Não cometa essas “gafes” na culinária italiana

culinária italiana

Gastronomia na Itália é assunto sério! Eles são pra lá de reconhecidos quando o assunto é preparar grandes refeições e exportar suas receitas e tradições para as mesas do mundo todo. Quem aqui não cresceu comendo macarrão, lasanha e preparados com molho de tomate? Mais velhos, incluímos risotto, bruschetta, tiramisu no cardápio e não tiramos mais. Por isso, a hora de todos se reunirem para as refeições carrega, sem si, um certo manual de boas maneiras que pode ser desconhecido para quem está habituado a outras regras que não as da culinária italiana.

Para não cometer nenhuma gafe na hora de viajar para a Itália, fizemos uma lista do que não se deve fazer à mesa! Anote as nossas dicas!

Leia também: Pizza napolitana: aprenda como fazer a receita tradicional

As gafes mais comuns na culinária italiana

Veja o que não fazer para respeita a culinária italiana, seja em um restaurante ou na casa de uma família tradicional do país. Confira:

1. Ketchup na pizza

Dessa gafe você já deve ter ouvido falar, não é mesmo? Foi por isso que decidimos começar a lista justamente por ela. Aqui no Brasil é bastante comum colocar ketchup, mostarda e maionese na pizza, mas, na Itália, isso é considerado excessivo. Ketchup por lá é só no McDonalds e no Burguer King! De resto, eles deixam o molho de fora de qualquer outra refeição. Na pizza, talvez, no máximo, um fio de azeite. Mas uma coisa te garantimos, o prato lá é tão incrível que você não vai querer adicionar mais nada! Pode confiar!

2. Capuccino depois das refeições

Sim, o capuccino é uma bebida tipicamente italiana (apesar de, aqui no Brasil e em muitos outros lugares, ele também ser preparado com café de excelência). A questão é que o capuccino lá não é servido após as refeições, somente um expresso. A bebida na versão com leite e chocolate é reservada para o café da manhã ou o lanche da tarde.

3. Queijo ralado não pode

Ou melhor, até pode, mas não em todos os pratos. É normal ver o garçom levar o queijo para ralar diretamente no prato após servir-lo, mas repare que ele não faz isso com todos os clientes. Calma, não é nada pessoal, mas é que o queijo não se harmoniza com alguns dos principais insumos italianos. Se você optar por uma massa com peixe ou frutos do mar, ou um prato que leva funghi porcini ou tartufo, por exemplo, além de “não combinar”, o queijo ainda vai encobrir o sabor especial destes ingredientes. Já no caso de uma massa ao sugo, por exemplo, você poderá se esbaldar!

4. Vinho seco ou suave?

Se você se acostumou com essa pergunta quando vai comprar um vinho no supermercado e espera essas mesmas opções em um restaurante, especialmente na Itália, já te prevenimos de uma vez que elas não serão oferecidas. Por lá, não existe a opção de vinho suave. Mesmo no Brasil, na maior parte dos restaurantes é difícil encontrá-los. Na Itália, então, é realmente impossível. Uma dica é pedir o vinho da casa, que não costuma ter o sabor muito acentuado e acaba por se tornar mais unânime entre os diferentes paladares.

Ah, e vale lembrar que a bebida é uma das mais baratas do cardápio! Muitas vezes, com preços até mais baixos que de um suco ou um refrigerante, e não estamos exagerando!

5. Comer com as mãos

Você deve estar pensando “isso eu já sei que não se deve fazer”. Mas, por lá, a regra é ao contrário! É bastante comum ver os italianos comendo pizzas e entradas com as mãos. E se der vontade de limpar o prato com um pedaço de pão, por exemplo, pode ficar à vontade! Além de ser muito comum, o chef de cozinha ainda vai ficar feliz!

6. Quebrar o macarrão

Essa dica é no caso de você decidir fazer o jantar para os seus amigos ou familiares italianos. Sabe aquele velho hábito de quebrar o macarrão ao meio para que ele caiba de uma vez na panela? Pois é, por lá essa é uma grande gafe gastronômica. Os italianos colocam a massa inteira na água e, conforme a parte de baixo vai se tornando mais maleável, eles vão dobrando o macarrão para que ele se encaixe na panela.

E por falar em cozinhar, o que acha de aprender a fazer a tradicional lasanha  da culinária italiana sem cometer nenhuma gafe? Veja uma receita simples e clássica aqui e bom apetite!