4 melhores queijos italianos

Se você tiver que indicar os cinco principais atributos da Itália, quais você vai citar? É possível que você fale da arquitetura, da arte, da moda, da história, das belezas naturais, entre muitas outras coisas. Mas um ponto será comum a todos que lerem este texto: a gastronomia italiana! Referência para chefes em todo o mundo, fonte de receitas que abastecem mesas ao redor do globo, atraem turistas, criam negócios milionários ou pequenos restaurantes com décadas e até séculos de história. Ao pensar gastronomia italiana, lembramos de massas incríveis, pães especiais, molhos de tomate incomparáveis e, sem dúvidas, os queijos!

Seja na maravilhosa pizza italiana, no macarrão 4 formaggio, na lasanha da nonna ou acompanhando vinhos igualmente incríveis, os queijos italianos são parte fundamental da gastronomia da Itália. Veja abaixo quais são os melhores queijos e como harmonizá-los. Ao final do texto, separamos uma receita especial de prato tipicamente italiano incluindo todos os queijos citados neste artigo!

1. Gorgonzola

Frequentemente e erroneamente atribuído à França, os primeiros registros do queijo gorgonzola são do ano 879! O queijo leva, inclusive, o nome da cidade onde surgiu, que fica na província de Milão, não deixando dúvidas com relação à sua ancestralidade italiana.

A característica principal deste queijo, é, evidentemente, o mofo de coloração verde, proveniente das culturas de penicillum injetadas no coalho. Há dois tipos distintos de gorgonzola, o que possui o mofo de tom mais escuro, que indica um queijo mais picante, e o gorgonzola com tonalidade mais clara, indicativo de uma peça de sabor mais suave. Desnecessário dizer que o consumo é totalmente seguro, mas que, como qualquer alimento, deve ser comprado em locais de confiança.

O gorgonzola harmoniza bem com vinho tinto e seco encorpado, como Malbec ou Cabernet Sauvignon.

2. Muzzarela

Inicialmente produzida com leite de búfala, popularizou-se no mundo com o leite de vaca (deixando a muçarela de búfala como um queijo à parte). Original da região de Campânia, bem ao sul da bota, no século XVI, é utilizado amplamente na gastronomia italiana. Possui cor esbranquiçada e textura cremosa em seu interior, com uma crosta um pouco mais firme. A versão brasileira é bastante diferente da original italiana. Mas, para quem é apaixonado por queijo, quanto mais possibilidades, melhor!

muzzarela harmoniza bem com vinhos tintos de corpo leve ou médio e com acidez acentuada, como Bordeaux e Merlot.

3. Parmesão

O queijo parmesão também é grande coringa de receitas ao redor do mundo, mas a gastronomia mundial deve muito a agradecer à Itália por ele. Firme e cozido, nasceu na região de Parma (que também batizou o típico presunto italiano). O queijo de preparo tradicional é feito com leite de vaca e deve ser curado por período superior a um ano.

Para harmonizar bem o parmesão, escolha vinhos tintos de corpo médio ou bem encorpados, como o Barolo.

4. Provolone

Quantos tipos de provolone você conhece? Se responder somente um, saiba que a Itália está esperando para te surpreender. Ao todo, existem três variedades diferentes deste queijo: o provolone doce, extra-doce e picante, sendo o último o tipo mais comum no Brasil.

No caso do provolone, sugere-se harmonizar com vinhos tintos de corpo leve ou médio, como as castas de Bordeaux e Cabernet Franc.

Leia também: 3 receitas para preparar um cardápio 100% italiano em casa

Receita: lasagna della nonna ai quattro formaggi

Você vai precisar de:

. 250 gramas de massa de lasanha cozida;
. 400 gramas de queijo muzzarela em fatias;
. 3 colheres de sopa de manteiga;
. 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
. 2½ xícaras de leite líquido;
. 50 gramas de queijo gorgonzola picado;
. 100 gramas de queijo provolone picado;
. 150 gramas de queijo parmesão picado;
. 200 gramas de creme de leite;
. Sal e noz-moscada ralada (a gosto);
. 1 cebola ralada;
. queijo parmesão ralado e ervas finas ou manjericão desidratado (a gosto) para gratinar.

Para o molho:

Derreta a manteiga e junte a cebola, refogando-a. Adicione a farinha de trigo e misture bem com o fouet, até ficar cremoso e reserve. No liquidificador bata o leite líquido com o queijo gorgonzola, provolone e parmesão picados até ficar cremoso e homogêneo. Junte o creme ao refogado da panela e misture bem. Leve ao fogo baixo para cozinhar até engrossar. Depois, desligue o fogo e adicione o creme de leite, o sal e a noz-moscada, misturando bem.

Para a lasagna 

Cozinhe a massa da lasanha conforme as instruções da embalagem. Escorra e reserve para montagem. Pré-aqueça o forno a 200 graus neste momento.

Para a montagem utilize um refratário médio e unte o fundo deste com manteiga ou azeite de oliva. Forre o fundo com uma camada da massa de lasanha cozida. Cubra a massa com uma porção do molho de queijos, e espalhe bem. Cubra com as fatias de muzzarela e repita as camadas de massa e molho de queijos, finalizando sempre com o queijo muzzarela. Ao final, polvilhe queijo parmesão ralado e ervas finas. Leve ao forno pré aquecido a 200 graus e deixe gratinar por cerca de 20 minutos, até a lasanha dourar levemente.

E para finalizar, é hora da sobremesa! Veja aqui as indicações das sete melhores sobremesas italianas!