Cidadania italiana: como montar sua árvore genealógica

Realizar o reconhecimento da cidadania italiana é o sonho de muitas pessoas. E ter o suporte legal de um escritório com profissionais especializados neste tipo de ação pode tornar o processo muito mais simples.

De todo modo, há uma série de etapas que são necessárias cumprir e uma delas é montar a sua árvore genealógica. Por isso, preparamos esse conteúdo para ajudá-lo a entender cada etapa.

Mas, antes de continuar a leitura, descubra aqui, no nosso quizz, se você tem direito à cidadania italiana. Agora sim, confira nossas dicas. Boa leitura!

Vantagens de realizar o processo de reconhecimento de cidadania

Para os brasileiros e brasileiras que têm antepassados italianos, reconhecer a cidadania pode ser um investimento muito interessante. Neste tipo de processo, além de manter sua cidadania e passaporte brasileiro, você também terá a cidadania e o passaporte italiano. Ou seja, não precisa abrir mão de nenhum direito, você vai apenas somar a eles.

Dentre as muitas vantagens, podemos destacar alguns pontos:

• não será preciso visto para entrar em diversos países, como Estados Unidos e Canadá;

• você e seus descendentes terão direito a tarifas consideravelmente mais baixas para estudar nas Universidades de todos os países que façam parte da União Europeia (é comum que as Universidades pratiquem valores mais altos para estrangeiros e mais acessíveis para os cidadãos europeus);

• maior facilidade em processos burocráticos como compra ou aluguel de imóveis;

• direitos como saúde pública e aposentadoria na Itália;

• você também poderá trabalhar legalmente em qualquer país que faça parte da União Europeia.

Como funciona o processo de reconhecimento de cidadania?

Para reconhecer sua cidadania italiana, é possível recorrer à via administrativa ou judicial. Cada um destes caminhos possui suas particularidades. Para que você saiba mais sobre os detalhes e caminhos para o reconhecimento, preparamos um e-book completo esclarecendo todas as dúvidas que recebemos. Você pode fazer o download do passo a passo através deste link aqui.

De qualquer forma, alguns passos são comuns, independente da via em que seu caso se encaixe. E um deles é a necessidade de montar uma árvore genealógica. É comum que os processos de reconhecimento judiciais sejam feitos em família, por exemplo: você, seus irmãos, seu pai e sua tia podem todos entrar, conjuntamente, com um processo.

Isso torna a ação não somente mais prática para todos os envolvidos como também diminui o preço a ser pago por cada pessoa. Além disso, ajuda na investigação dos seus antepassados até chegar ao italiano ou italiana em questão.

Como montar a sua árvore genealógica

À primeira vista pode parecer um processo simples, mas esteja preparado para alguns momentos desafiadores. A árvore de sua família deve partir da pessoa mais jovem a adquirir a cidadania no processo – seja você, seu filho ou um irmão mais novo, por exemplo – e se estender até o antepassado italiano.

Começar da pessoa mais jovem irá facilitar a organização lógica de todo o processo. Você precisará citar os pais de todos os parentes. Também será preciso incluir os casamentos. Mesmo que os cônjuges em questão não estejam no processo, será preciso citá-los para organizar a genealogia de forma completa e clara.

Sugerimos conversar com as pessoas de sua família, especialmente os parentes com mais idade. Eles poderão auxiliar neste processo. Além disso, existem alguns sites aos quais você pode recorrer. Selecionamos alguns.

Family Search

site é bastante intuitivo e possui ferramentas fáceis para pesquisa e organização da árvore genealógica. A ferramenta é totalmente gratuita, se trata de uma iniciativa sem fins lucrativos e tem um acervo que se estende a 100 países.

Ancestry

acervo de certidões do site abrange mais de 20 bilhões de registros espalhados por 80 países. Ao contrário do site anterior, o Ancestry permite somente duas semanas de uso gratuito, passando a cobrar uma taxa de cerca de R$100 mensais após o período de teste.

Caso você já esteja com suas pesquisas no site bem desenhadas, o período de 14 dias pode ser tudo o que você precisa para finalizar a árvore, descartando a necessidade de assinatura.

Arquivo Nacional e Abrasp

Tanto no Arquivo Nacional brasileiro quanto na Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (Asbrap) você também poderá encontrar os registros que procura. Além de fazer sua investigação de forma autônoma, também é possível solicitar suporte com ambas as equipes responsáveis para conseguir montar sua árvore genealógica.

Precisa de suporte legal para este processo? Nossa equipe pode ajudar. Envie uma mensagem clicando aqui.