Pizza napolitana: aprenda como fazer a receita tradicional

Você sabe qual a comida mais popular de todo o mundo? O portal TasteAtlas fez um levantamento sobre o prato mais famoso entre todos os países e divulgou um ranking com os 10 principais. Na lista, há sem dúvidas muitos nomes que, com certeza, te são familiares, como hambúrgueres, croissants, sushi e tacos. Mas um prato reina absoluto em primeiro lugar e não poderia ser outro a ocupar a mais importante posição no pódio: é a pizza!

‍Podemos afirmar com tranquilidade que a pizza já te acompanhou em diversas ocasiões: viagens inesquecíveis, um lanche rápido antes de sair de casa, almoço com os colegas de trabalho, jantar romântico, aulas de culinária, noite de cinema com as crianças. A pizza é justamente isso, ela é parte da vivência de um enorme número de pessoas em todos os países do mundo! Mas você sabe a história desse prato? Então pré-aqueça o forno a 180° e siga a leitura.

Leia também: Comidas de rua para experimentar na Itália

Conheça a história da pizza

Ela não se criou por milagre. Apesar de que, isso não surpreenderia a ninguém, já que uma boa pizza parece mesmo ser resultado de obra divina. Porém, a história deste famoso prato italiano, que conseguiu se destacar mundialmente em meio a uma gastronomia tão ampla e variada, está muito bem documentada e, como toda boa trama, está recheada de controvérsias.

Afinal, de onde vem a pizza?

No Egito Antigo já eram produzidos discos de trigo para alimentação. É esta a razão dos debates, já que não se sabe ao certo se o prato foi importado pelos romanos ou se já havia um costume no consumo e preparo de alguma receita semelhante. Fato é que o crédito é atribuído à Itália, mais especificamente à cidade de Nápoles, localizada ao sul da bota.

‍Por lá, a arquitetura antiga encanta, assim como a famosa Catedral Duomo di San Gennaro, com seus afrescos, o imponente Palácio Real e o Castel Nuovo, que data do século XIII. Ainda assim, não há estrela maior que a “pizza original”: a pizza napolitana! E foi lá mesmo na cidade em que foi inaugurada a primeira pizzaria da história, em 1830.

Leia também: Comida italiana: 7 erros para não cometer

Certificação

Com o intuito de resguardar o modo tradicional de preparar a pizza napolitana, existe até um órgão dedicado à fiscalização do preparo, a Associazione Verace Pizza Napoletana (Associação Verdadeira Pizza Napolitana). Para receber o selo de verificação, é preciso que ingredientes, porções, tempo e modo de preparo determinados sejam rigidamente obedecidos. Dessa forma, garante-se que a verdadeira pizza jamais será esquecida ou deixará de ser feita.

‍Para aprender a prepará-la em casa, veja as instruções abaixo!

Leia também: 3 receitas para preparar um cardápio 100% italiano em casa

Como fazer a verdadeira pizza napolitana!

Para a massa

Ingredientes:

‍. 1 litro de água morna
. 55 gramas de sal
. 3 gramas de fermento biológico
. 1700 gramas de farinha

Modo de preparo: Junte a água, o sal e um décimo da sua porção total de farinha em uma batedeira. Adicione o fermento e bata devagar enquanto acrescenta o restante da farinha. Este processo deve durar em torno de 10 minutos e depois deixe a massa descansar por 2 horas. Após este intervalo, faça bolas de massa com cerca de 200 gramas cada e deixe descansar por mais 6 horas e então abra a massa utilizando somente as mãos.

Para o molho de tomate

Ingredientes:

. 400g de tomate pelado San Marzano – na receita original, deve ser o tomate colhido em Nápoles. Mas, vamos dar uma colher de chá e liberar o que você encontra no supermercado
. 4g de sal
. manjericão e azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela de profundidade média e esprema os tomates com as próprias mãos até que eles se desfaçam e tornem-se um um molho liso. Este é o verdadeiro molho de tomates napolitano que irá cobrir a massa de sua pizza!

Para a cobertura

Cubra com molho de tomate preparado artesanalmente com ingredientes napolitanos e sobreponha o molho com linguiça,azeite extra virgem e queijo mozzarela. Asse em um forno à lenha entre 430 e 480 °C por 60 a 90 segundos.

Buon appetito!