5 obras importantes da literatura italiana

Você tem o hábito de ler? Não precisamos enumerar os diversos benefícios da prática da leitura, que vão desde o estímulo à criatividade e prática da concentração ao contato com diferentes realidades e culturas. Quem lê desde criança, muitas vezes tem maior facilidade também com estudos e atividades que demandam uma atenção mais focada.

A literatura pode e deve ser uma atividade de lazer, além de abrir um mar de possibilidades. Como disse o filósofo francês René Descartes, “a leitura é uma conversa com os homens mais ilustres dos séculos passados”. Mas vamos deixar os franceses de lado por hoje e nos deslocar 957 km para falar de literatura italiana!

Talvez de surpresa, se alguém te perguntar se você conhece algum autor ou autora italiano, pode ser que você responda “não”. Mas, podemos garantir que você conhece. Justamente para refrescar a sua memória e ainda indicar alguns dos clássicos da literatura, fizemos uma lista de livros que merecem um cantinho na sua prateleira (ou um pouco de espaço na memória do seu e-reader).

Pegue seus óculos de leitura, faça um capuccino e tome nota das nossas indicações.

1. As Aventuras de Pinóquio (Le avventure di Pinocchio. Storia di un burattino)

Essa história você conhece, sem dúvidas. O livro de Carlo Collodi conta a história de um simpático boneco de madeira feito por Gepeto e que ganha vida pela magia da fada azul. O nariz que cresce ao contar mentiras do menininho, sua doçura e suas enrascadas ganharam o mundo e elevaram o clássico da literatura infanto-juvenil italiana a clássico da literatura mundial.

A história, inclusive, chegou até as telonas com uma adaptação em desenho dos estúdios Disney em 1940. Recentemente, ganhou versão em live-action. Nada mau para quem sonhava apenas em ser um menino de verdade!

2. A Divina Comédia (Divina Commedia)

Mais um clássico que ultrapassou as fronteiras italianas e se fez conhecer mundialmente. A história de Dante Alighieri trata-se de um poema épico dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Em resumo, pode ser definida como a odisseia de um pecador a caminho do “Reino dos céus”. Apesar do profundo teor religioso, também abre margem para a interpretação de eventuais críticas à Igreja.

A escrita é de um rigor simétrico incontestável, com 33 cantos em cada uma das três partes. A história também ganhou diversas adaptações, é claro, tanto no teatro quanto no cinema.

Leia também: Conheça algumas curiosidades sobre a Itália

3. O Príncipe (Il Principe)

É melhor ser temido ou ser amado? Nicolau Maquiavel teve seu nome imortalizado nesta obra de destaque na literatura, história e estudos políticos. Livro de cabeceira de muitos e objeto de estudo de tantos outros, o livro discorre sobre o Estado, suas instituições e as relações entre governantes, governados e aliados. Famoso por frases pinceladas – e muitas vezes descontextualizadas – é um livro que vale ser lido por inteiro.

4. Decamerão (Decameron)

Em uma coletânea de cem contos, essa obra estava muito à frente de seu tempo quando foi publicada. Datada do período medieval, Decamerão traz cem histórias contadas por um grupo de 10 jovens (7 moças e 3 rapazes) que se isolam em um castelo nos arredores de Florença, região sul da Itália, para se protegerem da peste negra.

As narrativas variam do humor à tragédia e têm forte apelo erótico, especialmente se comparadas com os textos escritos na época. Esta obra, de autoria de Giovanni Boccaccio, é considerada o primeiro livro realista da literatura.

Leia também: Italiano básico: aprenda algumas expressões fundamentais para a sua viagem

5. Os Noivos (I promessi sposi)

Talvez, de todos os livros listados aqui, este seja o menos conhecido mundialmente. Ainda assim, não é menos respeitado. Trata-se da obra mais celebrada do escritor Alessandro Manzoni e é uma grande referência da literatura italiana.

O romance, escrito de forma fluida e bem humorada, tem como plano de fundo o período em que o ducado de Milão esteve sob domínio espanhol. Apesar de toda a contextualização ter sido rigorosamente real e bem apurada, trata-se de uma obra de ficção, em que “os noivos” e personagens principais, Lorenzo e Lúcia, tentam se casar mas são impedidos por uma sucessão de obstáculos inesperados.

As adaptações para cinema foram muitas, desde de I promessi sposi  de 1908, a Renzo e Lucia, produzido especialmente para TV em 2004. Um clássico!

Gostou das nossas indicações? Se tiver outras dicas para enriquecer essa lista, compartilhe conosco no nosso Instagram: @DaItaliaCidadania.