Nada melhor do que finalizar a refeição com uma sobremesa deliciosa, não é mesmo? Para aqueles mais apaixonados por doces, esse é, muitas vezes, o momento mais esperado de um dia ou de uma ocasião especial.
Mesmo que ao falarmos em culinária italiana, pensarmos automaticamente em massas e outros pratos típicos, é inegável que as sobremesas não ficam para trás. O país oferece uma boa variedade de doces clássicos e para todos os gostos. E eles são deliciosos.
Por isso, preparamos essa lista com sete sobremesas italianas tradicionais para você provar quando estiver no país. Ou, mesmo, quando visitar um restaurante italiano. Confira!
1. Tiramisù
Esta sobremesa é uma das mais clássicas quando pensamos em comida italiana. Tanto que já compartilhamos a receita neste post, no qual ensinamos a fazer um cardápio 100% italiano completo.
A sobremesa, que tem como sabor mais marcante o café, foi criada no final do século XV. Várias regiões da Itália, porém, se consideram autoras, como Piemonte, Lombardia e Toscana. O rumor mais forte, no entanto, indica que o doce foi criado em Vêneto. Seu nome é derivado da expressão italiana Tirami Sù, que significa “me jogue para cima” ou “me levante”.
Além do café, o doce leva chocolate, queijo mascarpone e biscoitos. Muitos o comparam com o nosso famoso pavê.
2. Cannoli
Essa é uma sobremesa festiva! O cannoli foi criado na região do sul da Sicília para celebrar o carnaval. Já bem popularizado no Brasil e no mundo, o doce é feito com uma massa frita em uma forma parecida com um tubo, recheada com creme a base de ricota ou queijo mascarpone.
Os sabores desse creme podem variar entre baunilha, chocolate, pistache ou, mesmo, frutas cristalizadas. No Brasil, claro, existem versões menos tradicionais, com recheios de nutella e doce de leite.
3. Panna Cotta
Nessa sobremesa, o segredo é revelado no próprio nome: panna cotta significa “creme de leite cozido”. E essa é basicamente a sua composição, sendo assim uma espécie de pudim saborizado com baunilha.
Ao contrário da tradicional receita brasileira, porém, a panna cotta é acompanhada por calda, purê de frutas, chocolate ou caramelo.
4. Zeppole
O zeppole é uma espécie de rosquinha frita, feita com massa choux (manteiga, água, farinha e ovos) e recheada com creme de confeiteiro.
A sobremesa, tradicional de Nápoles, também é feita especialmente na época do carnaval e no dia 19 de março, dia de San Giuseppe (São José) e dia dos pais. O doce representa fartura.
5. Salame de chocolate
Mais um quitute que tem uma versão semelhante no Brasil. O salame de chocolate é um doce de chocolate com pedaços de biscoitos. Conseguiu identificar qual é o seu irmão brasileiro? Isso, mesmo. A palha italiana – que, como já contamos aqui, de italiana não tem nada.
O salame de chocolate, no entanto, é feito com manteiga, ovos, além de nozes, amêndoas e avelãs. O doce é tradicional nas regiões de Emilia Romagna e Piemonte.
6. Torrone
Esse provavelmente você conhece. Ao contrário dos anteriores, é encontrado facilmente em lojas de doces, não apenas em restaurantes. O doce é feito com clara de ovos, mel e amêndoas. E tem textura e sabores únicos.
Estima-se que sua origem seja de 1441, na cidade de Cremona. Na ocasião, confeiteiros locais fizeram um bolo à base de amêndoas e mel no formato de uma torre que existia na cidade. O bolo foi batizado de torrione, dando assim origem ao seu nome.
7. Gelato
Era impossível finalizar essa lista sem citar uma das sobremesas italianas mais populares: o gelato – ou sorvete, em bom português. Sua origem é bem antiga, cerca de 12 mil anos atrás. Mas, na era moderna, sua história começa no Renascimento, quando o alquimista Cosimo Ruggieri criou o primeiro sabor do que conhecemos hoje como gelato, o fior di latte.
Mas, independente da sua origem, sabemos que o gelato é feito com água, leite, açúcar e o sabor escolhido. Um dos seus grandes diferenciais está no fato de que não é usado nenhum produto químico na sua produção, seja emulsificante ou conservante. A textura perfeita é encontrada no equilíbrio certo entre água e açúcar.
Gostou dessa lista? Qual dessas sobremesas é a sua preferida? Qual você já fez em casa? Compartilhe conosco sua experiência pelo nosso Instagram, @DaItaliaCidadania.