Você gosta de viajar? A gente aposta que sim! A maioria das pessoas tem nas viagens o passatempo preferido e, embora existam sim as pessoas que preferem ficar mais quietas na região onde nasceram ou onde moram, é bem possível que este não seja o seu caso. Como a gente sabe? Bom, é improvável que, caso você não gostasse de viajar, estivesse aqui, neste exato momento, dedicando alguns minutos do seu dia a esta leitura. Afinal, quem tem boca vai à Roma e quem gosta de passear pelo mundo, também!
E, em todos esses roteiros que já passaram pelas suas mãos ou pela sua cabeça, dá para fazer dois tipos de escolha: A do viajante que mergulha de forma profunda em um destino só e volta de lá conhecendo todas as ruas, todos os bairros, as estações de metrô, padarias e livrarias. E a do viajante inquieto, que mal chega em um destino e já pensa em como pode desbravar o próximo e todas as surpresas e riquezas que cada cidade guarda.
Sabe como é possível juntar estes dois tipos de interesse em um só roteiro? Mapeando as cidades interessantes que ficam ao redor dos destinos principais da viagem. Essa é a forma ideal para agradar a todo o grupo de amigos ou família que estiver passeando junto. Ou então de evitar frustrações em casais que viajam juntos, mas cada um é de um jeito. Em sua próxima (ou primeira) visita a Roma, já sabe por onde se guiar: pelas dicas que daremos por aqui!
Roma e as cidades ao redor
A capital é também a maior e mais populosa cidade italiana. Roma é uma cidade cosmopolita, que atrai milhares de turistas por ano, e ocupa o quarto lugar no ranking das maiores cidades que integram a União Europeia. Para quem mora na Itália, é uma forma de estar em um local que abriga muitas oportunidades de emprego, lazer, contato com pessoas e culturas do mundo todo, muitos shows e atrações internacionais, além de uma história e tradição riquíssimas. Mas, por toda essa agitação, muitas pessoas preferem morar em cidades satélite e se deslocar para trabalhar em Roma e depois voltar para a tranquilidade das cidades do interior (ainda mais levando em consideração as diferenças no custo de vida).
Para quem vai passear, é possível se hospedar nas cidades vizinhas mas não é tão estratégico, já que é possível encontrar hotéis, albergues e alojamentos com valores diversos. O que vale aqui é mapear as cidades interessantes e passar o dia conhecendo os locais, voltando à noite para a capital.
Leia também: Onde morar na Itália: conheça as principais cidades
Bate-volta de Roma
Seja para trabalhar em Roma e morar no interior, ou para se hospedar na capital e conhecer as cidades dos arredores, há muitas cidades que valem a pena! Veja só as nossas dicas:
Ostia Antica
Distância de Roma: Cerca de 40 minutos
Bem perto da capital italiana, está a charmosa cidade de Ostia Antica. Para quem gosta de história, o destino será fascinante, porque ele guarda ruínas das antigas cidades do Império Romano. Trata-se de um dos sítios arqueológicos mais bem conservados do mundo! A cidade também é um charmoso destino de férias, e fica particularmente agitada durante o verão.
Pompéia
Distância de Roma: Cerca de 2:30h
Você sabia que a famosa cidade de Pompéia não é tão distante de Roma? Saindo da capital pela manhã, é possível fazer um passeio por lá e voltar antes do final do dia. Para quem não conhece a história que envolve o destino, Pompeia foi destruída pelas lavas do vulcão Vesúvio no ano de 79. Muito da estrutura da cidade e de seus então moradores ficou preservado. As ruínas foram encontradas em 1748.
Tivoli
Distância de Roma: Cerca de 30 minutos
A cidade é muito charmosa. Ela abriga alguns Patrimônios da Humanidade da UNESCO, como a Villa d’Este e a Villa Adriana. O destino também é conhecido pela produção de uvas, tendo vinícolas abertas para visitação e rotas do vinho que atraem muitos turistas
Nápoles
Distância de Roma: Cerca de 2 horas
O destino, certamente, merecia uma hospedagem para chamar de sua. Porém, se não for possível encaixá-lo dessa maneira no roteiro, um bate e volta de Roma também é uma boa ideia! A cidade de Nápoles é belíssima. Foi lá que nasceu a verdadeira receita de pizza napolitana (que você, é claro, não pode deixar de provar). Além disso, é a terceira maior cidade do país. Por isso, abriga incríveis museus (como o Museu Arqueológico Nacional), restaurantes, praças e opções de entretenimento. Se visitar a cidade no verão, não deixe de reservar um tempo para caminhar pela faixa litorânea!