Patrimônio mundial da Unesco: conheça os principais localizados na Itália

A Itália é um país incrível e de muita versatilidade! Destino ideal para férias em família, viagens românticas a dois, lua de mel, passeio com a turma de amigos ou destino de mochileiros corajosos e solitários. Seja sozinho ou acompanhado, a solidão fica de lado quando um viajante chega ao país, visto que a Itália tem uma população hospitaleira, alegre e acolhedora.

Seja para se reconectar com os antepassados e descobrir as raízes familiares, para curtir a gastronomia incomparável ou aproveitar o verão italiano, trata-se sempre de uma boa viagem. Além disso, a Itália é o país com maior número de Patrimônios mundiais da Unesco. Você sabia?

Então ver de perto estas grandes riquezas é mais um motivo para ir ao país. Conheça, a seguir, algumas das principais atrações italianas com o título de patrimônio da humanidade.

O que é um patrimônio mundial?

Claro que todos nós já ouvimos o termo e temos uma ideia, mesmo que vaga, de seu significado. Mas que tal saber mais a respeito?

Um patrimônio mundial, ou patrimônio da humanidade, é uma região, um monumento, uma construção ou uma área natural que foi considerada pela comunidade científica algo de valor inestimável para a nossa civilização. As inscrições e sugestões de novos patrimônios são feitas regularmente e analisadas por um órgão da ONU chamado UNESCO, abreviação de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, ou seja, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Ao todo, mais de 160 países possuem algum patrimônio reconhecido pela UNESCO, e a Itália lidera a lista, com mais de 55 tombamentos. Confira abaixo alguns dos que você não pode deixar de conhecer!

Leia também: 4 italianos célebres que marcaram a história mundial

Patrimônios de Pisa

A cidade é especialmente conhecida por sua torre inclinada, protagonista de fotos criativas em redes sociais e álbuns de fotos de turistas de todo o mundo. E não somente a Torre é patrimônio da humanidade, como também a Praça dos Milagres, ou Piazza dei Miracoli, que ainda acolhe a Duomo de Pisa, o Batistério e o Cemitério Monumental.

Todos estes cartões postais foram reconhecidos pela UNESCO em 1987. Ao visitar a cidade, não deixe de comprar os ingressos para visitar a Torre com antecedência, eles são vendidos online e o passeio é uma experiência única!

14 torres da cidade de San Gimignano

A pequena cidade, que fica na região da Toscana, oferece uma viagem no tempo instantaneamente. É lá que está um burgo aos moldes medievais, com uma muralha de pequenos tijolos circundando todo o espaço. É como entrar em um filme ou uma série de época (fãs de Outlander vão curtir isso). O centro histórico, com as 14 torres preservadas, foi considerado patrimônio histórico há mais de 30 anos.

Residências da Casa de Saboia

Um complexo arquitetônico proclamado patrimônio da humanidade em 1997, composto por uma série de palácios na cidade de Turim, região norte da Itália. Tome nota para incluir no roteiro de visitas:

. Palácio Real de Turim
. Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja
. Palazzo Carignano
. Castello del Valentino
. Villa della Regina
. Fachada do Teatro Regio di Torino

Costa Amalfitana

E não apenas de obras construídas pelo homem se fazem os patrimônios da humanidade. Belezas naturais também são registradas e é este o caso da Costa Amalfitana, reconhecida pela UNESCO em 1997. Seus mais de 50 km de extensão compreendem as comunas de Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano. ‍

Águas cristalinas em tom esverdeado, penhascos e rochedos fazem deste um destino inesquecível. A Costa é linda em todas as estações do ano, mas recomendamos visitá-la no verão para aproveitar ao máximo! ‍

Jardim Botânico de Pádua

Em uma junção harmônica entre o que é feito pelo homem e as belezas naturais, temos o Jardim Botânico de Pádua. Também reconhecido em 1997, possui mais de cinco séculos de encantos e histórias! Fundado em 1545, o Jardim abriga mais de 6 mil espécies de plantas, entre tipos ornamentais, medicinais e venenosos. ‍

Apesar de tamanha riqueza, o espaço não é tão grande que ocupe todo um dia, reserve apenas uma manhã, com cerca de 3 horas dedicadas a este Patrimônio mundial da Unesco e aproveite o restante do dia para desbravar a bela cidade que o abriga, por muitos uma das mais adoradas de toda a Itália!‍

Já conhece algum desses lugares? Sentiu falta de algum nessa lista? Compartilhe sua experiência conosco no nosso Instagram, @Daitaliacidadania.