Vantagens e desvantagens de morar na Itália

Se te perguntarmos agora quais são os seus principais objetivos de vida, pelo menos em um prazo de 5 anos, você saberia responder? É bem possível que você tenha traçado algumas metas para conquistar e, embora algumas sejam mais acessíveis e outras menos, esperamos que você tenha encontrado espaço para acomodar também alguns sonhos. Falando neles, é comum que as pessoas citem além da estabilidade financeira, a constituição de uma família e conquista de carro e casa própria, a sonhada mudança para a Europa. Seja por um período curto, de apenas alguns meses, ou em caráter mais definitivo, é comum que o velho continente seja colocado no topo de muitas listas. E, embora sejam vários os países europeus que despertem esse desejo nas pessoas, a Itália é um destino comumente citado.‍

Os brasileiros têm uma certa facilidade de requerer a cidadania devido aos muitos italianos que se mudaram para o Brasil ao longo dos anos, especialmente fugindo do período de Guerras Mundiais e da pobreza que assolou o país posteriormente. Justamente por isso, tantos brasileiros têm a cidadania italiana. Porque têm o direito de sangue a ela. Este não é o único meio de obter a cidadania, que também pode ser solicitada em caso de matrimônio, de nascimento em solo italiano ou de anos vividos no país. Fato é que a Itália desperta o interesse de milhares de brasileiros e não é para menos. Temos muitas similaridades culturais e gastronômicas, além de ser um país com história, arquitetura, clima e modos encantadores! Porém, nem só de qualidades se faz um lugar. Por isso, confira abaixo quais são as vantagens e desvantagens de morar na Itália!‍

Leia também: Qualidade de vida na Itália: como é viver no país?

Vantagens de morar na Itália

Os pontos positivos são muitos, e com certeza poderíamos seguir essa lista por mais alguns tópicos, mas elencamos aqui o que acreditamos serem as grandes vantagens de se morar no país!

Segurança

Quem viaja ou se muda para a Itália ou para a Europa, de maneira geral, sempre se surpreende com alguns hábitos de segurança dos quais você pode simplesmente abrir mão. É muito mais seguro circular pelas ruas, os índices de criminalidade são drasticamente menores, especialmente em questão de crimes violentos. A desigualdade social também é menor, o que proporciona mais segurança e qualidade de vida a todos. Veja bem, não estamos dizendo que a criminalidade tenha sido extinta no país, mas podemos afirmar que a violência é muito menor e as chances que você tem de passar por alguma situação do gênero são reduzidas. E não se esqueça de sempre se manter atento a carteiras, celulares e bolsas, especialmente no metrô e em locais com grande circulação de turistas.

Qualidade da educação

O sistema educacional europeu é realmente um grande forte que o continente possui, e isso não é diferente na Itália. A educação de crianças e adolescentes pode ser feita pelo sistema público sem nenhum ônus. Os professores são excelentes, assim como o plano de ensino e a estrutura das escolas. Já com relação à educação universitária, há taxas. Elas são mais acessíveis a alunos italianos e europeus, e mais caras para os estudantes internacionais. Neste momento, a cidadania italiana é uma grande aliada da economia!

Turismo

As cidades italianas são muito próximas entre si, e com os trens e trens-bala, fica ainda mais simples (e barato) circular pelo país. Para cruzar as fronteiras também é simples, e você não precisará de visto para visitar os outros estados pertencentes à União Europeia. Além disso, há inúmeras promoções muito acessíveis de passagens, inclusive de avião, tornando a circulação pelo continente algo possível para todos os orçamentos!

Desvantagens de morar na Itália

Como dissemos acima, nem tudo são flores. Embora esse tipo de mudança seja uma grande oportunidade, também existem desvantagens. Veja algumas delas abaixo:

Preconceito

Não há país na Europa que consiga eliminá-lo, especialmente com relação aos brasileiros ou latino-americanos, de forma geral. E esse preconceito é materializado de diversas formas. Pode ser sutil, como te ignorarem em uma conversa, uma loja ou restaurante, ou fazerem uma “brincadeira” que esconde uma óbvia xenofobia no conteúdo. O preconceito pode acontecer de formas ainda piores, como casos gravíssimos de discriminação, machismo, racismo,  impossibilidade de conseguir um emprego que você deseja, de iniciar um negócio, fazer um empréstimo, entre outras situações que precisam ser combatidas.

Câmbio

O câmbio entre Euro e Real também é um problema. No momento da redação deste artigo, 1 euro estava cotado em exatos R$6,42. Para quem trabalha e recebe no Brasil e precisa fazer a troca de moeda, a diferença é muito grande. Por isso, conseguir trabalhar na Itália é prioridade para muitas pessoas que se mudam para o país.

Burocracia

Muitos dos processos necessários para regularizar a sua vida como imigrante, trabalhador, estudante e cidadão vão passar por burocracia e ela não é simples. Os prazos podem ser longos e as instruções e orientações confusas, especialmente para quem vem de fora. Nesses casos, recomendamos uma dose extra de tranquilidade para resolver as pendências e a reserva de um tempo para pesquisa. Olhar na internet, com conhecidos e com profissionais qual é a melhor maneira de resolver determinadas situações pode te poupar muita dor de cabeça!