A estação mais florida do ano está chegando. Se ela já é bonita em qualquer lugar do mundo, na Itália é para lá de especial. O dia 20 de março marca o início da primavera no hemisfério norte, estação que tem a preferência de muitos viajantes – e vamos te contar o porquê.
Devido às temperaturas mais amenas, a primavera é a época ideal para explorar novos horizontes. O inverno europeu pode ser muito rigoroso, exigir roupas pesadas e ser até um obstáculo para passeios ao ar livre e para conhecer as ruas da cidade – apesar de a Itália não registrar temperaturas tão baixas quanto os países nórdicos. O verão na Europa pode ser tão quente quanto no Brasil e a menos que os planos da viagem envolvam praias de maneira quase exclusiva, nossa dica é aproveitar os ares primaveris no velho continente.
Este momento pode não ser o mais propício para se deslocar, mas que tal conhecer como é a primavera na Itália e preparar o passeio para o ano que vem?
Leia também: Como é o inverno na Itália
Clima e temperatura
A variação média de temperatura na Itália durante a primavera é entre 10º e 28º. Por isso é bom que você leve um casaco levinho se ficar por muitas horas na rua, lembrando que as temperaturas baixas ocorrem principalmente durante a madrugada. Se o seu itinerário não envolver os clubes italianos, a dica do casaco pode até se tornar desnecessária. Os dias nessa época costumam ser ensolarados, longos e sem muita ameaça de chuva.
E por falar em dias longos…
Horário de verão na primavera
Se você é daquelas pessoas que adora ter uma hora a mais de sol durante os dias de verão no Brasil, na Itália será possível matar essa saudade. Apesar de se chamar “horário de verão”, ele começa junto com a primavera e se estende por boa parte dos meses. Neste ano de 2021 está marcado para 28 de março e termina somente no final de outubro, já no outono.
Atividades ao ar livre
Sabe os passeios de bicicleta em charmosas estradas floridas e os piqueniques nos parques, frequentemente retratados em filmes gravados na Europa? Este não é o tipo de programação encenada somente para as telonas. Especialmente durante a primavera é muito comum ver italianos e italianas curtindo o dia ao ar livre dessa forma.
Em cidades como Milão e Roma você também vai encontrar uma enorme variedade de rooftops – bares que ficam na cobertura dos prédios – e pode ter certeza que será uma delícia apreciar a vista da cidade curtindo as bebidas e a gastronomia local.
Além disso, shows, festivais e atividades culturais, muitas vezes gratuitas, são predominantemente realizadas durante a primavera e o verão. Você vai se surpreender com a variedade nas opções de lazer!
Leia também: Como viajar de trem pela Itália
Alguns cuidados durante a primavera
Justamente por ser uma época mais quente e muito florida, algumas regiões das cidades italianas podem ter muitos mosquitos à espreita, especialmente se você for aproveitar o dia relaxando em um parque ou jardim. Por isso, não deixe de levar um repelente na mala ou de comprar um quando chegar ao país.
Outro cuidado é com o sol. Mesmo que o calor não seja tão forte como no Brasil, lembre-se de passar filtro solar no rosto e no corpo, especialmente em áreas de maior exposição como braços, pernas e pés. É comum que haja vermelhidão com o tempo ou as já muito conhecidas queimaduras de sol que, mesmo sem se tratarem de algo grave, podem atrapalhar o seu conforto nos passeios seguintes.
Cuide-se e aproveite ao máximo cada momento da primavera na Itália!