Como é o carnaval na Itália

carnaval

“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual”, já diziam os Novos Baianos há algumas décadas, entoando o hino que faz o carnaval de milhares de brasileiros mais bonito até hoje! O amor pelo carnaval parece que está inserido em nosso DNA – salvo algumas exceções, é claro, que preferem sossego e descanso do famoso feriado de fevereiro e março. E seja no bloco de rua, na pipoca, no camarote, no sambódromo, em Olinda, Salvador, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, o carnaval é uma data amada pra lá de aguardada no calendário. Dizem até que o ano só começa depois dele. Mas você sabia que esse amor e empolgação para o carnaval não é uma exclusividade brasileira? Acredite se quiser, há carnaval em diversos países da europa, como Portugal, França e, é claro, na Itália, ainda que os formatos sejam um pouco diferentes do que estamos habituados.

Devido à pandemia de covid-19, ano ano de 2021 não contou com a festividade e, ao que tudo indica e para a segurança dos foliões, em 2022 a situação será a mesma. Cidades que são referência no Brasil já anunciaram que não farão o seu tradicional carnaval de rua. É possível que haja algumas festas em locais fechados, dependendo das regras estipuladas por cada prefeitura, mas carnaval mesmo, como a gente conhece e gosta, fica, esperançosamente, para o próximo ano. Na Europa, a situação é semelhante. A maior parte dos países optou por deixar o carnaval em segundo plano, para evitar as grandes aglomerações na rua. Apesar disso, algumas festas vão acontecer (em menor escala, com controle de pessoas, testes e certificados de vacinação). Seja para esse ano ou para o outro, deixamos aqui o convite para que você conheça o carnaval na Itália! Saiba tudo sobre ele neste artigo e já programe a sua próxima viagem!

Leia também: 3 estações de trem mais bonitas da Itália

Tradição na Itália

A festa na Itália, pode-se dizer que é tão tradicional quanto a nossa, mas é claro, há uma série de diferenças entre as tradições brasileiras e italianas. Podemos começar por uma que se torna bastante evidente ao desembarcar no país: o clima. É bem verdade que, considerando outros países europeus, a Itália nem é dos mais gelados. Mas não se engane, as temperaturas podem, ainda assim, ser bastante baixas. Leve em consideração que os meses de janeiro e fevereiro, quando ocorre o carnaval, são meses de inverno no hemisfério norte, então costuma ainda estar bem frio nessa época por lá.

Na Itália, o carnaval também acontece após os 40 dias de “jejum” da quaresma, mas desde a Roma antiga a data já era utilizada como dias de brincadeiras e diversão em honra do deus Saturno. A proposta era subverter a ordem social. Já em 1.296 a festa foi oficializada nos calendários, graças ao senado de Veneza.

O carnaval veneziano

Você sabia que ele não é o único da Itália? Outras cidades também comemoram a festividade apesar de que a cidade dos canais tem sim o carnaval mais famoso do país (e é considerado um dos maiores do mundo!). Ele dura 10 dias e atrai turistas da própria Itália, de toda a Europa e de pessoas de outras partes do mundo também.

Tradicionalmente, as pessoas usam roupas pesadas, com diversas camadas de tecido, mangas bufantes, fitas, peles e rendas. Justamente por serem tão elaboradas, as roupas também são caras. Ficam em torno de 200 euros, podendo ser vendidas por valores ainda mais altos. É por isso que a maior parte das pessoas que saem fantasiadas são as pessoas da região. Além das roupas, temos também as máscaras. Elas são mais acessíveis e, por isso, muitos turistas optam pela compra somente do acessório, que fica em torno de 30 euros. O uso de máscara era feito, antigamente, também por membros da nobreza, que se disfarçavam para celebrar a data nas ruas.

O primeiro dia é marcado pelo voo do anjo, uma apresentação que acontece na belíssima Praça São Marco. A partir daí são muitas gôndolas circulando pelos canais, ruas cheias, festas típicas em bares, restaurantes e cafés e grandes bailes nos imponentes palácios venezianos!

Agora que você já sabe tudo sobre o carnaval italiano, que tal descobrir mais algumas curiosidades sobre o país também? Leia mais sobre a Itália aqui!