4 dicas para evitar fraudes no reconhecimento da cidadania italiana

Você tem algum antepassado italiano ou se casou com uma pessoa italiana? Nesse caso, você tem direito ao reconhecimento de cidadania! Este é um processo procurado por muitos brasileiros, porque não é incomum ter um parente italiano ao se investigar a árvore genealógica. Muitas pessoas migraram para o Brasil fugindo da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais e dos momentos difíceis vivenciados pela Itália no passado. O Brasil era um país cheio de terras produtivas e oportunidades. Por isso, muitas pessoas se estabeleceram por aqui de forma permanente. Trabalharam (e até enriqueceram), compraram terras, exportaram, se casaram e tiveram em nosso país seus filhos e filhas.

Quem carrega essa história no DNA, pode sim entrar com um pedido de reconhecimento de cidadania. Trata-se de um direito garantido por lei. Porém, por ser um processo judicial, envolve, é claro, uma determinada burocracia. É preciso estar atento à documentação, aos prazos, taxas judiciais, trâmites, traduções, apostilamentos, reconhecimentos e exigências bastante específicas. Para garantir que todas as solicitações sejam atendidas, para evitar erros e para dinamizar todo esse processo, muitas pessoas buscam auxílio legal em escritórios de advocacia, principalmente nos que são especializados em reconhecimento de cidadania. Porém, é preciso estar atento. Existem pessoas desonestas em todas as áreas, e nesta não seria diferente. Confira neste artigo como se proteger de golpes e entregar seu processo nas mãos de profissionais competentes e responsáveis.

Leia também: Documentos italianos: como obtê-los

1. Faça a sua pesquisa

Após identificar o escritório (ou os escritórios) que você tem interesse de contratar, pesquise tudo o que puder sobre a empresa. No portal do empreendedor você pode localizar o registro e CNPJ da empresa, para conferir se ela é regular. Ao jogar o nome do escritório em buscadores como o Google, por exemplo, você pode verificar as menções que foram feitas sobre aquela empresa. Existem sites que registram queixas, como o Reclame Aqui, onde você também pode checar a reputação do local. Além disso, é possível buscar o nome de advogados no site JusBrasil. Dessa forma, você poderá se certificar que a empresa existe, é reconhecida legalmente e está com registros em dia e boa reputação.

Busque também por notícias relacionadas a este meio. Há poucos anos, houve uma grande investigação sobre empresas fraudulentas. Busque se informar sempre!

2. Analise a comunicação e posicionamento digital da empresa

No mundo em que vivemos, feliz ou infelizmente, é desafiador existir, vender seus serviços e se mostrar atuante sem presença nas redes sociais. Isso vale para quase todos os tipos de negócio, e incluímos aqui, os escritórios de advocacia. Vá até as redes sociais mais comuns, como Instagram e Facebook, e verifique se a empresa tem um perfil por lá. Leia as postagens, se atente aos comentários para verificar se há reclamações. Veja se a empresa é muito recente e se tem constância. Um blog, como este que você está lendo, também mostra o comprometimento da empresa com sua comunicação e, por conseguinte, sua imagem. Claro que não ter redes sociais não significa, automaticamente, que o profissional não é confiável. Não é isso que estamos dizendo. Mas em uma busca por empresas sólidas, esta pode sim ser mais uma das formas de análise.

3. Desconfie de ofertas excessivamente competitivas

Se você pedir orçamento para três empresas, por exemplo. Duas estão mais ou menos na mesma faixa e uma tem o valor 50% mais barato. Da mesma forma, as duas primeiras trabalham com um determinado prazo e a última garante o serviço na metade do tempo. Se isso acontecer com você, desconfie. Existe uma série de custos e encargos que envolvem o processo de reconhecimento de cidadania. Além disso, muito do prazo não depende do escritório, e sim dos trâmites legais da justiça italiana. Portanto, quando a promessa de resultados é muito diferente, assim como os valores relacionados, pode haver algo de errado.

Leia também: Consulados Italianos no Brasil

4. Busque recomendações

As recomendações são sempre uma ótima forma de escolher os profissionais com quem se trabalha, e isso não precisa acontecer somente entre as pessoas que você conhece. Se ninguém da sua convivência fez o reconhecimento de cidadania, será difícil encontrar alguém que recomende uma empresa, certo? Porém, online, você consegue localizar depoimentos diversos e ficar mais seguro ao fazer a contratação.

Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas, compartilhar depoimentos e nossa história de trabalho. Entre em contato conosco!