Chegou a hora de colocar o pé na estrada. Na verdade, talvez seja mais adequado dizer que chegou a hora de “colocar as malas na esteira”, já que, em nosso destino final, não é possível chegar de carro tendo o Brasil como ponto de partida. Fato é que, depois de um longo período de viagens nulas ou reduzidas, muitas pessoas vão aproveitar o período de férias agora do final do ano para passear. Somos suspeitos mas, é claro que a Itália será o nosso primeiro destino! O país é uma ótima opção para férias e para aproveitar o frio europeu sem grandes sofrimentos. Além disso, as fronteiras estão abertas com o Brasil e, desde que você tenha o certificado digital com QR Code, que pode ser baixado pelo site ou aplicativo do SUS, você não terá problemas para aproveitar o país!
Muita gente não sabe, mas a Itália no final do ano é um excelente destino. Isso principalmente porque é diversa. Quem gosta de neve poderá aproveitar, assim como quem prefere temperaturas mais amenas. Da mesma forma, o país oferece atividades para quem quer a adrenalina dos esportes radicais ou prefere o sossego de um café com um bom livro. A Itália, ainda, pode entreter grupos de amigos com festas, receber famílias com suas atrações culturais ou os casais com suas paisagens para lá de românticas. Seja como for, você certamente irá aproveitar o país, especialmente com as dicas que elencamos abaixo. Tome nota e faça uma ótima viagem!
Leia também: Vai viajar para a Itália? Tudo que precisa saber antes de embarcar
Como é a Itália no final de ano
Como dissemos acima, a Europa está no inverno neste período. Ao contrário do Brasil, onde aproveitamos as férias de verão, é no final do ano a época em que as temperaturas ficam mais baixas (e, no meio do ano, é verão na Europa enquanto é inverno em nosso país).
A temperatura na Itália passa por variações consideráveis, já que o Norte é mais frio, tendo temperaturas abaixo de zero, e a parte central e do sul possui um inverno menos rigoroso. De maneira geral, é possível colocar uma média de temperatura oscilando entre 5°C e 15°C. Portanto, mesmo que fique na região mais “quente”, leve casacos reforçados. Os dias também são mais curtos, o sol se põe por volta das 17 horas.
Apesar do frio, as ruas continuam bastante movimentadas, especialmente nas cidades de forte apelo turístico e nos grandes centros urbanos. Além disso, há decoração de Natal no mês de dezembro, o que deixa o cenário ainda mais encantador!
Onde você não deve deixar de ir nas suas férias
Tanto as cidades mais conhecidas do país quanto os vilarejos escondidos são muito charmosos em qualquer época do ano. Porém, abaixo, indicamos as que não podem, de maneira nenhuma, ficar fora do seu roteiro de final de ano!
Turim
Se você busca um destino de inverno que parece saído de um filme, Turim é uma ótima opção! Trata-se da quarta maior cidade italiana, então não faltam opções de lazer, gastronômicas e culturais. Ela é a capital da região de Piemonte, e fica ao norte da bota. Aprecie a vista do alto da torre Mole Antonelliana, vá aos museus Egipcio e do Cinema, visite o Palácio Real e a Basílica de Superga. Entre um ponto turístico e outro, curta a cidade que fica quase toda coberta de neve na época mais rigorosa do inverno. Vá aos cafés, tome uma bebida quente e curta este lindo lugar!
Leia também: Como economizar na sua viagem pela Itália
Courmayeur
Ainda mais ao norte temos Courmayeur. A pequena cidade fica aos pés de Mont Blanc, na divisa com a França e se você quer aproveitar a neve para esquiar, este é o seu destino! Além de ser um local inexplicavelmente belo, também é múltiplo. A estação de esqui reúne diferentes tipos de pistas, para atender às habilidades de todos. Os preços também variam. É possível comprar passes de seis dias para toda a família a valores melhores, lembrando que crianças até os 8 anos pagam menos, assim como os idosos e estudantes.
Veneza
Atravessando toda a extensão do país e indo para o sul, temos Veneza, cidade da qual você certamente já ouviu falar. O diferencial aqui é a época: O que acha de passar o réveillon por lá? Podemos te garantir que se trata de uma experiência incrível! Apesar do frio, você pode aproveitar as festividades ao ar livre, na Praça San Marco. Se preferir, existem diversas opções em hotéis e restaurantes. Vista-se de branco (lá também há esta tradição) e dê as boas novas ao ano que chega!