritora que decide mudar radicalmente de vida depois do divórcio. Para isso, se muda para uma chácara na Toscana, onde tem o objetivo de descansar e terminar um novo trabalho. Como é de se esperar em um bom filme de romance, ela conhece um homem que reacende sua paixão.

Bônus: filmes italianos para treinar o idioma

Seu objetivo principal ao assistir filmes é aprender um pouco mais que a história que é contada ou conhecer suas paisagens? Então você pode aproveitar esse momento de entretenimento para aprender italiano – ou desenferrujar seus conhecimentos do idioma.

Para tanto, trazemos essa lista bônus com cinco filmes italianos para que você possa ouvir mais dessa língua e ampliar seu vocabulário. Bel film!

. O Melhor da Juventude – La Meglio Gioventù (2003)

O Último Beijo – L’Ultimo Bacio (2001)

. Manual do Amor – Manuale D’Amore (2006)

. O Assistente – Il Portaborse (1991)

. A Grande Beleza – La Grande Bellezza (2013)