Já precisou enviar dinheiro para a Itália? As transações bancárias internacionais não costumam estar inseridas no cotidiano da maior parte dos brasileiros. Mesmo para quem faz compras em sites americanos ou chineses, por exemplo, não é necessário fazer este tipo de operação, já que o próprio cartão de crédito se encarrega da missão.
Mas, quem contrata um serviço de empresa italiana, por exemplo, para quem pretende se mudar para lá ou tem pessoas próximas que moram na Itália, esse processo pode ser necessário.
De início já avisamos: enviar dinheiro para a Itália não é nenhum bicho de sete cabeças. Mesmo que seja um procedimento pouco familiar inicialmente, não é necessária muita prática para que tudo isso se torne tão corriqueiro quanto uma transferência bancária feita nacionalmente. Não tem mistério.
Para te ajudar, selecionamos 4 das principais alternativas na hora de enviar dinheiro para a Itália. Confira abaixo.
A tradição dos bancos
A primeira forma, e digamos, a forma mais tradicional de enviar dinheiro para a Itália – ou qualquer outro país – seria pelo seu banco. Seja pelo aplicativo ou em uma agência, com auxílio do seu gerente, é possível que você faça uma transferência internacional se estiver munido dos dados bancários do beneficiário. Os dados são diferentes do formato de conta bancária e agência que utilizamos aqui no Brasil. Normalmente, são IBAN e código BIC/SWIFT.
O problema deste tipo de transferência é só um: o preço. As taxas cobradas pelos bancos neste tipo de transação são altas. Mas, como não são atualmente a única alternativa disponível para esses envios, não se trata da opção mais estratégica. Ainda assim, ela existe e pode ser utilizada caso seja a de sua preferência.
Leia também: dicas para alugar uma casa ou apartamento na Itália.
PayPal e o cartão de crédito
Assim como a opção dos bancos, o PayPal também possui altas taxas administrativas. Por conta disso, não é tão utilizado ou recomendado, mas ele tem uma grande vantagem para determinados casos, que é a de permitir o envio de dinheiro a partir de um cartão de crédito.
Então pode ser uma boa saída em certas situações, mas essa facilidade será cobrada em sua fatura. Vale ter atenção também aos diferentes prazos do PayPal, que variam conforme a quantidade de dinheiro a ser enviada.
O valor final também é flutuante. Embora seja feita uma estimativa, que comumente circula perto do valor a ser cobrado, você só saberá o valor final da taxa de conversão somada à taxa administrativa e ao dinheiro enviado após o recebimento por parte do beneficiário.
Remessa Online
Essa opção é amplamente utilizada, assim como a que será citada a seguir. A plataforma requer um cadastro e, após o login, será possível enviar o dinheiro. O modo de operação do Remessa Online é o seguinte: você insere a quantidade de reais que quer enviar (ou o valor em euros a ser recebido pelo beneficiário) e o site automaticamente te dará o valor exato em questão, já aplicando o câmbio e as taxas administrativas, que são bem competitivas.
Caso você esteja de acordo, você confirmará a operação e receberá informações bancárias para fazer uma transferência nacional. Através de um e-mail, você pode enviar o comprovante da transferência, agilizando toda a operação, que tem o prazo de 2 dias úteis para que o dinheiro chegue na conta internacional.
Só há um ponto de atenção: caso o dinheiro esteja sendo transferido para uma conta de pessoa jurídica, você deverá solicitar ao beneficiário um Invoice, que seria uma espécie de nota fiscal. O site terá um espaço para upload do documento. Em até 2 horas você receberá a aprovação do invoice – caso esteja completo – e poderá finalizar a operação. No site também há um espaço de chat com os atendentes, assim você pode tirar qualquer dúvida que tenha durante o processo.
Transferwise
A plataforma é tão conhecida e utilizada quanto o Remessa Online. Mas, há uma diferença nas etapas de conclusão. Enquanto o Remessa Online permite a transferência do dinheiro para uma conta nacional e, depois de recebida a quantia, é feita a transferência internacional pelos meios da plataforma, o TransferWise só possui a opção de boleto. Ou seja, após fazer sua cotação e confirmar a operação, você receberá um boleto para pagar. Sim, um boleto comum, como das compras que você já está habituado a fazer. Após a confirmação do recebimento, a plataforma fará a remessa internacional.
Essa mudança é recente e, de acordo com o site, temporária. A nossa dica é fazer as transferências com antecedência, quando possível, e realizar a cotação em todas as plataformas disponíveis para, somente depois de comparar os valores, escolher qual será utilizada. Pois, sim, há diferenças entre elas e vale a pena se atentar a isso para conseguir as melhores taxas na hora de enviar dinheiro para a Itália.
Gostou das nossas dicas? Antes de ir embora, queremos sugerir a leitura de outro artigo do nosso blog: como investir em um negócio na Itália. Até a próxima!