A cidadania italiana é não só um desejo, mas também um direito de muitos brasileiros. Como, ao longo dos séculos, e especialmente entre os anos 1880 e 1930, houve um forte fluxo migratório da Itália para o Brasil, muitos de nós possuímos antepassados italianos. Esta é a justificativa para a concessão da cidadania. Sejam avós, bisavós ou trisavós, o direito se mantém, já que não existe um limite de gerações. Aos olhos da lei italiana, trata-se de um direito vitalício, que não se extingue.
Porém, é uma questão que envolve processos burocráticos. É preciso comprovar a descendência com provas documentais brasileiras e italianas. Trata-se de uma verdadeira investigação geracional. Além disso, os documentos devem passar por algumas etapas antes de serem entregues aos tribunais italianos.
Para pessoas vindas de outras áreas, tudo isso pode parecer difícil e confuso. Por isso, muitos optam pelo auxílio legal para o reconhecimento da cidadania. Isso faz com que o processo seja concluído em um tempo mais curto, evitando erros, falta de documentação e demais inconformidades. Se você busca este suporte especializado, nós podemos ajudar. O Da Itália Cidadania atua desde 2006. São quase 20 anos de história voltada para o reconhecimento da cidadania italiana por parte de profissionais que passaram, eles mesmos, por todo este processo.
Leia também: Grande Naturalização e o que muda no reconhecimento de cidadania para brasileiro
Conheça os nossos serviços de cidadania italiana
Veja como podemos te auxiliar. Caso tenha alguma dúvida, não exite em entrar em contato com a nossa equipe.
Reconhecimento da cidadania por via judicial
A via consular é conhecida como a mais demorada para o processo de reconhecimento de cidadania, podendo levar até 12 anos para ser concluída. Justamente por isso, costuma ser a opção menos indicada para as pessoas que vão dar início ao processo. Uma outra opção existente é a via administrativa, aceita apenas em casos específicos, de acordo com a árvore genealógica. Essa opção envolve custos altos, já que requer que o interessado comprove residência na Itália por um período mínimo de 90 dias. Isso por ser delicado porque pode ser considerada uma manobra fraudulenta, a depender do juiz responsável pelo caso. É por esta razão que a via judicial torna-se uma opção fortemente indicada.
Para isso, é preciso que se tenha um escritório de advocacia encarregado do processo. Preferencialmente, um escritório especializado, como é o caso do Da Itália Cidadania. A via judicial é totalmente legal e correta, além de ter o prazo médio de 18 a 36 meses. Ela também permite que o processo seja feito em família, o que garante que todo o núcleo familiar obtenha a cidadania ao mesmo tempo, além de ser possível dividir os custos do processo, tornando-o ainda mais acessível.
Busca e retirada de documentos na Itália
No início deste artigo mencionamos que um verdadeiro trabalho investigatório deve ser feito e é verdade. Para se comprovar o direito à cidadania italiana é preciso apresentar à justiça uma árvore genealógica que vá desde o requerente mais jovem até o antepassado italiano. O parentesco de cada uma das pessoas citadas deve ser provado através de certidões em inteiro teor, traduzidas e juramentadas por profissionais reconhecidos. As certidões devem ser de nascimento e, quando houver, casamento e óbito.
Algumas destas certidões, as referentes ao parente italiano, podem estar em cartórios ou instituições italianos. Será preciso localizar onde estão, solicitá-las em formato impresso e entregá-las juntamente as outras no processo. Um trabalho investigativo que pode ser complicado. Para simplificá-lo, você pode contar conosco. Buscamos o documento, fazemos a solicitação e tratamos da retirada e anexação ao processo.
Análise dos documentos
A documentação envolvida no processo é extensa. Os nomes e informações precisam estar corretos, assim como o formato de cada um. Por isso, também prestamos o serviço de avaliação documental, para garantir que não vão haver inconformidades e atrasos no processo. Caso haja alguma necessidade de retificação no registro civil, nós também poderemos tratar destas alterações.
Traduções juramentadas e apostilamento
Todas as certidões apresentadas deverão passar por estes processos. Devem ser traduzidas do português para o italiano por um profissional credenciado. Após finalizados, os documentos terão que ser apostilados em cartórios especializados. Ambos os serviços estão disponíveis em nosso escritório, centralizado e dinamizando todos os processos, dando segurança ao nosso cliente.