Comidas de rua para experimentar na Itália

Um amante de viagens sabe: nada melhor para conhecer a cultura de um lugar do que sua comida. Quando falamos em Itália, logo pensamos em pasta, lasanha, pizza, vinhos… Mas, se engana quem acredita que todo o tesouro está nos restaurantes. Nas barraquinhas de rua também podemos encontrar delícias que contam a história do lugar.

Se você faz questão de explorar essas iguarias, este artigo é para você. Listamos dez comidas de rua tradicionais da Itália para que você experimente na sua próxima visita ao país. Confira a seguir e buon appetito!

Leia também: Italiano básico: aprenda algumas expressões fundamentais para a sua viagem.

Conheça 10 comidas de rua italianas

Antes de continuar a leitura, temos um aviso: este artigo não é recomendado para pessoas que estão com fome ou longe da hora de comer. Com certeza nossa lista vai abrir o seu apetite! Recado dado, confira agora dez pratos populares que você precisa experimentar na Itália.

Pesce Fritto al Cono

Como o próprio nome indica, esse prato é um peixe frito, à milanesa, servido em um cone de papel e com palitinhos. Esta delícia é encontrada, especialmente, em cidades portuárias. Em muitos lugares, inclusive, é possível ver o fruto do mar saindo do mar e ser frito na hora, bem na sua frente. Por conta do frescor desse prato, ele pode ser servido com peixe, camarão ou lula. Tudo depende do resultado da pesca do dia.

Arancini

Um dos tesouros da culinária tradicional da Sicília, mas popular em todo o país. E se você não se familiarizou com o nome, a iguaria é bem mais simples do que parece. O arancini é uma espécie de croquete de arroz frito – pode ser feito, também, com arroz de risoto. Entre as opções de recheio temos molho de carne, molho de tomate, queijo, frango e outros ingredientes.

Zeppole

Este é um doce tradicional de Roma e Nápoles, mas que pode ser encontrado em todo o país. Ele nada mais é do que uma espécie de pastel com massa fina e frita. Pode ser servido com diferentes coberturas, como açúcar (a original), chocolate e geleias.

Stigghiola

Mais um prato típico da Sicília. À primeira vista, essa delícia se parece muito com os nossos espetinhos. A diferença está na proteína, pois o stigghiola é feito com a carne do intestino de ovelhas, cabras ou galinhas. Ou seja, tripas temperadas com sal e ervas, colocadas no espetinho e assadas na grelha.

Pani ca meusa

A tradução do nome desse prato já indica do que ele é feito: pão com baço. Isso, mesmo. Esse é uma espécie de sanduíche feito com pulmão e baço de vitela. Em muitos casos, é acompanhado com queijo.

Leia também: 10 filmes para se sentir na Itália

Panino con porchetta

Uma das comidas de rua mais encontradas na região central da Itália. Se, até então, os pratos da nossa lista estavam muito exóticos, esse sanduíche leva apenas carne de porco assada dentro de um delicioso pão macio.

Piadina

piadina é um tipo de pão que existe desde a época do império romano, com influência da culinária do Oriente Médio. É muito parecida com um wrap e pode levar diferentes recheios. O sabor mais tradicional é feito com queijo muçarela fresco e chicória.

Lampredotto

lampredotto é um prato típico da região da Toscana. Ele nada mais é que um cozido de carne de estômago de vaca que leva muito tempero, como cebola, ervas, salsa e aipo. É servido sozinho ou na forma de sanduíche.

Crema fritta

Esse doce é tradicional de Veneza. Mas, como muitos dos que já citamos, também é servido em diferentes regiões da Itália. Como o próprio nome indica, é feito com creme frito que, depois de firme, é cortado em pequenos pedaços, empanado e frito. Isso faz com que sejam crocantes e cremosos por dentro. Para finalizar, é polvilhado com açúcar e canela.

Panelle

Por fim, panelle é um tipo de bolinho feito com farinha de grão-de-bico. Este é um prato tradicional da Sicília, mas acredita-se que tenha origem árabe. É servido sozinho ou como recheio de sanduíches.

Gostou dessas dicas? Se sentiu falta de algum prato, compartilhe conosco no nosso Instagram para que possamos fazer uma versão dois desse post. Até a próxima!