Conheça algumas curiosidades sobre a Itália

A grande era de imigrações de italianos para o Brasil nos deixou muito próximos da cultura daquele país. A clássica macarronada de domingo que o diga! Mas, apesar disso, existem algumas peculiaridades que só quem nasceu ou vive na Itália há algum tempo conhece.

Por isso, preparamos este post com curiosidades sobre a “terra nostra” em quatro diferentes categorias. Se conhece mais alguma que tenha ficado de fora, conte pra gente no nosso Instagram: @daitlaianacidadania.

Curiosidades sobre a culinária italiana

A culinária talvez seja o ponto de maior proximidade que temos com a cultura italiana. Afinal, inserimos diversas receitas típicas no nosso dia a dia. A pizza marguerita, por exemplo, é muito tradicional em todo o Brasil. Mas, você sabia que ela surgiu para representar a bandeira da Itália? O manjericão representa o verde, tomate o vermelho e muçarela, o branco.

Outra curiosidade está relacionada ao uso de garfo. A Itália foi o primeiro país da Europa a usar o utensílio, em razão do espaguete.

A fidelidade dos italianos em relação à sua culinária foi responsável por um curioso evento em 1986. Quando o primeiro McDonald’s de Roma foi inaugurado, algumas pessoas organizaram um protesto no qual foi distribuído espaguete de graça para a população em frente à lanchonete. A motivação? Lembrar aos moradores da cidade a herança culinária do país. Apesar disso, a rede de fast food tem, atualmente, cerca de 500 lojas por lá.

Fatos históricos

A Universidade de Bologna é a mais antiga do país e do mundo ocidental, fundada em 1088. Já a Universidade de Roma, fundada em 1303 e conhecida como La Sapienza”, é a maior da Europa, com cerca de 150 mil estudantes. Foi também na Itália que se formou a primeira mulher PhD do mundo, em 1678, em Pádua. Elena Lucrezia Cornaro Piscopia também foi a primeira mulher a receber um diploma universitário.

O nome mais comum na Itália é Ferrari. Este também é um nome muito comumente encontrado na comunidade italiana do Brasil.

Mais um fato curioso é relacionado com o museu de Florença. Nele, é possível ver o dedo médio, o dedão e um dente do físico, matemático, astrônomo e filósofo, Galileu Galilei. Seus restos mortais foram encontrados por acaso por um colecionador, em 2010. O intelectual, que viveu na Itália entre 1564 e 1642, inventou o termômetro em 1592.

Comportamento dos italianos

No nosso blog, você encontra um post com as principais diferenças entre o comportamento de italianos e brasileiros. Confira ele na íntegra aqui. Então, nesse tópico, vamos apresentar cinco curiosidades rápidas:

. Os italianos podem até ter começado a usar garfo antes de outros países da Europa por conta do macarrão, mas usar talheres para comer a pizza pode soar como ofensa.

. Cerca de ⅓ dos italianos nunca usou a internet.

. Os torcedores de futebol mais fanáticos são conhecidos como tifosi. A palavra é derivada de uma doença que deixa a pessoa muito febril.

. Para os italianos, os números 13 e 17 dão muito azar. Além disso, outras superstições incluem chuva no dia do casamento e o noivo levar um pedaço de ferro no bolso.

. O italiano é apaixonado por café. Por ano, cada um consome uma média de 3,7 kg.

Turismo na Itália

Quem nunca esteve na Itália, com certeza, tem o país como um dos destinos dos sonhos. Apenas em 2019, a estimativa é que 713 mil turistas se hospedaram no país.

Existe, inclusive, uma lenda que diz que, quem vai à Roma e pretende voltar na cidade, deve jogar uma moeda na Fontana di Trevi – de costas, com a mão direita, por cima do ombro esquerdo. E isso rende um volume de cerca de 3 mil euros por dia em moedas jogadas na fonte. O valor é recolhido recorrentemente e doado para comunidades carentes.

A Itália é o país com mais Patrimônios Mundiais da UNESCO do mundo. No total, são 50. Entre eles estão o Jardim Botânico de Pádua, Verona, Assis, Basílica de São Francisco e a Costa Amalfitana.

A Itália tem tantos pontos turísticos que um deles está no fundo do mar. Na baía de San Fruttuoso, é possível encontrar uma escultura de bronze submersa desde 1954. A obra, que representa Cristo, é uma homenagem ao primeiro mergulhador italiano, Dario Gonzatti, que morreu perto do local.

Gostou de saber dessas curiosidades? Encontrou alguma que ainda não conhecia? Aproveite que finalizou este artigo e confira outro que pode te interessar: Italiano básico: aprenda algumas expressões fundamentais para a sua viagem.