Não é novidade para ninguém que o mundo passa há mais de um ano por uma tensa situação de pandemia. O COVID-19 fez vítimas em todos os lugares do mundo e no início do último ano a Itália foi, por algum tempo, o epicentro do contágio. Houve cenas nos noticiários que muito provavelmente vão ficar gravadas na memória coletiva ainda por muito tempo. Porém, é com alívio que lembramos que, ao menos por lá, a situação já se encontra sob controle.
Mesmo que muitos cuidados continuem sendo necessários e que a população tenha ordens oficiais do governo para se manter usando máscara nas ruas e em ambientes compartilhados, há também medidas de distanciamento, contenções e toque de recolher. Após meses em um lockdown bastante rígido, as restrições estão mais brandas e o povo italiano caminha para um verão mais solar e de mais liberdade, embora todos os cuidados sigam sendo necessários.
Leia também: Como o Coronavírus pode influenciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana
Como estão as fronteiras no país
De acordo com notícias da BBC, a intenção da União Europeia é diminuir as restrições à entrada de turistas nos países pertencentes ao bloco. Por alguns meses, as fronteiras estiveram completamente fechadas, sendo impedida tanto a saída quanto a entrada de pessoas. Porém, agora a ideia é que sejam abrandadas essas regras para que se permita, gradativamente, a volta das viagens não essenciais (como, por exemplo, viagens turísticas).
Contudo, ainda segundo a rede de notícias britânica, é possível que o Brasil não esteja incluído na lista de países com permissão para entrar na UE. Isso porque o país possui variantes do vírus e o segundo maior número de mortos do mundo. Portanto, deixe o passaporte guardado por mais um tempo para a sua segurança e a de outras pessoas também.
Número de casos
O país contabiliza cerca de 126 mil óbitos devido ao coronavírus. Recentemente, a Itália viu os índices de contágio subirem novamente. Por isso, o país segue sempre alerta. A estimativa é que o número de pacientes internados entre casos mais e menos graves esteja em torno de 20 mil, de acordo com o jornal português Notícias ao Minuto.
No Instagram do Ministério da Saúde italiano são postadas, periodicamente, atualizações sobre o número de casos, além de outras informações de interesse da população. Para ficar por dentro em tempo real, não deixe de segui-los no seguinte endereço: @MinisteroSalute
Leia também: Quer se aposentar na Itália? Saiba como
Vacinação
Os números da vacinação do país são realmente animadores. O jornal Expresso, também de Portugal, anunciou que o país ultrapassou 20% da população vacinada com as duas doses, o equivalente a 11.942.769 pessoas. Um número que tem deixado muitos italianos e italianas mais otimistas com relação a um futuro próximo de maior tranquilidade. No total, 34.631.219 doses foram aplicadas até 31 de maio.
Desconfinamento
Muitos setores do comércio italiano já estão de portas abertas, como restaurantes, cafés, bares, museus e centros culturais. Porém, uma série de medidas deve ser seguida à risca tanto pelos proprietários e equipe, quanto pelos frequentadores. Assim como em qualquer outro país, o senso de coletividade deve falar mais alto para a segurança de todos.
A previsão é que o toque de recolher seja mantido até o dia 31 de julho, quando será reavaliada sua manutenção ou diminuição, a depender do andamento da imunização e do controle da contaminação.
Quer ficar sempre perto do país? Não deixe de nos seguir no Instagram!