A saudade de fazer as malas e ir viajar está forte por aí? Com a pandemia de Covid-19, quem adora conhecer novos lugares teve um problema a mais: a impossibilidade de viajar. Se não era recomendado sair sequer de casa, quando o assunto era sair do país, ficava tudo ainda mais distante. Muitos países fecharam suas fronteiras para turistas, mas isso já está mudando. A União Europeia já há alguns meses passou a permitir que cidadãos europeus ou estrangeiros com visto de residência transitassem pelos países.
Paulatinamente, as restrições foram diminuindo e, embora o Brasil tenha sido um dos últimos países liberados, agora já é permitido ir para a Europa sem uma justificativa de trabalho/estudo, somente com o propósito de “turistar”. A boa notícia é que a Itália está com as fronteiras abertas e para quem quer conhecer o país no inverno e aproveitar a neve na Itália, o momento é este!
No hemisfério norte, as estações são invertidas com relação à metade sul do planeta. Ou seja, enquanto temos o verão no final do ano, por lá eles estarão vivendo o inverno. É uma estação muito interessante de viajar porque se trata de uma experiência de inverno bastante diferente do que conhecemos aqui. O frio é intenso, o cardápio é especial, as formas de lazer, tudo é novo! E se a Itália não vem à mente quando o assunto é neve, te convidamos a repensar! Embora o sul do país tenha temperaturas mais altas (ou menos baixas), o norte da bota é uma ótima ideia para curtir a neve!
Onde tem neve na Itália
Se você pensar no mapa da Itália, fica mais simples de se organizar. Os Alpes Italianos estão ao norte do país. Por isso, as cidades que ficam relativamente próximas são as que têm neve. E se você acha que são apenas os vilarejos e cidades desconhecidas, você vai se surpreender com a lista abaixo!
Milão
Sim, a cidade de Milão passa por períodos de neve! A imagem da catedral de Duomo com a praça coberta de neve parece saída de um conto de fadas! Por lá, a temperatura varia entre os 2 e 9°C. Porém, a neve não é uma constante, aparecendo somente nos dias mais frios da estação.
Veneza
Assim como Milão, possui nevascas pontuais, mas recomendamos que você inclua Veneza no seu roteiro de inverno e já vamos dizer o porquê. A cidade possui um inverno que oscila entre 0 e 9°C de dezembro a março. E, se você pode não dar sorte de encontrar a neve durante sua viagem, saiba que a cidade é caminho para o destino a seguir, que é imperdível para quem quer aproveitar o inverno!
Cortina d”Ampezzo
É aqui que você vai poder ver um dos maiores cartões postais da Itália ao vivo, a montanhas Dolomitas. De tão estonteantes, ganharam o título de patrimônio da Unesco! É possível chegar até a cidade de carro ou trem, em uma viagem de aproximadamente 2 horas partindo de Veneza. A paisagem é a clássica que se tem em mente: casinhas pequenas e charmosas com seus telhados cobertos de neve, praças com o chão todo branco, assim como a frente das igrejas, além de antigas construções de pedra e castelos. Para quem gosta de esquiar, este também é o lugar: a cidade possui quase 700 pistas para todos os níveis de habilidade!
Piani di Bobbio
Para quem quer viver um clima menos esportivo e aventureiro, indicamos a cidade Piani di Bobbio, que fica a cerca de 1 hora de Milão. A cidade é muito procurada tanto por ser um destino romântico quanto ideal para famílias a viagens com crianças. As pistas por aqui são mais largas e planas, ideais para quem não é expert em esquiar e quer somente se divertir um pouco na neve, sem grandes aspirações radicais.
Monte Livata
Este também é um destino considerado dos que mais neva na Itália. Está somente a cerca de 2 horas da capital, Roma, e pode até ser um destino de bate e volta para quem quer uma viagem rápida. O Monte Livata possui uma combinação belíssima de neve com floresta, criando uma paisagem muito especial que vai ficar para sempre em suas memórias de viagem!