3 igrejas italianas para conhecer pelo país

igrejas italianas

Quando será a sua próxima viagem para itália?  Seja para ir pela primeira ou pela décima vez, o país sempre esconde surpresas incríveis e paradas obrigatórias.  Por lá, você vai encontrar castelos medievais, belos parques e lagoas, praias, montanhas com neve, patrimônios mundiais da humanidade eleitos pela Unesco, museus imperdíveis, grandes cidades com a vida agitada, shoppings, lojas, galerias, história, cultura, pequenos vilarejos preservados pelo tempo e muito mais.  Nós somos suspeitos, mas sabemos que é verdade que a Itália é um país em que o roteiro do que se tem a fazer e visitar nunca se esgota.  Mesmo estar parado em um restaurante apreciando uma taça de vinho e um prato de queijos e pães é uma ótima forma de aproveitar o tempo no país.

Mas, neste artigo, não vamos falar de vinho e pão, e sim da igreja.  Seja qual for a sua religião, ou mesmo que você não tenha escolhido nenhuma, as igrejas na Itália são uma parada obrigatória. Independentemente de questões relacionadas a crenças e fé, as construções destes espaços são uma verdadeira viagem na história e no tempo. Tenha em consideração que a Itália, além de ser um país antiquíssimo, é também o berço do cristianismo.

Então, o país abriga construções religiosas que têm séculos e séculos de existência. Outro ponto a se considerar é que as igrejas são, por si só, uma obra de arte tanto da arquitetura, quanto por abrigar em vitrais e pinturas belíssimas e de artistas mundialmente consagrados. Veja quais igrejas você não pode deixar de visitar quando estiver no país e boa viagem!

Leia também: Turismo na Itália: 7 cidades mais procuradas no país

3 igrejas italianas para incluir em seu roteiro italiano

Agora que as viagens internacionais voltaram a ser possíveis e que a Itália reabriu a fronteira para a entrada de brasileiros sem a necessidade de quarentena, somente mediante apresentação de teste negativo para Covid-19 e passaporte vacinal, você já pode planejar as suas próximas férias!

Para te ajudar a montar um grande roteiro, selecionamos igrejas imperdíveis no país que você não pode deixar de visitar.  Tome nota!

1. A Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença

Esta será uma forma inesquecível de inaugurar o seu roteiro de igrejas pela Itália. A cidade de Florença, por si só, é um encantamento. A Catedral que ela abriga não poderia ser diferente.

Ao todo, a sua construção levou impressionantes seis séculos, tendo sido iniciada ainda na Idade Média. A sua cúpula é considerada um marco do renascimento, e foi projetada por Filippo Brunelleschi. A fachada em mármore possui trabalhos minuciosos e riquíssimos. Internamente, além de três naves, a Catedral abriga também o famoso afresco sobre o juízo final, feito por Vasari.

2. A Catedral de Milão, ou Duomo de Milano

Se você já visitou a cidade de Milão ou pesquisou um pouco a respeito, certamente já encontrou fotos desta igreja, Ela é um verdadeiro cartão postal e recebe inúmeros turistas não somente para visitas internas quanto para fotografar, nem que seja de longe, a construção.

A Duomo fica em uma praça ampla, cercada por belas construções, inclusive a Galleria Vittorio Emanuele. Mas, vamos voltar a falar da igreja: Ela é a maior da Itália (já que a famosa Basílica de São Pedro fica no Vaticano, que é outro país. Falaremos nela a seguir).

Em estilo gótico, sua construção começou em 1386 e foi concluída no século XVIII. A entrada é paga e é comum ver uma fila, não muito grande, à porta. Vale a pena não somente conhecer a nave como toda a construção, inclusive subir no terraço para uma perspectiva única do entorno. Você não irá se arrepender.

3. A Basílica de São Pedro, no Vaticano

Certo, como dissemos acima, ela não se localiza propriamente na Itália. Mas, como você não terá como viajar diretamente para o Vaticano, achamos que era imprescindível mencionar para que você não deixe de ir também ao país quando estiver em terras italianas.

Esta é a maior igreja do mundo, com uma área total de impressionantes 23 mil metros! A fachada possui 218 m de extensão por 136 m de altura. A sua construção, por ordem do Imperador Constantino, levou quase 100 anos, sendo concluída em 1626. Ao todo, são 45 capelas e 11 altares.

Ela também é a casa da Estátua de bronze de São Pedro, de Arnolfo di Lapo, da Pietá, de Michelângelo e de outras obras primas do barroco e do renascimento  italiano.

E, por falar em Vaticano, temos 10 curiosidades sobre este misterioso país que você vai gostar de saber antes de ir conhecer pessoalmente! Quer ver a nossa lista completa? É só clicar aqui e boa leitura!