4 praças mais bonitas da Itália

A Itália é um dos países que ocupa o topo das listas quando se fala em destinos turísticos. Os números deste segmento registrados no país são impressionantes: em 2018, somente entre as 4 cidades mais visitadas (Roma, Veneza, Milão e Nápoles), foram cerca de 57 milhões de viajantes vindo de todo o mundo, de acordo com informações do portal Euronews.

No ano seguinte, foram 63 milhões de turistas passeando pelo país da bota! Seja pela gastronomia, pela arquitetura, arte ou história, o país surpreende em números ano após ano. E, para a sua próxima viagem – seja ela a primeira ou mais uma de muitas – selecionamos algumas praças na Itália que você não pode deixar de conhecer!

Leia também: 3 receitas para preparar um cardápio 100% italiano em casa

As praças mais bonitas da Itália

Seja em uma roadtrip com amigos, uma gostosa viagem em família ou um passeio romântico a dois, existem atrações locais que se encaixam em qualquer roteiro e agradam todos os gostos. Veja nossas indicações.

1. Piazza San Pietro

Começando pela capital italiana, esta é uma praça que, sem dúvidas, vai te fazer parar em silêncio por alguns segundos dedicados somente à contemplação. Grandiosa e cheia de história, a Piazza San Pietro fica no Vaticano, bem aos pés da Basílica São Pedro, a maior construção da fé cristã de todo o mundo. Por isso era de se esperar que a praça que leva à Basílica estivesse à altura (e está mesmo).

São 280 pilastras em estilo barroco em seu entorno e 140 estátuas religiosas distribuídas por todo o perímetro. Ao centro, um obelisco datado do século I d.C. e instalado na Praça em 1585. Não deixe de visitar e lembre-se que o Vaticano costuma ficar bastante cheio, além de ter um horário de funcionamento particular. Verifique todas as informações e bom passeio!

2. Piazza della República

Quase toda grande cidade turística tem uma praça com este mesmo nome, já reparou? Mas essa é, certamente, uma das mais bonitas entre todas elas. A Piazza della Repubblica é cenário recorrente de filmes europeus e hollywoodianos e está a uma curta distância de diversos pontos turísticos de Roma. Além disso, está a menos de 15 minutos de carro até a piazza citada no topo desta lista.

A Praça da República abriga em seu centro a Fontana delle Naiadi, ou Fonte das Náiades, construída entre 1870 e 1888 e cercada por construções igualmente belas. Nossa dica é reservar espaço duplo no roteiro para ver a praça de dia e voltar novamente à noite para apreciá-la com a iluminação dos prédios ao redor.

Leia também: Italiano básico: aprenda algumas expressões fundamentais para a sua viagem

3. Piazza San Marco

Se coubesse a nós a difícil tarefa de indicar somente uma praça na Itália para ser incluída em seu próximo roteiro de férias, seria esta. Localizada na capital da região do Vêneto, a Piazza San Marco era uma das preferidas de Napoleão Bonaparte que, diz a lenda, a descreveu como a “sala de estar mais elegante da Europa” – e de Europa ele entendia. Cercada pela Basílica de São Marcos, pelo Palácio Ducal de Veneza, pelo Campanário e próxima ao Grande Canal, a piazza começou a ser construída no século IX.

Nela, também está localizado o famoso Café Florian e diversos outros restaurantes que funcionam do café da manhã até o jantar, constantemente incrementados com bandas e artistas locais em belas apresentações. Temos aqui somente um ponto de atenção: ao marcar sua viagem, não deixe de checar a época de chuvas, porque ela também é um dos locais mais baixos da cidade de Veneza e, por isso, passa por constantes alagamentos.

4. Piazza del Duomo de Milano

A famosa praça italiana que abriga a catedral de Milão, maior catedral gótica do mundo! Aqui, precisamos dizer que a catedral faz mais vista que a praça em si, mas você não pode deixar de conhecê-la. E por falar em dicas imperdíveis, tome nota também do terraço da catedral, com uma vista belíssima da piazza e dos prédios que a circundam, sendo eles a luxuosa Galeria Vittorio Emanuele e o Museo del Novecento.

Além disso, também existem por ali muitos rooftops e restaurantes, que vão de nomes renomados da gastronomia a redes mundiais de fast food e pequenos lugares com típicas comidas de rua que você vai se surpreender ao experimentar!

Sentiu falta de alguma praça na lista? Compartilhe conosco pelo nosso Instagram, @daitaliacidadania.