Você já está planejando as férias de final de ano? Depois de um longo período onde as viagens, especialmente as internacionais, ficaram fora de alcance para todo mundo, agora, já é possível vivê-las de novo! A Itália já está com a vacinação contra Covid-19 bastante avançada, assim como toda a Europa. Isso fez com que há alguns meses as fronteiras tenham sido abertas dentro da própria União Europeia e, mais recentemente, também para o Brasil. Dentre as exigências estão o comprovante de vacinação/certificado digital e também o teste negativo para Covid. No mais, são as mesmas questões desde sempre solicitadas: passaporte, referência de endereço de hospedagem, passagem de volta e comprovativo de recursos financeiros referentes ao tempo de permanência no país (que, sem visto, pode ser de até 3 meses). Claro que, para quem possui a cidadania italiana, essa lista não se aplica e basta o documento de identidade.
Com isso providenciado, é hora de decidir quais locais visitar! Em um país diverso como a Itália, que tem destinos que vão da praia à neve, dos esportes radicais aos passeios relaxantes, há muito o que se conhecer! Confira abaixo quais são as cidades que mais recebem turistas no país e desenhe o seu roteiro! Boa viagem!
Leia também: Como economizar na sua viagem pela Itália
Conheça as cidades mais procuradas para fazer turismo na Itália
1. Milão
Deixamos para o primeiro lugar da lista a cidade que, de fato, recebe a maior quantidade de turistas. Milão, a capital e moda italiana e uma das cidades que são referência mundial nesse quesito, não pode ficar de fora do seu roteiro. O destino é o mais caro para se viver na Itália e é fácil perceber o porquê disso: ótima estrutura e transporte público, uma infinidade de restaurantes, bares e boates, muitos museus e galerias espalhados por toda a cidade, além de ofertas culturais constantes, como shows e peças de teatro. Não deixe de visitar os cartões postais de Milão, como a galeria Vittorio Emanuele e a catedral D’Uomo.
2. Roma
É claro que a capital do país não pode ficar de fora do seu roteiro. Roma é uma cidade linda, com uma arquitetura de tirar o fôlego! Trata-se de um dos destinos mais visitados do mundo. Uma vez lá, você deve conhecer a Fontana di Trevi, o Coliseu, o Panteão e, é claro, reservar pelo menos um dia para ir ao Vaticano (independentemente de questões religiosas, trata-se de um passeio de uma riqueza cultural imensurável!).
3. Veneza
As gôndolas que você certamente já viu em filmes e cartões postais estão te esperando neste destino italiano! Além disso, uma das cidades mais românticas do mundo também tem muito mais a oferecer: encante-se com a praça São Marco e a inacreditável vista da torre, conheça também o Palácio dos Dodges e não deixe de cruzar a ponte Rialto para uma experiência completa!
4. Florença
Outro destino que não pode ficar de fora da sua viagem! A capital da região da Toscana é famosa por sua arquitetura antiga, romântica e única, além de ser o berço do renascimento. É lá que, inclusive, está o museu mais visitado de toda a Itália, a Galeria dos Ofícios!
5. Bolonha
Sim, é por causa desta cidade que você conhece o mundialmente famoso “molho à bolonhesa”. E, além de experimentar o prato em sua cidade natal, há muito mais a ser feito na capital histórica da região de Emília Romanha, no norte do país. A cidade é muito animada e a Piazza Maggiore é destino fundamental. Por lá, arcos medievais e referências renascentistas se misturam aos bares e cafés que você vai adorar conhecer. Além disso, a cidade abriga a Universidade mais antiga do mundo e as belíssimas torres Asinelli.
6. Sorrento
Saindo do nosso último destino, no norte bota, vamos descer para a região de Sorrento, na costa sudoeste. A cidade foi construída sobre uma falésia vulcânica, possui uma vista de tirar o fôlego. O centro, um pequeno labirinto que lembra Veneza, onde você vai adorar se perder. Destino certo para quem é fã de praia e sempre desejou conhecer a paradisíaca Costa Amalfitana.
7. Pisa
Quer você queira ou não reproduzir a famosa foto na frente da Torre, indicamos que você passe pelo menos um dia na cidade de Pisa! Ao mesmo tempo que é conhecida por ser um “museu a céu aberto”, também é uma cidade moderna e com ótima estrutura. Não deixe de visitar o Museu de Artes da Catedral, o Palácio Real e o Mosteiro de Certosa, além do encantador centro medieval da cidade.