Quem tem o passaporte italiano sabe bem como o vermelhinho entrega uma série de vantagens e facilidades que vão muitíssimo além de não ter que enfrentar as filas da imigração. Confira abaixo algumas delas:
01- Livre acesso na Europa – Tratado de Schengen
O Tratado de Schengen foi firmado entre todos os 28 países da União Européia* (além de Islândia, Noruega e Suíça), para a abertura das fronteiras e a livre circulação de pessoas. Com o passaporte europeu você pode visitar ou mesmo morar todos esses países sem a necessidade de visto.
*Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França,Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia e Suécia.
02- Livre acesso a outros países (Isenção de Visto)
Canadá, Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes Unidos (Dubai, Abu Dhabi), Nova Zelândia e Austrália são alguns exemplos de países que você, como cidadão italiano, pode visitar sem se preocupar com visto.
03- Visto E2 para os Estados Unidos – Morar e Investir
O Visto E2 é um visto americano bastante cobiçado pelos brasileiros e que permite aos investidores/empreendedores entrar no país e estabelecer um negócio legalmente.
Se você é cidadão italiano (ou de qualquer outro país que faça parte do Tratado de Comércio com os Estados Unidos), é possível se qualificar para o E2 e residir nos Estados Unidos por tempo indeterminado, bastando apenas seguir renovando o visto. Não estamos falando em green card, mas seus filhos poderão frequentar a escola pública americana, usufruir do sistema de saúde e ter direito, até a maioridade, a praticamente todos os benefícios de um cidadão americano.
Para se candidatar ao visto, é necessário abrir um negócio em solo americano como cidadão italiano. Não há um valor mínimo estabelecido em lei, mas o valor médio reportado é o de $100 mil dólares.
04- Working Holiday Visa – Austrália
Este visto permite trabalho em tempo integral e de maneira legal por 12 meses na Austrália para cidadãos italianos que tem entre 18 e 30 anos.
05- Estudar fora pagando menos
Além de poder morar e trabalhar legalmente em qualquer país da Europa, ser cidadão italiano também entrega a possibilidade de frequentar universidades e cursos em todos os países membros da União Europeia, normalmente a um custo bem mais baixo do que aquele fixado para cidadãos extracomunitários, ou seja, acesso a todas as benesses a que somente um cidadão europeu tem direito.
Conclusão:
Estas são apenas algumas das vantagens de se ter um passaporte italiano nas mãos. Lembrando sempre que o passaporte é um documento de viagem emitido em razão de determinada cidadania. Portanto, se você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana, não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a dar os primeiros passos rumo a este sonho.