7 motivos para fazer o reconhecimento da cidadania italiana

Mesmo para quem não pensa em morar fora, o processo de reconhecimento da cidadania pode ser muito vantajoso. Para além de ser um resgate às origens familiares, uma das principais vantagens em ser considerado um cidadão italiano é poder usufruir dos benefícios e direitos internacionais de todos os demais cidadãos da Europa.

Se você não sabe por onde começar, confira neste post o passo a passo para garantir o reconhecimento. Além de poder viajar pelo mundo com menos burocracia, você ainda tem direitos como trabalhar legalmente em 27 países; estudar nas melhores universidades da Europa ou se aposentar no estrangeiro.

Ficou interessado? Listamos abaixo 7 bons motivos para você fazer de vez o reconhecimento da cidadania italiana. Boa leitura!

1- É direito de todo descendente de italiano

Um dos bons motivos para dar início ao processo de reconhecimento da cidadania italiana, é o de poder resgatar e perpetuar a história de seus antepassados. Isso porque, segundo a Lei, todos os descendentes de italianos têm direito à cidadania via “jus sanguinis” (direito de sangue), ainda que o local de nascimento tenha acontecido fora do país de origem.

Assim, se você tem avós, bisavós ou trisavós italianos, você também poderá se beneficiar das vantagens de ter o passaporte europeu. Caso tenha filhos, saiba que também poderá transmitir a sua dupla cidadania italiana a eles. Independente da geração, é direito de todo descendente de italiano o reconhecimento de sua cidadania. É uma herança valiosa que você poderá deixar para seus filhos, netos e bisnetos, tal como recebeu de seus antepassados.

2- Te dá o direito de viajar para 188 países sem visto

Graças a acordos firmados entre países da União Europeia com diversos outros Estados, viajar ao redor do mundo com o passaporte italiano pode ser muito mais fácil. O país ocupa hoje a 4ª posição no ranking de passaportes mais poderosos do mundo, ficando atrás de territórios como Finlândia, Nova Zelândia e Alemanha.

Ou seja, você, como cidadão italiano, não precisa de visto para 188 países do globo e ainda tem livre circulação pelo Espaço Schengen. À primeira vista pode parecer pouco, mas já pensou depois de horas de viagem, evitar filas e passar livremente pelos aeroportos e postos de alfândega? Além destas questões, também não é preciso comprovar uma data de retorno ao Brasil, local de hospedagem, seguro de viagem, ou meios de subsistência durante a estadia.

Outro ponto positivo é que para quem tem a cidadania italiana, o visto para viajar aos Estados Unidos ou Canadá não é necessário. Esqueça burocracias ou entrevistas presenciais. Para quem possui o passaporto, visitar estes países depende apenas da emissão de uma autorização eletrônica, dias antes da viagem. O processo é bastante simples e muito mais econômico que o enfrentado pelos turistas brasileiros, já que Itália faz parte dos cerca de 35 países do programa de isenção de visto do governo americano.

A solicitação do passaporte italiano pode ser feita tanto no Brasil quanto na Itália. Conheça como proceder em cada um dos caminhos possíveis.

3- Permite viver legalmente em países da Europa

Como visto acima, um dos bons motivos para o reconhecimento da cidadania italiana é a possibilidade de trânsito livre entre os países da União Europeia. A boa notícia, porém, é que além de poder circular entre os Estados-membros, é possível também residir nos demais 26 países pertencentes ao acordo de forma legal, e com acesso aos serviços públicos locais. São eles:

– Alemanha

– Áustria

– Bélgica

– Bulgária

– Chipre

– Croácia

– Dinamarca

– Eslováquia

– Eslovénia

– Espanha

– Estónia

– Finlândia

– França

– Grécia

– Hungria

– Irlanda

– Itália

– Letónia

– Lituânia

– Luxemburgo

– Malta

– Países Baixos

– Polónia

– Portugal

– República Checa

– Roménia

– Suécia

4- Permite trabalhar legalmente na Europa

Trabalhar no estrangeiro pode não ser uma coisa tão simples para os brasileiros. Assim, outra vantagem está na garantia de poder se qualificar legalmente em território europeu. Por contar com processos menos burocráticos, as empresas pertencentes ao mesmo bloco econômico tendem a priorizar os cidadãos estrangeiros que possuem dupla cidadania.

Além disso, como cidadão europeu você preenche requisitos para vagas em concursos públicos italianos (universitários, municipais, provinciais e regionais); concursos diplomáticos; concursos das academias militares italianas; concursos de organizações internacionais, etc. A rede de networking e o leque de possibilidades para empregos dentro da área crescem muito com a quantidade de ofertas disponíveis.

5- Estudar em universidades da Europa

Seguindo a mesma ideia dos direitos para trânsito e trabalho, um passaporte europeu pode dar acesso às melhores escolas e universidades do velho continente, pelo preço mais baixo. Isso porque comparado aos estudantes estrangeiros, as anuidades para estudar na Itália podem custar até três vezes menos para os cidadãos nacionais. Estes, podem ainda solicitar bolsas de estudo e concorrer em igualdade de condições aos demais europeus, já que várias instituições oferecem a opção do ensino gratuito.

6- Direto de se aposentar na Itália

Se nenhum dos tópicos acima foi o suficiente para convencê-lo, imagine poder transferir suas contribuições do INSS para a Itália e curtir o dolce far niente da aposentadoria no país da bota! Sim, graças a um acordo bilateral entre as previdências do Brasil e da Itália, um brasileiro pode se aposentar em território italiano somando o tempo de contribuição nos dois países.

7- Direito à saúde pública

Por fim (e não menos importante), está a seguridade de assistência médica e atendimento no sistema de saúde que, apesar de nem sempre serem gratuitos, costumam ser acessíveis e de qualidade.

A partir do seu reconhecimento de cidadania italiana será possível também dar entrada no Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).  Com isso, é possível garantir cuidados de saúde que se tornem clinicamente necessários durante estadias em um dos Estados-Membros da União Europeia.

Afinal, vale mesmo a pena fazer o reconhecimento da cidadania italiana, não é mesmo? O processo através da via judicial é um dos caminhos mais seguros e rápidos para fazer valer o seu direito! Além de poder englobar até 10 pessoas de uma mesma família, esta via não demanda a presença dos solicitantes na Itália em nenhum momento. Mais rápido, mais fácil e também mais econômico!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipeArrivederci!