Você se descreveria como uma pessoa mais urbana ou tem preferência por lugares mais tranquilos? Há quem não abra mão do movimento das grandes cidades, as muitas opções gastronômicas, de museus, lojas e festas. Por outro lado, existem também os que priorizam o sossego acima de tudo, mesmo que tenham que abrir mão, uma vez ou outra, de uma certa variedade na hora de escolher aonde ir e o que fazer. É bem verdade que as capitais e grandes centros têm muitas vantagens, da mesma forma que têm também as cidades do interior. E, igualmente, ambas as situações têm suas desvantagens também. Isso acontece aqui no Brasil e também acontecerá se você decidir morar na Itália.
O país possui a quarta maior cidade da União Europeia em termos de população. A capital, Roma, tem cerca de 3 milhões de habitantes, além de receber turistas do mundo todo e trabalhadores do entorno dia após dia. Ao mesmo tempo, a Itália também tem muitas cidades do interior que são igualmente famosas e urbanas. E para quem prefere as cidades realmente pequenas, com um clima bucólico e tranquilo, também não faltam opções. Se você quer se mudar para lá seja de forma definitiva, para passar uma temporada ou para estudar, a certeza é de que haverá algo que agrade!
Quais são as melhores cidades para se morar na Itália
O jornal italiano Il Sole 24 Ore já faz, há décadas, um ranking que elenca as melhores cidades italianas para se viver. Neste levantamento, eles levam em consideração fatores como Justiça e segurança; Negócios e trabalho; Demografia e sociedade; Meio Ambiente e Serviços; Cultura e lazer; A tendência do PIB per capita; Renda disponível; Gastos domésticos; Pagamento mensal médio; Faturamento comercial, População com créditos ativos; Novas hipotecas para compra de moradias, entre outros fatores. Como bem se vê, trata-se de uma pesquisa bem feita e completa em diferentes tipos de segmentação.
As 15 primeiras cidades do ranking de 2020, o mais atualizado, foram:
- Bologna
- Bolzano
- Trento
- Verona
- Trieste
- Udine
- Aosta
- Parma
- Cagliari
- Pordenone
- Siena
- Milano
- Ascoli Piceno
- Forlì-Cesena
- Modena
Perceba que, salvo algumas exceções, a maior parte das cidades classificadas como “melhores para se viver” de acordo com os critérios listados acima, não são os grandes centros urbanos. A capital não entrou nas primeiras colocações e ocupa somente o 32º lugar da lista.
Leia também: Quer aposentar na Itália? Saiba como
Custo de vida
As cidades do interior geralmente têm um custo de vida menor do que os grandes centros e na Itália não é diferente. E mesmo dentro das cidades há variações. Bairros mais centrais possuem o metro quadrado mais caros que bairros um pouco mais afastados ou os periféricos. As cinco cidades com custo de vida mais elevado, de acordo com o site Numbeo, são: Milão, Gênova, Bérgamo, Bréscia e Roma. Repare como essa lista em nada coincide com a das cidades com mais qualidade para se morar na Itália. A diferença entre o custo de vida da cidade que ocupa o 12º lugar, Pádua, para a que está no 1º lugar, Milão, é de 17%!
Pense que a média de salário mensal na Itália circula por volta dos 900 a 1.400 euros. Em Pádua, cidade do interior, seus gastos seriam, aproximadamente:
- Aluguel: 600 euros no centro da cidade e 450 euros em áreas menos centrais
- Contas de luz, aquecimento, água e lixo: 150 euros
- Passe de transporte mensal: 35 euros
- Passagem unitária: 1,50 euros
- Internet: 30 euros
- Refeição para 1 pessoa:: 15 euros
- Cappuccino: 1,30 euros
- Espresso: 1 euro
- Água: 1 euro
- Pão branco: 1,60 euros
Um pouco mais sobre as cidades do ranking
1. Bolonha
É aqui que fica a Universidade mais antiga de toda a Europa, fundada no ano de 1088. Devido ao prestígio acadêmico, a Universidade de Bolonha atrai estudantes do mundo todo. A cidade tem, aproximadamente, 400 mil habitantes, uma cena industrial forte e está localizada ao norte da Itália. Existem diversas torres, arcos e basílicas medievais, além de construções renascentistas que abrigam bares, restaurantes e lojas. Bolonha é história e tem uma atmosfera mística e encantadora!
2. Bolzano
Bolzano já foi eleita a melhor cidade para se morar na Itália em rankings anteriores, feitos pelo jornal jornal Il Sole 24 Ore. A cidade está nos alpes italianos e fica bastante próxima da Suíça e da Áustria. Tem forte apelo turístico, ao mesmo tempo que não é conhecida por pessoas de localidades mais distantes. Trata-se de um lugar com excelente infraestrutura, serviços e opções culturais. Não possui um dos custos de vida mais baixos da Itália, mas equilibra isso com salários acima da média do país.
3. Trento
Como a cidade acima, Trento também já ocupou, em mais de uma ocasião, o primeiro lugar no pódio de melhor cidade para morar na Itália. Apesar de ser uma cidade de médio porte, os serviços (como saúde, lazer e educação) são desenvolvidos como em um grande centro urbano. A qualidade de vida é alta, e o custo de vida é mais baixo que em Bolzano, por exemplo.