Existem diversas formas de se posicionar no mercado de trabalho e as pessoas trilham diferentes caminhos para alcançarem seus objetivos. Como diz o ditado, “todos os caminhos levam a Roma”. Profissionais com diferentes sonhos, aptidões e preferências vão encontrando um espaço cada vez mais flexível, pelo menos em grande parte. Especialmente depois da pandemia de Covid-19, o trabalho híbrido ou o home office, por exemplo, se tornaram a realidade de muitas empresas e trabalhadores. A sociedade vai mudando, a tecnologia vai evoluindo e grande parte do mercado de trabalho vai seguindo o mesmo ritmo. Mas, algumas coisas tendem a permanecer, como algumas profissões – já tão tradicionais – e a maneira de aprendê-las, como é o caso da medicina.
Essa é uma das profissões mais antigas do mundo e não é difícil de se imaginar o porquê. Foi também através da medicina que estamos aqui hoje: tratamentos, anestesias, técnicas diversas, forma de conforto, de prevenção, de cura. A medicina contribuiu e contribui muito com a humanidade e com cada um de nós. Trata-se de um dos cursos de maior exigência em termos de notas e tempo de estudo. Isso vale para a Itália, para o Brasil e para muitos outros países. E você já pensou em como seria estudar medicina em terras italianas? A educação no país é excelente, o que forma ótimos profissionais, aptos a trabalharem pelo mundo. Quer saber mais sobre como estudar medicina na Itália? Siga a leitura do artigo conosco!
Leia também: Bolsas de estudo na Itália: saiba como estudar de graça no país
Como ingressar em uma instituição italiana?
Para entrar na universidade, o estudante precisa, sem dúvidas, de grande preparo e dedicação. Será preciso fazer o Teste de Admissão Médica Internacional (IMAT), que funciona como uma espécie de ENEM ou vestibular. O teste de admissão tem a duração de 100 minutos e é aplicado em inglês a candidatos (nacionais e internacionais) a medicina e cirurgia e odontologia.
O IMAT é realizado em 4 seções distintas. São elas:
- Seção 1: Questões relativas ao raciocínio lógico e conhecimentos gerais: Capacidade de resolver problemas e situações complexas, de tecer, embasar, compreender e responder a argumentos, análise de dados, e perguntas relacionadas a estas habilidades distribuídas em 22 questões de múltipla escolha.
- Seções 2, 3 e 4: Conhecimento Científico: Aqui entras em questões mais específicas e voltadas para as áreas do conhecimento relacionadas ao curso: Biologia, Química, Física e Matemática. São 38 questões de múltipla escolha.
As provas são aplicadas somente uma vez no ano e requerem inscrição prévia. A data varia mas costuma ser em junho ou julho, devido à mudança de semestre. Você pode conferir todas as informações a respeito da inscrição, além de mais informações sobre as provas acessando este link.
Quais as melhores universidades para se estudar medicina na Itália?
As Universidades italianas são, via de regra, instituições de excelência. Mas, o escolher em qual (ou quais) você gostaria de estudar, existem alguns fatores que você pode levar em consideração, como por exemplo: Curso internacional (ministrado em inglês, caso você não fale ou não tenha ainda intimidade com a língua italiana), custo de vida na cidade onde fica aquela instituição, a possibilidade de se candidatar a bolsas parciais ou integrais e quais são os critérios de seleção dos programa pretendido. Outras questões também podem ser particularmente importantes ou não, dependendo dos interesses extra-curriculares de cada aluno, como a infra-estrutura esportiva ou as opções culturais relacionadas à Universidade e à cidade.
Veja abaixo algumas sugestões de onde você pode estudar medicina na Itália:
- Universidade La Sapienza (Universidade de Roma)
- Universidade Católica do Sagrado Coração (Roma)
- Universidade de Roma Tor Vergata
- Universidade Estatal de Bolonha
- Universidade de Bari Universidade Humanitas de Milão
- Universidade Vita-Salute San Raffaele (Milão)
- Universidade de Nápoles
- Universidade de Pavia Universidade (Turim)
- Universidade de Verona
- Universidade de Pádua
- Universidade de Sant’Anna de Estudos Avançados
- Universidade Ca’Foscari de Veneza
E seja você estudante de medicina ou não, já pensou em fazer o seu mestrado na Itália? Veja como neste artigo!