Que saudade de viajar, não é mesmo? Os passaportes esperando novos carimbos, as malas sem utilidade no armário, os casacos impermeáveis achando que nunca mais vão ver a luz do dia. Além disso, as redes sociais desatualizadas, sem fotos de novas paisagens deslumbrantes.
Você não está sozinho nessa! Mas, que tal já ir pensando no roteiro da próxima viagem? Assim, já pode ter o passeio todo planejado quando tudo isso passar. Para te ajudar nessa missão, selecionamos os principais monumentos da Itália que não podem ficar de fora do seu itinerário!
A Itália é um país incrível de ponta a ponta. Tem belezas naturais, riquezas históricas, gastronomia, arquitetura, moda, grandes artistas e pensadores. Difícil é parar de falar os encantos que o país exerce em moradores e turistas.
Vamos então à difícil tarefa de elencar as visitas que você não pode deixar de fazer. Confira a seguir nossa lista com 6 dos monumentos mais famosos do país.
1. Coliseu
Difícil começar por outra atração, apesar de a disputa pelo primeiro lugar ser acirrada. Palco de batalhas épicas entre gladiadores, que você já deve ter visto em filmes e séries, foi construído no ano 80 d.C, ou seja, no primeiro século. O Coliseu é considerado o monumento mais famoso da Roma Antiga.
É possível visitar o Coliseu por dentro, através da compra de ingresso, ou apenas circulá-lo por fora. Nossa sugestão é que você entre e tire o máximo proveito da oportunidade, vale o passeio.
2. Fontana di Trevi
Aproveitando sua estadia em Roma, você pode sair do Coliseu, pegar um metrô nos arredores e em alguns minutos descerá próximo ao segundo monumento da lista. A fonte, que tem 26 metros de altura, passou por diversas reformas ao longo dos séculos, revitalizando e alterando alguns detalhes de seu projeto inicial.
Cenário de filmes inesquecíveis como La Dolce Vita, de Federico Fellini, a Fontana di Trevi guarda uma tradição: desejos são realizados caso você jogue uma moeda e faça um pedido. Lenda ou não, muita gente leva a sério, já que uma média de 1 milhão de euros é retirada anualmente da fonte em moedas e direcionado para causas sociais.
3. Vaticano
Parece que a reserva no hotel em Roma vai ser estendida por mais um dia, porque não podemos deixar de incluir o Vaticano nesta lista. Para essa visita, você com certeza vai querer reservar um dia inteiro.
Não “somente” um monumento e sim um Estado, a sede da Igreja Católica possui 44 hectares e uma média de 1.000 moradores, dentre eles, o Papa. A residência oficial dele é o Palácio Apostólico, onde fica também a Capela Sistina com o Juízo Final de Michelangelo e obras de Rafael, Perugino e Botticelli.
Já fizemos um post completo com curiosidades sobre o menor país do mundo. Clique aqui e confira.
4. Catedral de Florença
Localizada na capital da região de Toscana, a Catedral de Santa Maria del Fiore foi construída em 1296 e carrega o título de ser uma das maiores em toda a Europa! Imponente na praça de Duomo – não é a de Milão, mas nessa você também não pode deixar de ir! – possui 53 metros de comprimento e 90m de largura e abriga três enormes naves em seu interior, afrescos encantadores e, muito possivelmente, uma fila considerável na entrada. Mas vale a pena!
5. Basílica de São Marcos
Falar somente de um monumento por cidade não é tarefa fácil – vide os três primeiros da lista, todos em Roma. Não faremos o mesmo com Veneza mas, quando estiver por lá, não deixe de conferir mais visitas imperdíveis. A nossa eleita foi a maravilhosa Basílica de São Marcos.
Localizada na praça homônima e cercada de outros cartões postais como o Palácio dos Dodges e o Campanile, a Basílica foi construída e reconstruída algumas vezes, devido a danos colaterais de conflitos. Mas ainda assim não houve grandes alterações em sua estrutura. Por dentro, mosaicos riquíssimos, pinturas, detalhes em ouro e pedras preciosas.
6. Catedral de Siena
Finalizando a lista de monumentos da Itália com a pequena cidade de Siena e seus 54 mil habitantes. Arquitetura emblemática de tijolos datados do período medieval e um centro histórico tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade fazem desta visita uma parada obrigatória no itinerário.
A Catedral começou a ser construída em 1215 e foi feita em mármore branco com vitrais. Apesar da fachada impressionante, o interior da Igreja não deixa a desejar, além da bela arquitetura, também há obras de Donatello, Lorenzo Ghiberti, Jacopo della Quercia, entre outros grandes nomes.