5 dicas para evitar problemas durante o processo de reconhecimento de cidadania

O reconhecimento da cidadania italiana é um projeto que exige investimento, paciência e dedicação. Se o processo não for realizado da maneira adequada, seguindo todos os protocolos e observando alguns cuidados, esse sonho pode ficar longe de se tornar realidade.

Não podemos negar que se trata de um processo complicado, com minúcias que, embora pareçam insignificantes, se constituem em importantes detalhes que te deixarão mais perto ou mais distante da sua cidadania. Por essa razão, ser bem assessorado por especialistas no assunto faz toda a diferença no sucesso dessa ação e conquista da sua tão sonhada cidadania.

Para te ajudar, neste post compartilhamos 5 dicas de como evitar os principais problemas durante o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Confira a seguir:

1. Localize os documentos antes de começar o processo

O processo de reconhecimento de cidadania italiana pode ser bem longo. Por conta disso, uma dica essencial para ter menos problemas é: tenha todos os documentos em mãos o quanto antes for possível.

Independente do meio pelo qual vai realizar o seu processo, você precisa estar preparado e ter todos os documentos necessários. E essa dica é válida para quem vai realizar o processo por conta própria no Brasil, na Itália ou por intermédio de uma assessoria jurídica. Por isso, reúna a sua família em uma força tarefa para realizar essa etapa com sucesso. Ah! Vale recorrer aos familiares mais velhos, pois podem ter informações valiosas!

Caso alguma certidão brasileira não seja localizada, não se desespere! A análise do conjunto de documentos irá esclarecer se esta pode faltar e, em caso negativo, se é possível proceder ao registro tardio daquele ato civil específico, seja um nascimento, um casamento ou um óbito.

Se ainda não sabe qual a lista de documentos necessários, clique aqui e confira neste post.

2. Certifique-se de que os documentos foram devidamente analisados

Discrepâncias entre na grafia dos nomes e sobrenomes ao longo da documentação podem ou não ser um problema, assim como equívocos de data.

De fato, não existe uma regra oficial no que diz respeito à necessidade de retificação dos erros presentes nas certidões brasileiras. O ideal é submeter a documentação atualizada e em inteiro teor a uma análise, feita pelo profissional contratado, e levando em consideração a via de requerimento. Isto porque as exigências podem variar de comune para comune, de consulado para consulado e, no caso de reconhecimento judicial, de advogado para advogado.

3. Siga todas as regras e leis

Quer se livrar de dores de cabeça desnecessárias? Realize todo o processo por meio de recursos legais, seguindo todas as regras. Você sabia, por exemplo, que o processo realizado na Itália, declarando residência no país, pode ser considerado fraudulento? Também não é permitido pagar por uma declaração de residente no país.

Sendo assim, busque ajuda idônea e especializada para realizar o processo. O pedido de reconhecimento de cidadania italiana pela via judicial, que é realizado através de um processo judicial perante o Tribunal de Roma, é totalmente legal, correto e, portanto, seguro.

4. Programe-se financeiramente

Realizar o sonho da cidadania italiana pode ser bem caro, independente do meio pelo qual o processo vai ser realizado. Então, prepare-se financeiramente para arcar com custos com traduções juramentadas, apostilamento de documentos em cartório e, claro, com o processo em si.

Neste post, detalhamos todos os custos e contamos como é possível economizar no processo via judicial com mais membros da sua família.

5. Cuidado ao contratar intermediários

Não são raros os casos de brasileiros que caíram na ilusão de promessas de serviços rápidos e com pouca burocracia. O resultado, geralmente, é o desaparecimento desses contratados, que deixam o requerente sem respostas e sem o dinheiro investido.

Para evitar esse tipo de surpresa desagradável, pesquise bem antes de contratar um serviço para te auxiliar em todo o processo. Não confie em profissionais sem registro fiscal e certifique-se de que não fazem uso de práticas ilícitas, como subornos e documentações falsas.

Desconfie ainda de taxas muito acima ou muito abaixo dos valores pesquisados por você previamente e não caia em promessas de processos rápidos. A garantia de contar com profissionais reconhecidos e capacitados é uma tranquilidade que faz toda diferença no processo e, logicamente, em seu resultado final. Por essa razão, conte com a nossa equipe para te assessorar com segurança em cada etapa do seu reconhecimento de cidadania italiana. Estamos disponíveis para te ajudar.