Como é o inverno na Itália

Localizada em meio ao mar mediterrâneo, a Itália tem um clima peculiar e muito bem aceito por quem nasceu no Brasil e resolveu se mudar para lá. Com verão quente e inverno chuvoso, mas não extremamente rigoroso em algumas regiões, o país pode superar expectativas.

O inverno, todavia, é o que pode nos gerar mais ansiedade. Afinal, mesmo com temperaturas amenas em alguns lugares, elas ainda são bem mais geladas do que as que estamos acostumados. Então, aproveitando que o inverno está chegando no hemisfério norte e para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa característica da Itália, fizemos este post. Confira e prepare-se para a sua próxima viagem. Boa leitura!

Clima e temperatura do inverno na Itália

Assim como em qualquer país, as temperaturas e o clima mudam muito entre as diferentes regiões da Itália. Em geral, os termômetros começam a baixar no outono, entre 23 de setembro e 20 dezembro. Nesse período acontece a transição das altas temperaturas do verão para receber o frio do inverno.

Os dias também começam a ser mais curtos, com o sol se pondo um pouco mais cedo. Apesar disso, o clima ainda é agradável para realizar programações ao ar livre. Contudo, vale sempre ficar de olho na previsão do tempo, já que as chuvas começam a precipitar em novembro.

Já o inverno começa no dia 21 de dezembro e segue até o dia 19 de março. Nessa estação, a variação de clima entre as regiões pode ser mais notada. Na região norte as temperaturas são mais rigorosas, entre 2ºC a -14ºC. Algumas cidades são tomadas por nevoeiros, geadas e, inclusive, neve. Mas, em geral, é possível esperar temperaturas entre 2ºC e 14ºC.

Nessa época, os passeios ao ar livre já podem ser um pouco mais complicados, já que os rios ficam congelados e a temperatura, bem mais baixa. No entanto, é a época ideal para se aventurar em esportes de inverno, como o esqui. Os dias ficam ainda mais curtos, com o sol se pondo, normalmente, às 17h.

Como se preparar para viver baixas temperaturas

O inverno oferece paisagens deslumbrantes em algumas regiões. As montanhas ficam brancas, oferecendo um clima bucólico e perfeito para uma boa xícara de chocolate quente. Entretanto, se essa cena parece saída de um filme romântico, a realidade pede muito mais organização para que tudo seja de fato agradável (e não um sofrimento).

Se você vai visitar a Itália durante o inverno nas suas férias, o planejamento da mala é essencial. Tenha em mãos um casaco pesado, que aguente baixas temperaturas e complete as produções com acessórios quentes. Alguns essenciais:

. Blusas e calças térmicas, do tipo “segunda pele”

. Luvas

. Cachecóis

. Toucas

Considere também a possibilidade de enfrentar dias chuvosos. Por isso, escolha sapatos e casacos à prova d’água.

Se você vai se mudar para o país, a escolha da sua casa pode ser determinante para passar por invernos tranquilos. Priorize casas ou apartamentos com aquecimento central. Para a roupa de cama, escolha lençóis e mantas polares e invista em um bom edredom de inverno. Tapetes também ajudam a deixar a casa mais confortável.

Outra dica importante é aproveitar os dias ensolarados para deixar o calor do sol entrar na casa. Para manter a temperatura, feche as persianas logo após o pôr-do-sol.

Programações de inverno na Itália

Visitar a Itália durante o inverno pode ser uma escolha ótima para quem pretende economizar. Ao contrário dos meses mais quentes, a passagem aérea e até mesmo as hospedagens podem ter custos mais atrativos.

Além disso, durante o inverno algumas atrações em especial devem entrar na sua programação:

Conheça os vilarejos: as pequenas cidades italianas são carregadas de histórias e de uma arquitetura medieval muito interessante. Durante o inverno, as paisagens ficam ainda mais lindas.

Museus e restaurantes: já nas grandes cidades, coloque na sua programação espaços fechados para fugir do frio da rua. Por isso, explore diferentes museus e restaurantes.

Conheças as montanhas: os Alpes fazem fronteira com a região norte do país. Por isso, programe-se para conhecer essa região. Se for mais aventureiro, vale aproveitar as estações de esqui. Caso contrário, é possível se divertir da mesma forma aproveitando deliciosas comidas e bebidas de inverno.

Feiras de natal: se visitar o país em dezembro, é possível se deparar com feiras de natal em diferentes cidades italianas. Aproveite para fazer compras e, também, se deliciar com ótimas comidas típicas.

Independente da época do ano, a Itália tem programações para diferentes perfis de viajantes. Com os acessórios certos, é possível aproveitar tudo que o país oferece de forma confortável. Buon viaggio!