Ao planejar uma mudança para outro país, é fundamental se manter informado sobre as últimas notícias do destino. Afinal, se inteirar sobre a política, a economia e os principais acontecimentos do pretenso novo lar faz toda a diferença na hora de tomar uma decisão tão importante quanto essa. Mas não apenas isso.
Por meio dos noticiários, você pode conhecer um pouco mais sobre a cultura e costumes daquele lugar e, ainda, praticar o idioma por meio da leitura. Aliás, ao se familiarizar com a língua, será possível conhecer termos que muitas vezes somente os locais conhecem, ampliando o seu poder de interpretação e capacidade de adaptação.
Para te ajudar nessa etapa, selecionamos os principais jornais italianos onde você pode se inteirar sobre tudo que acontece no país.
O hábito de ler jornais pela manhã
Você sabia que a leitura de jornais é um hábito comum aos italianos? Mesmo nos dias de hoje, a maioria deles não abre mão de se informar diariamente por meio do jornal tradicional, enquanto faz o desjejum. É bem comum, por exemplo, ao tomar um café da manhã em uma cafeteria italiana, se deparar com jornais sobre a mesa.
E não são poucas as opções disponíveis para eles. A seguir, destacamos os principais veículos que, muitas vezes, se diferenciam por seus posicionamentos ideológicos bem estabelecidos.Todos possuem versões online que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Confira!
Principais jornais italianos
Corriere dellaSera: Esse é o jornal com maior tiragem no país, com 375.000 exemplares por mês. Esse é um número impressionante, especialmente considerando a população italiana, que é de cerca de 60 milhões de habitantes. Ele foi fundado em 1876 e possui linha editorial centrista.
Sole 24 Ore: Fundado em 1976, ele é focado em notícias de economia, sejam sobre a Itália ou de outros países do mundo. Possui uma tiragem de 177.000 exemplares por mês. Seu formato impresso é standard e seu portal é bem completo, sendo uma boa opção para leituras de qualquer lugar do mundo.
La Repubblica: Esse jornal existe desde 1976 e possui uma tiragem diária de 300.000 exemplares por mês, com um formato menor do que estamos acostumados no Brasil. Seu posicionamento é centro-esquerdista. Seu portal online aborda editorias de política, economia, esportes e entretenimento.
La Stampa: Sediado na cidade de Turim, esse jornal foi fundado em 1867 e, atualmente é comandado pelo Grupo FIAT. Uma curiosidade: em 2013, um dispositivo explosivo foi enviado por um grupo anarquistas para os escritórios do La Stampa. No entanto, ele não detonou, evitando assim uma grande tragédia.
Il Messaggero: Esse é o jornal mais vendido na capital Roma, tendo sido fundado em 1878. Ele possui tiragens diárias e adota uma linha editorial esquerdista. Seu impresso possui formato standard.
La Gazzetta Dello Sport: Para os amantes de esportes, essa leitura é obrigatória. Fundado em 1896, é a principal referência desportiva dos italianos. Uma curiosidade é que suas páginas são impressas na cor rosa, devido ao patrocínio do Giro d’Itália.
ANSA.it: Essa é uma agência de notícias que adota uma linha editorial bem neutra. Entre as editorias abordadas estão política, mundo, esportes, futebol, economia, cinema, cultura e tendências, ciência e tecnologia.
Il Post: Indicado para quem se interessa por política, esse site foi fundado em 2010 e tem acesso gratuito. No entanto, assinantes têm direito a um conteúdo especial. Em março de 2020, o portal contou com 808 mil visitantes diários.
Linkesta: Por fim, esse que é um um jornal de opiniões e análises sobre as notícias políticas, econômicas e culturais italianas e internacionais. Fundado em 2011, o Linkesta é gratuito e independente.
Sugerimos que você escolha mais de uma opção para se informar sobre oque acontece na Itália e, assim, poder conhecer melhor a sua nova casa. Quando aterrissar no país para, finalmente, viver o sonho da dolce vita italiana, você se sentirá mais seguro e preparado para essa nova etapa da sua vida.