Melhores cafés italianos

Você é do time das pessoas que ama cafés? Muito provavelmente sim, certo? A bebida está presente em mais de 95% dos lares brasileiros e, de acordo com o site referência Perfect Daily Grind, nós somos o maior produtor de café do mundo, além de sermos também o segundo maior mercado consumidor. Por isso, a chance de você, que está lendo este texto, ser um desses consumidores é bastante alta. ‍

Porém, o Brasil não é o único país que se destaca quando o assunto é café. A Itália também é uma grande consumidora e exportadora de preparos e tipologias. Por isso, tantos termos são em italiano dentro do mundo do café: capuccino, macchiato, caffellatte, latte macchiato, caffé freddo, entre tantos outros.

‍Por haverem tantas possibilidades dentro deste universo, reunimos em um só artigo as dicas dos melhores cafés italianos que você não pode deixar de conhecer e experimentar!

‍Leia também: Comida italiana: 7 erros para não cometer

Cafés italianos imperdíveis

Assim como você não pode, em nenhuma circunstância, deixar de provar uma massa autenticamente italiana quando estiver no país, ou comer uma pizza e tomar um sorvete, você também precisa provar os cafés com preparos tipicamente italianos em sua próxima viagem! Para não se perder em meio a tantas opções, indicamos os melhores cafés italianos abaixo!

‍Leia também: Comidas de rua para experimentar na Itália

Café espresso

Assim, mesmo: com s. Se pareceu estranho, acostume-se porque é esta a grafia que você vai encontrar nos cardápios italianos. O espresso é um clássico tipicamente italiano, e é o preparo que costuma ser o mais consumido no país.

‍Ele foi inventado no início do século XX e ganhou o mundo, sendo tipicamente referido como “café italiano” em alguns lugares fora da Itália. O nome tem a origem evidente, se refere ao seu preparo “express”. Com a invenção das máquinas de café, tornou-se possível fazer o café e servi-lo imediatamente após o pedido do cliente.

‍O espresso é feito pela infusão sob pressão e produz uma bebida concentrada e com sabor acentuado. Tipicamente, o café espresso é vendido a €1 na Itália, mesmo com o passar dos anos e as variações econômicas e inflação.

‍Aqui no Brasil, há grãos que são recomendados para o preparo de café espresso. Podem ser encontrados em supermercado ou na forma de cafés especiais, em cafeterias que se dedicam à venda deste tipo de produto. Se você quer ter seu café espresso sempre ao alcance, existem diversas máquinas de tamanho adaptado para uso doméstico. Muitas delas, inclusive, de empresas italianas.

Veja mais variedades de café para provar nas cafeterias da Itália

Caffé shakerato: este e ideal para os dias de calor, por ser servido gelado. Por isso, é muito popular nos meses de verão, que vão de julho a setembro. Ele é preparado com açúcar e gelo, e agitado vigorosamente, lembrando a preparação de um coquetel, e é servido com a espuma resultante da agitação da bebida.

Caffé al ginseng: pode ser que você o não conheça. Trata-se de um café “normal” acrescido de pó de raiz de ginseng. O sabor é de um doce bastante concentrado, que chega a lembrar um caramelo. Pedida ideal para quem não tem o paladar aberto para as notas de amargor que a bebida possui naturalmente.

Caffé freddo: este café, citado no início deste artigo, é de um preparo açucarado que, após feito, é resfriado e servido geladinho. Assim como o shakerato, é perfeito para as altas temperaturas.

Caffé latte: um dos preparos mais conhecidos e populares, o famoso café com leite! O espresso é preparado de maneira tradicional e depois é adicionada uma dose de leite, geralmente em temperatura ambiente.

Latte macchiato, muito parecido com o café descrito acima, no latte macchiato é acrescido um pouco de leite a vapor no café. A diferença é que, aqui, o café é adicionado ao leite e não o contrário.

Caffé decafeinato: como o nome sugere, o caffe decafeinato é descafeinado, ou seja, preserva o mesmo sabor e aparência do café tradicional, porém não tem cafeína.

‍Gostou das nossas dicas? Então prepare um café e não deixe de acompanhar os posts também pelo Instagram! Leia também também: 7 tradicionais sobremesas italianas.