Planos de viajar em breve para a Itália? Se pudéssemos, iríamos com vocês. Somos suspeitos, é claro, já que a Itália é, além de objeto de trabalho em nosso escritório, também o nosso país preferido para visitar, aproveitar praias paradisíacas, curtir um pouco de neve, fazer compras, visitar museus, tomar drinks, vinhos, comer… enfim, difícil é achar uma atividade que não seja agradável de se realizar por lá!
E na impossibilidade de te acompanharmos neste passeio, queremos deixá-lo ainda mais completo com algumas dicas! Modéstia à parte, conhecemos o país de cor e salteado e, seja para roteiros longos ou aqueles mais rápidos, onde se visita somente o principal, nós podemos ajudar. Aperte os cintos para estes 2 dias em Veneza!
Leia também: Seguro viagem para a Itália: tudo que você precisa saber
Conhecendo Veneza
Se você escolheu essa cidade, já começamos bem. Pode ser que seja a primeira vez que vai passear pela cidade, mas acreditamos que já a conheça um pouco, nem que seja por fotos ou de ver nos filmes e séria (sem mencionar nas redes sociais, já que a cidade é realmente Instagramável). Nem é preciso explicar o porquê de Veneza ser conhecida como a “cidade dos canais”. Eles serão parte do seu dia a dia e meio de transporte, além de complementarem a cidade de um jeito único.
O clima em Veneza é temperado, com tendência a chuvas o ano todo. Lembre-se de que a cidade está situada ao norte da Itália, então costuma ter as noites frescas mesmo no verão. A média de temperatura anual fica na casa dos 14 graus. Veneza passa por inundações periódicas, essa época é conhecida como o período de “acqua alta”, quando o mar Adriático sobe de nível, o que acontece, mais comumente, durante o inverno e a primavera. No final do verão, devido ao tempo seco, há reclamações acerca de mosquitos e também de mau cheiro vindo das águas. Portanto, vale a pena evitar.
A cidade foi fundada em 421, são mais de 1.500 anos de história! A cidade é famosa também pelo seu carnaval que, embora seja muito diferente do que conhecemos no Brasil, ainda é uma grande referência e, ano após ano, atrai turistas de todo o mundo.
Roteiro de 2 dias em Veneza
Aqui, vamos supor que, apesar de você ter se interessado pela nossa dica do carnaval, acabou se decidindo por uma viagem em outra época. Caso contrário, este roteiro de 2 dias em Veneza seria totalmente diferente. Então vamos fazer dessas dicas as mais unânimes possíveis, certo?
1° dia em Veneza
Sabemos que você vai chegar muito ansioso para ter a experiência de andar nas gôndolas venezianas. Por isso, vamos combinar por elas. Você pode iniciar seu passeio de alguns pontos da cidade, mas sugerimos que faça isso da Praça São Marco, já que, em nosso roteiro, você vai visitá-la logo em seguida. É importante saber que você pode ir sozinho nas gôndolas ou dividir com outras pessoas que estejam na fila (o que deixa o passeio bem mais barato).
O tour dura, mais ou menos, meia hora. Aproveite a experiência, é algo realmente único. Ao desembarcar, explore a Praça, ela é belíssima e um dos principais cartões postais da cidade! Lá, você encontrará a Basílica de San Marco, que vale a visita, seguida de uma pausa para o almoço. Depois, ainda na Praça, suba a Torre dell’orologio (não se preocupe, tem elevador) e desfrute de uma vista inigualável da cidade.
Siga então para a bela Ponte dos Suspiros e finalize o dia com uma visita dupla: Museu Arqueológico e a Biblioteca Marciana.
2° dia em Veneza
A primeira parada será na famosa Ponte de Rialto. Após a pausa para as fotos, siga para o Mercati di Rialto, você vai adorar! A seguir, entre na Igreja Santa Maria della Salute, marco arquitetônico e religioso da cidade.
Para almoçar e se perder durante toda a tarde, passeie pelo belíssimo bairro de Dorsoduro e, ao final, volte à Praça San Marco para visitar o Palazzo Ducale, também conhecido como Palácio dos Dodges. O espaço é enorme e será uma visita longa, mas que vai valer a pena! Uma vez lá dentro, não deixe de visitar a Escadaria dos Gigantes, a Porta della Carta, a majestosa Sala del Maggior Consiglio e, por fim, o átrio. Você já sairá na hora do jantar e poderá se despedir da cidade com a autêntica gastronomia italiana!
Vale a pena usar cartão de crédito na viagem para a Europa? Leia a respeito aqui!