Conheça a Itália: economia, história e muito mais

Conheça a Itália

Qual é o seu país preferido? Ou podemos mudar a pergunta, caso tenha ficado muito difícil escolher um só! Quais são os seus cinco países preferidos? O nosso ranking é bastante misto. Ao passo que temos, é claro, o nosso próprio país, este lugar encantador chamado Brasil que tem sim ou seus problemas mas também tem belezas inigualáveis, temos também destinos um pouco mais distantes. Entre eles, é claro: a Itália! Por aí ficou parecido também?

Nós somos suspeitos, porque trata-se não somente de um lugar lindo, cheio de história, moda, design, arquitetura, arte e uma gastronomia inigualável, quanto um país com o qual temos uma relação de ancestralidade, literalmente. Aqui no escritório nós vivemos a Itália não somente como uma questão profissional, já que somos especialistas em reconhecimento de cidadania italiana, como também de forma pessoal. Este processo de reconhecimento já foi vivido de forma pessoal também.

Talvez este seja um dos motivos de sermos tão encantados com as raízes do país no Brasil e em aproximar nossos compatriotas de seus (e nossos) antepassados. E nada une como o conhecimento. Por isso, deixamos aqui um convite: conheça a Itália! Se não for possível fazer isso “ao vivo” por enquanto, conheça, então, em um formato teórico. Neste artigo você encontrará um resumo básico e ao mesmo tempo completo sobre o país. Para saber mais, basta seguir a leitura conosco!

Leia também: Você sabia? Itália tem população mais velha da Europa

Onde fica a Itália

O país fica na parte ocidental do continente europeu. A Itália faz fronteira com quatro outros países, também da Europa meridional. São eles: A França, a Suíça, a Eslovênia e a Áustria. Para todos eles é possível ir de carro, de trem ou de avião.

O país tem formato de bota e, também por isso, é facilmente localizável quando olhamos o mapa. Além da parte continental, a Itália possui também muitas ilhas anexadas, são elas: Sardenha, Asinara, Arquipélago de Maddalena, Ilha de Tavolara, Ilhas de Sant’Antioco e San Pietro, Sicília, Favignana, Ilhas Eólias, Ilha de Elba, Capri, Ísquia, Procida, Ilha Palmaria, Murano, Burano, Pantelária, Lampedusa, Ilhas Tremiti, Ilhas Pontinas; Ponza e Ventotene e Ilha de Montecristo.

Economia da Itália

A Itália é um país que, de maneira geral, possui uma economia forte e estável. Porém, com a situação vivida por lá durante a pandemia de covid-19, houve uma série de dificuldades vividas por parte da população.

Assim como aconteceu em diversos outros países, muitas lojas, restaurantes, padarias, mercados, entre outros comércios acabaram fechando. Além disso, e também por esta razão, houve um aumento no desemprego. Isso, é claro, acabou com a economia do país, que vem se recuperando desde então.

Na Itália, a moeda utilizada é o Euro. Este é o mesmo dinheiro que todos os outros países que compõem a União Europeia utilizam em seus estados. Ao todo, 27 nações formam o bloco econômico. São elas: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

Bandeira

Você sabe quais são as cores da bandeira da Itália? Damos uma dica: são tres. Se você ainda não se lembra, basta pensar nos restaurantes italianos e pizzaria que você conhece. Geralmente, eles utilizam as cores da bandeira no nome e nas toalhas colocadas por cima das mesas. Isso mesmo: vermelho, verde e branco.

Existem duas interpretações distintas para o significado das cores da bandeira. A primeira, é de cunho mais religioso, onde o  verde simbolizaria a Esperança, o branco a Fé e o vermelho, a caridade.

A segunda interpretação já é mais voltada à história e realidade geopolítica do país. Sob esta ótica, o branco simbolizaria a neve dos Alpes italianos, o vermelho seria o sangue derramado nas guerras de independência e durante as batalhas pela unificação da Itália e o verde faria referência às planícies e colinas.

População

Quem nasce na Itália é italiano e, muitas vezes, mesmo quem não nasce no país pode ser italiano também. É também por este motivo que existem os processos de reconhecimento de cidadania.

No país, no levantamento de 2020, que é o mais recente a ter sido divulgado, a população total era de 59,55 milhões de pessoas. Somente em Roma vivem 2,873 milhões destas. É preciso também que se leve em consideração que, apesar de a maior parte dos países europeus serem pequenos, este não é o caso nem da Itália nem de sua capital, que está entre as maiores da União Europeia.

Você sabia que o passaporte italiano é o terceiro mais poderoso? Saiba mais a respeito aqui!