4 séries italianas para maratonar

Dizem que a melhor maneira de conhecer um lugar sem de fato ir até ele é através dos livros. Nós não discordamos disso. Temos total certeza de que a literatura é quase como uma passagem de avião para descobrir lugares, épocas e acontecimentos. Mas, precisamos adicionar um detalhe: as séries podem fazer quase o mesmo papel.

Através dessas produções, é possível viajar para qualquer momento da história e qualquer lugar do mundo, inclusive, para a Itália! E como atravessar o oceano é uma tarefa complicada neste momento que vivemos, que tal curtir um pouco das séries italianas para conhecer mais do país ou matar a saudade dele?

Séries italianas para curtir em casa

Os serviços de streaming estão cheios de produções italianas para assistir! Fizemos um levantamento de diferentes sugestões para todos os gostos e idades. Além de passear pelas ruas charmosas, conhecer novos destinos e hábitos, você ainda vai resolver aquele velho problema da longa demora para escolher o filme em seu tempo livre. Vamos às dicas!

Leia também: Italiano básico: aprenda algumas expressões fundamentais para a sua viagem

1. Baby, para assistir no Netflix

Você já viu essa série no catálogo? Ela estreou no streaming em 2018 e teve sua terceira e última temporada lançada no segundo semestre de 2020. Apesar de ser direcionada ao público adolescente e de jovens adultos, a temática fez com que muitos pais torcessem o nariz: prostituição.

A trama traz a história de duas adolescentes que vivem uma vida muito confortável na elite de Roma. Ótimos colégios, apartamentos e famílias com condições econômicas bastante estáveis. Ainda assim, as amigas decidem trabalhar como garotas de programa, especialmente para comprarem roupas de grifes famosas, além de celulares, acessórios e demais artigos de luxo. Se o roteiro pareceu improvável, saiba que a série é baseada em uma história real, que aconteceu com duas meninas de 14 e 16 anos em 2014!

2. Gomorra, para assistir na HBO Max

Da vida real, para a literatura, para a HBO. Quem está entre os mais de 10 milhões de leitores da obra de Roberto Saviano, traduzida para 50 idiomas, já sabe do que se trata. Mesmo assim, sempre vale a pena recapitular.

O jornalista e escritor italiano retratou em suas quase 400 páginas os detalhes de funcionamento, tramas e relações da máfia italiana, em especial na cidade de Nápoles. Expondo informações nunca vindas a público, o livro se tornou um best seller rapidamente. Apesar do enorme sucesso, Roberto Saviano também lidou com consequências negativas, como inúmeras ameaças. Devido a elas, ele vive desde então sob proteção policial.

Além da série, o  livro também embasou um filme de mesmo nome, que foi o vencedor do  Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2008. Para quem gosta de tramas policiais, máfia e suspense, coloque a série na lista e aproveite as quatro temporadas já disponíveis.

3. As Correntes de San Patrignano, para assistir na Netflix

Esta série documental estreou no ano passado. Sua primeira temporada é curta, são somente cinco episódios, ideal para quem gosta de se acomodar no sofá para aproveitar um dia inteiro de maratona.

As Correntes de San Patrignano fazem um resgate de 15 anos de história da comunidade San Patrignano, fundada por Vincenzo Muccioli no final da década de 70 na fazenda de sua abastada família. Foi nessa época que uma enorme onda de uso de heroína invadiu a Itália e Vincenzo e sua esposa criaram um espaço para a recuperação de dependentes químicos. Com um aspecto e funcionamento semelhante ao de uma comunidade hippie, o lugar fez grande sucesso, encontrou ápice e declínio. As muitas horas de registros filmados na época deram origem a esta série-documentário.

4. O Jovem Papa, para assistir na HBO

O elenco é estrelado, e os dois nomes principais são Jude Law e Diane Keaton. E a estreia do projeto também não ficou para trás: “O Jovem Papa” teve sua primeira exibição no Festival de Cinema de Veneza em 2016. Com três anos de gravações para a produção de 10 episódios, a série traz a história de um jovem cardeal chamado Lenny Belardo, o fictício Pio XIII.

O jovem cresceu abandonado e desenvolveu uma relação delicada e conturbada com a fé e questões religiosas. Cardeal nomeado papa por manobra política, adota um comportamento diferente do esperado por parte daqueles que o colocaram na posição de maior prestígio da Igreja Católica.

Conhece mais séries italianas? Indique a sua preferida para gente no nosso Instagram!