Você pensa em iniciar o processo de reconhecimento de cidadania italiana? Este é um sonho de muitas pessoas e, no Brasil, devido à grande imigração que ocorreu da Itália para o Brasil no século XX, isso tornou-se possível para uma série de brasileiros. Ou melhor, agora, ítalo-brasileiros. Como muitos cidadãos e cidadãs italianas vieram para o Brasil fugindo das Guerras e da fome, existem muitos brasileiros com italianos na família. Seja mais ou menos perto da geração atual.
E o reconhecimento de cidadania para bisnetos, netos, filhos e futuros descendentes é um direito assegurado pelo Código de Leis italiano. Este é o seu caso? Já sabe se você se encaixa nos requerimentos necessários? Se você já se informou a respeito, pode ser uma boa ideia dar início ao processo de reconhecimento de cidadania e seguir a leitura deste artigo. Caso você ainda tenha dúvida sobre a cidadania para bisnetos, a leitura é ainda mais recomendada, pois nós podemos ajudar!
Leia também: Cidadania italiana: saiba o passo a passo de como conquistar esse direito
Por que tantas pessoas se interessam pelo reconhecimento da cidadania italiana?
A cidadania italiana traz consigo uma série de vantagens práticas. Ela não serve somente para fotos com passaporte em cor bonina ou para declarações pretensiosas na mesa de jantar. Obter a cidadania italiana pode, de fato, facilitar uma série de situações para você, especialmente se você gosta de viajar ou se tem interesse em morar na Europa, mesmo que em caráter temporário.
Veja algumas das vantagens da cidadania:
1. Você poderá morar na Itália pelo tempo que quiser
E fica ainda melhor, não somente na Itália mas também em todos os países da União Europeia:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.
2. Não é preciso visto para viver na Europa
Em todos estes países citados acima, você poderá não só morar pelo tempo que quiser, como também fazer isso sem precisar de um visto de estudo ou trabalho. Você será um cidadão europeu, portanto, poderá usufruir deste direito em caráter vitalício.
3. Pra quem gosta de viajar: entrar sem visto em muitos países
Sabe o famoso visto americano que precisamos tirar caso o plano seja ir passear nos Estados Unidos? Trata-se de um verdadeiro investimento, por ser preciso pagar por ele, viajar até uma cidade onde o visto seja expedido, fazer uma entrevista, apresentar passagens com antecedência, hotéis, roteiro, etc. Pois bem, isso não será mais necessário. Com o passaporte italiano, você pode entrar não somente nos EUA como também no Canadá, entre outros destinos!
Veja mais pontos positivos aqui: 5 vantagens da cidadania italiana para brasileiros
Como sei se tenho direito à cidadania para bisnetos?
A resposta pode parecer óbvia, e até é, em um primeiro momento: você sabe se tem direito à cidadania para bisnetos caso você possua um bisavô ou uma bisavó italiana. Isso tanto do seu lado paterno quanto materno, é indiferente.
Porém, algumas regras burocráticas serão necessárias.
Você precisará de uma árvore genealógica que vá de você até o seu bisavô ou bisavó. Depois, será preciso buscar o registro de nascimento deles na Itália. Isso pode ser feito por e-mail para o cartório ou igreja onde eles foram registrados.
Você receberá, com o intervalo de algumas semanas, o documento em sua casa, no Brasil, e não precisará pagar nada por isso.
Como devo dar início ao processo de reconhecimento da cidadania?
O processo pode ser feito de forma autônoma, através do consulado italiano no Brasil. Porém, o tempo médio de espera para a conclusão do processo é de 10 anos!
Por isso, também vale considerar a possibilidade de contar com o auxílio de um escritório especializado. Além do suporte nas diferentes fases do processo, tradução, conferência de documentos e esclarecimento de dúvidas, o prazo cai para a média de 2 a 3 anos!
De qualquer forma, será preciso fazer uma árvore genealógica e buscar as certidões de todas as pessoas envolvidas nela. Depois, realizar uma tradução juramentada de todos os documentos, que também devem ser apostilados em Haia. Junte isso aos seus documentos habituais no Brasil e à certidão negativa de naturalização e, teoricamente, você estará em posse de tudo!
Ainda resta alguma dúvida? Nós podemos ajudar! Não deixe de entrar em contato conosco!