Culinária italiana: aprenda a fazer entradas típicas

Você já foi passear na Itália? Muitas pessoas têm como sonho um passeio pelo país, o que é muito justificável, visto que são enormes as belezas do destino. A Itália tem grandes monumentos, muitos deles tombados pela UNESCO como patrimônios naturais ou históricos. Além disso, é um país que é referência quando o assunto é arte. Os museus são visitados por milhares de turistas, obras dos artistas, entre pintores e escultores, mais famosos no mundo ou foram criadas ou estão expostas por lá. A moda também é um “talento de exportação” na Itália. E, por falar em exportação, em conquistar pessoas pelo mundo todo e se tornar parte da vida delas, não podemos deixar de mencionar a gastronomia italiana!

Vinhos, queijos, cafés, sobremesas como tiramissu e gelato, primeiros e segundos pratos como risotos, pizzas, e massas diversas povoam mesas ao redor do mundo. Almoços de família, jantares românticos, piqueniques, aniversários e tantas outras ocasiões especiais não fogem às delícias da gastronomia italiana. Porém, seguindo a tradição, temos que começar pelo começo certo? E este começo são as entradas!

Quais são as principais entradas italianas

Não é segredo pra ninguém pluralidade é palavra de ordem quando falamos de gastronomia italiana. Embora ela seja muito característica, trata-se de um povo que trata o momento das refeições com muito apreço. Não há muito espaço para pressa e é importante que haja fatura. Por isso mesmo, as opções de delícias à mesa, são muitas.‍

E sem mais delongas, vamos a elas!

Antepasto de berinjela

Você vai precisar de:

5 berinjelas pequenas

3 pimentões vermelhos pequenos

3 pimentões amarelos pequenos

3 pimentões verdes pequenos

5 cebolas médias

5 dentes de alho grandes

2 pimentas dedo-de-moça ou 1 colher (sopa) de pimenta calabresa e flocos

1 xícara (xícara) de vinagre de vinho branco

1 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

2 folhas de louro

1 colher (sopa) de glutamato monossódico

1 1/2 cubos de caldo de galinha

Oregano à gosto

Pimenta-do-reino à gosto

Sal à gosto

Modo de preparo:

Primeiro, descasque as berinjelas e corte fatias finas no sentido vertical. Para facilitar, depois sobreponha as fatias e corte-as em tiras finas finas na transversal. Vá colocando-as em um recipiente e salpicando as camadas com sal para tirar o excesso de líquido e deixe descansar por 30 minutos.

Pique todos os demais legumes em julienne, até o alho e a cebola. Escorra e lave bem as berinjelas, apertando com as mãos sob a água corrente para retirar o excesso de sal. Esprema mais uma vez, agora para retirar o excesso de água.

Escolha uma assadeira grande e coloque a berinjela e os legumes cortados. Junte com os cubos de tempero esfarelados, o sal, orégano, pimenta dedo-de-moça picada, pimenta-do-reino, as folhas de louro rasgadas e o glutamato. Regue com o vinagre e 1 xícara do azeite e misture antes de levar ao  forno pré- aquecido. Eventualmente, abra o forno para misturar tudo novamente. Asse por cerca e 1:30h e, antes de servir, corrija o sal se achar necessário e adicione a 1/2 xícara de azeite restante. Vai bem com pães e torradas!

Salada Caprese

Você vai precisar de:

1 bola de muçarela tipo Bufalina

1 tomate Débora grande

Algumas folhas de manjericão

Fio de azeite

Flor de sal a gosto

Modo de preparo

Escorra a água da muçarela e corte o queijo em fatias finas. Lave bem o tomate e fatie também em finas camadas. Já no prato, intercale as fatias de tomate com uma fatia de muçarela. Coloque as folhas de manjericão sobre cada fatia de muçarela e está pronto para servir, especialmente nos dias quentes de verão!

Bruschetta

Você vai precisar de:

4 pães Italianos amanhecidos cortado no sentido do comprimento

1 dente de alho descascado cortado ao meio

2 colheres (sopa) de azeite

150 g de queijo parmesão ralado grosso

150 g de queijo gruyére ralado grosso

15 azeitonas pretas

20 folhas de manjericão

4 talos de cebolinha picada

1 lata de molho refogado tradicional

Modo de preparo:

Corte os pães em fatias (não muito grossas que sejam difíceis de comer com as mãos e não muito finas que fiquem ensopadas com o molho) e passe o dente de alho pela “casca” do pão, para perfumá-lo. Derrame uma colher de sopa de azeite e leve ao forno médio,(aproximadamente 200 graus) durante 10 minutos ou até que o pão fique ligeiramente dourado. Enquanto isso, misture delicadamente os dois queijos, as azeitonas, o manjericão e a cebolinha. Espalhe cerca de uma colher de sopa de molho em cada pão, distribua a mistura de queijos, regue com o restante do azeite e cubra com o restante do molho. Volte com as bruschettas para forno por 5 minutos, só para que os queijos derretam e bom apetite!