Cerca de 15% da população brasileira, o que representa aproximadamente 50 milhões de pessoas, têm direito ao reconhecimento da cidadania italiana. Segundo dados da Eurostat, a Itália é o país europeu que mais concedeu a cidadania a brasileiros em 2017. Isso se dá por se tratar de um direito transmitido sem limite de gerações, diferente do que ocorre com as cidadanias portuguesa e espanhola, por exemplo.
Já imaginou, então, ter livre acesso à União Europeia como um cidadão italiano? A dupla cidadania possui vários benefícios, não apenas para fazer turismo, mas também para viver legalmente e com qualidade de vida em qualquer dos países membros.
Se você tem todos os requisitos para requerer a dupla cidadania e ainda está na dúvida se vale mesmo a pena dar entrada no seu processo, veja abaixo 7 vantagens do passaporte italiano.
1. Ter o direito a morar legalmente na Europa
Uma vez cidadão europeu, você pode viver legalmente em qualquer um dos 28 países da União Europeia, além dos outros países que fazem parte do Espaço Schengen. Não é preciso se preocupar com limites de permanência nem com o processo burocrático para obtenção de visto.
Ao adquirir os direitos de um cidadão italiano, você pode trabalhar, estudar e usar o sistema público de saúde. É possível, até mesmo, se aposentar na Itália, desde que faça as devidas contribuições e tenha tempo suficiente de serviço no país.
2. Conhecer o mundo fica mais fácil
O passaporte italiano é considerado um dos melhores do mundo para quem quer viajar e conhecer muitos lugares. Imagine você poder viajar para mais de 150 países sem restrições impostas a turistas de outras nacionalidades?
Com seu passaporte italiano você poderá entrar nos Estados Unidos e Canadá sem que seja necessário requisitar um visto de turista. É permitido ainda viajar pelo espaço Schengen sem se preocupar em apresentar os documentos de praxe, tais como reservas de hotel, data de retorno ao Brasil e meios de subsistência suficientes para o período da viagem.
3. O passaporte italiano é um dos melhores do mundo
Segundo uma matéria da revista EXAME, publicada em 2019, o passaporte italiano está em 4º lugar no ranking dos mais importantes. Ele fica atrás apenas dos passaportes do Japão, França e Alemanha.
Já a consultoria canadense Arton Capital, classificou o passaporte italiano como o terceiro melhor do mundo em 2019. O ranking você confere aqui.
4. Direito ao Visto Working Holiday da Austrália
Se você tem entre 18 e 30 anos e possui a cidadania italiana, tem o direito de permanecer na Austrália por até 12 meses. Essa vantagem não é concedida aos brasileiros, por exemplo.
O Working Holiday Visa só está disponível para algumas nacionalidades e permite que o jovem trabalhe legalmente na Austrália. Este visto possui um custo benefício bem melhor que o visto de estudante.
5. Pagar menos nos estudos
Você sabia que a maioria das universidades europeias possuem valores especiais para quem é cidadão europeu? Com a cidadania italiana é possível fazer um mestrado, uma graduação ou mesmo cursos livres pagando menos que um brasileiro que não possui a dupla cidadania.
6. Conseguir um emprego na Europa mais facilmente
Brasileiros que buscam uma oportunidade profissional no exterior enfrentam uma grande dificuldade em relação à legalização. Em muitos casos, deixam de ser considerados para alguma posição por conta disso, já que muitas empresas preferem contratar quem está com a documentação em dia.
Algumas companhias arcam com os custos da sua mudança e do visto de trabalho. O mais comum, entretanto, é dar prioridade para os candidatos que já possuem visto ou cidadania, ou seja, aqueles que já estão residentes no país.
7. Sua família também poderá requerer a cidadania
Ao dar entrada no seu processo de reconhecimento de cidadania italiana através da via judicial, seus filhos, primos e tios também poderão requerer a cidadania em conjunto na mesma ação. A maior vantagem está na divisão dos custos, deixando o valor do pedido bem mais competitivo.
Quer saber mais sobre como conseguir a sua cidadania? Fale com a nossa equipe! Podemos te assessorar neste processo e torná-lo muito mais simples.