Quem se muda de país conhece um novo mundo. Muito diferente dos passeios de férias, ou até mesmo das experiências profissionais e acadêmicas/estudantis, a mudança de forma definitiva ou de longo prazo envolve questões do cotidiano que não entram no checklist de estadias mais curtas e uma delas é a da autonomia com relação à mobilidade.
O transporte público funciona muito bem no país da bota. Mas, seja para o dia a dia, seja para viagens com o objetivo de conhecer cidades italianas ou nações vizinhas, pode ser que se faça necessário tirar carteira de motorista na Itália.
Se você já possui CNH no Brasil, é possível fazer a transferência do documento para validação italiana. E você encontra todas as informações a respeito neste post aqui. Mas se vai iniciar o processo de tirar carteira, ou seja, sua patente di guida, confira abaixo tudo o que você precisa saber!
Quem pode tirar carteira na Itália?
Só é permitido tirar a carteira de motorista em um país integrante da União Europeia em que se resida por, pelo menos, 185 dias por ano. Isso é considerado residência habitual ou regular. Caso seja esse o seu caso com a Itália e você já tenha atingido a maioridade, você está apto a ter sua patente di guida.
Apesar de ser permitido tirar a carteira na Itália a partir dos 18 anos, é importante saber que, de forma geral, o aluguel de veículos só é feito a pessoas acima dos 21 anos. Com relação à idade, também há outras variáveis de acordo com cada tipo de habilitação, são elas:
• Tipo A 1: a partir dos 16 anos de idade e com habilitação somente para conduzir motos leves (de até 125cc e com potência máxima de 11kW).
• Tipo A 2: a partir dos 18 anos, para conduzir motos com potência a partir de 25kW.
• Tipo A 3: a partir dos 21 anos, para conduzir motos com potência a partir de 35kW.
• Tipo B: a partir dos 18 anos, para dirigir automóveis com peso não superior a 3,5 toneladas e capacidade máxima de 8 passageiros, incluindo máquinas de função agrícola, vans e caminhões de pequeno porte.
• Tipo B + E: a partir dos 18 anos, permite dirigir todos da patente B adicionando também a autorização para condução de um rimorchio, ou seja, um caminhão com carreta de peso superior a 3,5t.
• Tipo C: a partir dos 18 anos de idade, sendo obrigatório ter a habilitação B para obter a C, que permite dirigir veículos pesados de até 7, 5t.
• Tipo C + E: permite dirigir veículos e trens de até 20 toneladas.
• Tipo D: a partir dos 21 anos, sendo obrigatório ter a B/C, permite dirigir veículos de transportes com mais de 9 passageiros, como ônibus e micro-ônibus.
• Tipo D + E: a partir dos 21 anos de idade, permite dirigir ônibus com rimorchio (ônibus sanfonados).
Como é o processo?
Para obter sua carteira de motorista italiana, você precisará ser aprovado em uma prova prática e em uma prova teórica. A quantidade de aulas práticas exigida é de, no mínimo, 6 horas e os valores podem variar conforme a região. Mas vamos falar disso daqui a pouco.
Você precisará também de um atestado médico específico. Estando em posse dele, de três boletos relativos ao processo e um formulário, tudo emitido pela Motorizzazione da sua província, uma espécie de DETRAN, você pode se dirigir até a lá com sua carta d’identità italiana para dar o próximo passo. Lembre-se também de levar duas fotos.
Mesmo antes de obter sua carteira, você terá autorização para dirigir com o objetivo de praticar. O documento que te permitirá essa regalia chama-se Foglio Bianco e será concedido pela Motorizzazione após a apresentação de toda a documentação. Ele tem validade limitada, só permite a condução em vias pouco movimentadas, com alguém que tenha carteira de habilitação italiana há mais de 10 anos (e idade inferior a 65) e com um adesivo de P colado no veículo.
Em 31 dias depois da obtenção do Foglio, o exame teórico pode ser agendado. São 40 questões fechadas do tipo verdadeiro ou falso. Só é permitido errar, no máximo, 10% das questões. Ou seja, você precisará acertar 36 perguntas. Para auxiliar no processo de estudos, existem sites gratuitos com quizzes a respeito. Confira dois deles e já adicione aos favoritos:
O exame prático será feito em um carro de duplo pedal e o aluguel deste geralmente está incluso no valor da autoscuola – mas é sempre bom conferir este detalhe. O avaliador se sentará no banco de trás. Em caso de aprovação, sua carteira de habilitação será entregue já ao final do exame!
Leia também: 7 motivos para fazer o reconhecimento da cidadania italiana
Quais os valores?
Como mencionado anteriormente, os valores para tirar carteira na Itália são flutuantes, e podem ser mais ou menos acessíveis de acordo com a região. De maneira geral, ficam em torno de 700 euros no total, já contemplando boletos e taxas, exame médico, aluguel do veículo, instrutor e fotos.
Leia também: Tradutor juramentado: a importância durante processo de reconhecimento da cidadania