Moda italiana: conheça a história e grandes marcas

A Itália é uma das grandes referências da moda. Não bastasse ser lembrada pela gastronomia excepcional, pela história, arte e arquitetura, o país tem no currículo grandes modelos, estilistas e marcas do mercado fashion. Historicamente, divide os palcos somente com a França. Com o passar do tempo, surgiram outras grandes capitais internacionais neste segmento, como Tóquio e Nova Iorque. Ainda assim, a Itália não perdeu seu posto na primeira fila.

Não por acaso, o país possui algumas das maiores escolas para quem trabalha na área. Seja para aprender a história da moda, para aprimorar o design, para estudar técnicas de costura e modelagem, fotografia, escrita… A Itália certamente possui algum curso de renome para você. Famosa também pelo alto custo dessa profissionalização para estrangeiros, vale lembrar que cidadãos europeus, na maioria das universidades e cursos, pagam um valor menor que o de cidadãos internacionais. Por isso, o reconhecimento da cidadania pode ser uma ótima oportunidade também para a educação.

Leia também: 5 filmes imperdíveis do cinema italiano

Dolce & Gabbana

Você pode não conhecer a história dessa emblemática marca italiana, mas certamente já conhece o nome. Apostamos também que já tenha encontrado anúncios em revistas especializadas e, se não tem as peças no guarda-roupa, já deve ter passado por elas em shoppings, restaurantes e eventos – mesmo sem saber.  O (ex) casal Domenico Dolce e Stefano Gabbana, fundou a marca na cidade de Milão, em 1985, ainda como um pequeno ateliê.

No DNA de suas criações, tecidos nobres, cores vibrantes, referências barrocas e da tradicional estética italiana. Neste mesmo ano, os estilistas, que já possuíam experiência na alta costura italiana, inclusive trabalhando juntos em ocasiões anteriores, foram convidados a participar da Semana de Moda. A coleção de estreia se chamou “Mulher Real”, dando luz às vivências e tradições italianas, estética que a marca conserva até hoje.

Prada e Miu Miu, tudo em família

A Prada e a Miu Miu têm um forte parentesco, você sabia? O início dessa história foi em 1913, quando os irmãos Mario e Martino fundaram a marca Fratelli Prada. A estreia foi em grande estilo, já que a primeira loja da grife foi na elegante e turística Galeria Vittorio Emanuelle. Com materiais nobres e técnicas aprimoradas, a Prada tornou-se “marca desejo” de toda a aristocracia europeia muito rapidamente, pavimentando a trajetória de sucesso que é trilhada até hoje.

Comandada por duas décadas por Luisa Bianchi Prada, filha de Mario, está atualmente nas mãos de Miuccia Prada, a terceira geração. Foi ela a responsável pela criação da Miu Miu, que leva seu apelido de infância. A Miu Miu também integra o Grupo Prada e destina-se a um público mais jovem, além de praticar, em tese, valores mais acessíveis.

Leia também: 3 mulheres importantes da moda italiana

Armani

Apesar de ser uma marca que atende a um público diverso, a Armani é especialmente referenciada quando o assunto é moda masculina, em especial nos ternos feitos sob medida. Dentro do Grupo, também existem as jovens Armani Jeans e Armani Exchange, que estão mais voltadas para o streetwear e a Armani Privé, à alta-costura.

Seu criador, Giorgio, que emprestou o sobrenome à marca,  chegou a cursar medicina. Trabalhou quase uma década como assistente de design até que fundou a própria grife nos anos 70, dando início a um verdadeiro império.

Leia também: Mais 6 pessoas célebres que marcaram a história da Itália

Bottega Veneta

A Bottega Veneta, ao contrário das marcas citadas acima, começou sua produção a partir dos acessórios, em especial bolsas e sapatos, e somente depois expandiu para as demais peças de vestuário. A marca foi fundada pelo casal Laura e Vittorio Molted em 1966 na cidade de Vicenza, mais ao norte da bota. O couro e a maneira de trabalhá-lo nas criações, sempre feitas artesanalmente, foi o que levou a grife aos olhos do público e conferiu seu status de marca de luxo.

A Bottega ultrapassou fronteiras, cruzou o oceano e se tornou must have da entourage do Studio 54, em Nova Iorque, nos anos 80. Talvez tenha sido este o momento em que a grife foi efetivada em seu lugar de destaque na alta-costura. Desde 2006, o conhecimento sobre a manufatura do couro é repassado para alunos do mundo todo na Scuola dei Maestri Pellettieri, onde a grife compartilha suas técnicas.

Gostou do post? Então vista seu melhor look e continue essa conversa conosco no Instagram!