Você já foi à Itália? Seja por meio dos livros, de diversos filmes do cinema italiano ou não, das séries ou da arte, todo mundo conhece uma faceta deste país tão encantador. Então, ainda que não tenha ido ver tudo “ao vivo”, um pouco da Itália sempre se conhece. E justamente por isso que a vontade de morar na Itália, ou de passar uma temporada mais longa, habita os sonhos de tantas pessoas. E, com planejamento, pesquisa e preparação, esse sonho pode se tornar um plano que venha a se concretizar! Se você pudesse escolher onde morar na Itália, dentre todos os destinos – das capitais cheias de movimento às pequenas e charmosas cidades do interior – qual seria a sua escolha?
Milão, Florença, Roma, Nápoles, Bolonha, Gênova, Turim, Bolonha, Pisa… o que não faltam são lugares para decidir onde morar. Cada um deles tem suas particularidades, entre vantagens e desvantagens também, é claro. Se você for italiano ou se for um brasileiro com a cidadania italiana reconhecida, tudo será mais simples. Como turista, você tem o período de 3 meses para aproveitar bastante o país, mas após o reconhecimento da cidadania você pode morar pelo tempo que quiser! Este reconhecimento pode acontecer caso você tenha um antepassado ou um cônjuge italiano ou italiana. E através de vínculo de trabalho ou de estudo, você também obtém o visto pelo tempo dos respectivos contratos e cursos. Uma vez que esteja com a documentação regularizada, é hora de arrumar as malas, pegar o passaporte e ir… porém, ir para onde?
O que é levado em consideração para avaliar as melhores cidades onde morar na Itália
O jornal italiano Il sole 24 ore encomendou um levantamento para elencar as onde morar na Itália, apontando quais seriam os melhores destinos. Os fatores levados em consideração pelo jornal foram os seguintes:
- Ambiente, que está ligado a questões ecológicas e ambientais, englobando os jardins, parques públicos e área verde de maneira geral.
- Entretenimento, no sentido de tudo que há para se fazer na cidade: shows, balés, teatro, cinema, clubes noturnos, cafés, restaurantes, festivais, museus e mais
- Negócios, levando em consideração a empregabilidade, os novos negócios abertos, os que fecharam, taxa de desemprego e exportação
- Ordem pública, se referindo a furtos, assaltos e taxa de criminalidade em geral (englobando também os crimes e fraudes digitais)
- Padrão de vida, ou seja, qualidade de vida. O índice é mensurado de acordo com gastos per capta e familiares
- População: casamentos, divórcios, escolaridade, expectativa de vida
Quais as cidades apontadas como as melhores onde morar
Através da pontuação obtida pelas cidades no ranking, foram apontadas os melhores lugares onde morar! Confira agora as 3 primeiras colocações no levantamento:
1. Bolzano
Sabemos que você, muito provavelmente, nunca ouviu falar nessa cidade antes. Não se trata mesmo de um dos principais destinos italianos. Apesar disso, foi a cidade que mais pontuou e foi classificada como a melhor para se viver no país! Bolzano fica bem ao norte da Itália, quase na fronteira com a Suíça e a Áustria. Por isso, o alemão também é bastante falado na cidade, que possui pouco mais de 100 mil habitantes. A arquitetura da cidade apresenta uma mistura de influências devido também à localização. Muitos estudantes se mudam para lá devido à Universidade Livre de Bozen-Bolzano, uma universidade multilingual, não estatal e sem fins lucrativos. A cidade possui mais de 10 museus, de quatro bibliotecas e de 15 teatros e cinemas. Os eventos culturais também são muitos, como festivais de jazz e cinema e feiras típicas.
2. Milão
Ao contrário do topo do ranking, a cidade que ocupa o segundo lugar é bastante conhecida! Milão também está ao norte da Itália e foi considerada a que possui melhor padrão de vida. Com seus quase 1,5 milhões de moradores, a cidade é a quinta maior da União Europeia e a segunda maior da Itália (ficando atrás somente de Roma). Considerada comumente a capital da moda, Milão oferece inúmeras opções culturais, gastronômicas e de entretenimento dos mais variados tipos. O clima da cidade é ameno, e ela também é o centro financeiro da Itália, gerando aproximadamente 9% do PIB nacional.
3. Trento
A fama da cidade que ocupa o último lugar do podium está entre o primeiro lugar, pouquíssimo conhecido, e o segundo lugar, muitíssimo conhecido. A partir de agora, não deixe esse nome escapar! Entre castelos, parques, bosques, termas e lagoas, a cidade e seus 115 mil habitantes vivem em um verdadeiro paraíso natural. As suas Montanhas Rosa são, inclusive, consideradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.