Que tal uma vida nova? Esse é o sonho e o objetivo de muitas das pessoas que se mudam para Europa todos os anos. Ao dar este passo é preciso coragem. Embora apenas coragem não baste e seja necessário também estar em regularidade com a lei italiana. Por exemplo, caso você ainda não tenha feito ou não tenha direito ao reconhecimento de cidadania você precisará de um motivo formal caso queira focar no país mais de 90 dias no país. Este motivo pode ser um vínculo de trabalho, de estudo ou de voluntariado, por exemplo. Seja como for, será preciso apresentá-lo. Para pessoas que já possuem a cidadania italiana, o visto deixa de ser necessário.
Fato é que, ao chegar em um país diferente, tudo é novo. Mesmo as coisas mais básicas do cotidiano terão que ser reaprendidas porque, embora a Itália possua uma longa lista de semelhanças com o Brasil, sempre há muito o que aprender. Se você conhece alguém que tenha saído do Brasil para morar no exterior, pode comprovar isso em uma conversa rápida: pagar contas, ir ao médico, se matricular em uma academia, alugar um quarto ou apartamento, fazer um cartão de biblioteca, tudo é novidade. Inclusive ir ao supermercado e é sobre isso que vamos falar neste texto. Você sabe como são os supermercados italianos? Nós te contaremos logo abaixo!
Leia também: Pizza napolitana: aprenda como fazer a receita tradicional
Quais são os supermercados que existem na Itália?
Assim como no Brasil, existem diversos supermercados na Itália. Algumas redes são grandes franquias que estão espalhadas por diversos países (certamente você já fez compras em algumas delas, inclusive no Brasil), e algumas foram fundadas e permanecem atuando exclusivamente na Itália.
São eles:
- Esselunga
- Lidl*
- Eurospin*
- Conad
- Carrefour
- Coop
- Pam
- Bennet
- Famila
- Aldi*
- Iper
- MD*
- Penny Market*
- D-Più Discount*
E eles são todos iguais?
Não, não são. Alguns possuem produtos mais voltados para a produção artesanal, outros têm uma seleção mais sofisticada de itens e alguns são conhecidos por terem os melhores preços. Notou que na lista acima alguns estão marcados com um asterisco? Pois bem, são justamente eles os supermercados mais econômicos para se fazer compras.
Leia também: Comida italiana: 7 erros para não cometer
Como economizar nas compras de supermercado
Além de ir aos locais que têm preços mais baratos e estar sempre de olho na sinalização dos produtos em promoção ao circular pelos corredores, há mais algumas formas de poupar dinheiro ao fazer as suas compras!
As grandes redes, todas, possuem marcas próprias. Também chamadas de marcas brancas. Por serem da fabricação daquela mesma rede elas, em 95% dos casos, terão os melhores preços. E se você acha que isso vai afetar na qualidade do produto, pode ficar tranquilo. A maioria dos produtos tem alto nível de aprovação, vale experimentar e tirar as próprias conclusões.
Além disso, muitas redes têm cartões de fidelidade que você pode solicitar pessoalmente na loja ou mesmo pelo app, e você pode acumular pontos ou usufruir de descontos especiais. Os cupons também são bastante comuns, e os produtos em oferta através deles costumam mudar em escala semanal ou a cada mês.
O que você compra com 15 euros em um supermercado italiano
É comum ver, especialmente nas redes sociais, pessoas em diferentes países mostrando quais produtos comuns de uma cesta básica você pode comprar com determinada quantia da moeda local. É, sim, verdade que o Euro possui uma grande diferença para a moeda brasileira (a cotação costuma ser entre 6 e 7 vezes a mais). Ainda assim, existem algumas vantagens quando o assunto é dinheiro, e uma delas é o poder de compra. Essa é uma diferença sentida de maneira muito clara por quem se muda para a Europa, em especial os que possuem custos de vida mais acessíveis, como é o caso da Itália.
Por exemplo, com 15 euros, você pode comprar os seguintes itens em um supermercado italiano:
- 1 pacote de macarrão
- 1 kg de tomates
- 1 kg de batatas
- 1 kg de cebolas
- 1 litro de azeite de oliva extra virgem
- 1 kg de arroz
- 1 dúzia de ovos
- 1 kg de laranjas para suco
- 1 litro de leite
- 1 pacote de biscoitos
Pense só no que você pode comprar com R$15 em um supermercado no Brasil. A diferença é mesmo surpreendente, não é?