Como tirar o passaporte italiano

Você sabia? O passaporte italiano é o terceiro mais poderoso do mundo e oferece acesso facilitado a 173 países. Todo o poder associado a esse documento torna-o muito cobiçado e um desejo enorme para muitas pessoas.

Se esse é o seu caso, preparamos este artigo para que você entenda mais sobre quem tem direito ao passaporte italiano, como solicitar e quais os custos. Confira a seguir e, caso tenha dúvidas sobre o processo, fale com nossa equipe. Boa leitura!

Quem pode solicitar o passaporte italiano?

O passaporte é um documento de identificação obrigatório para a realização de viagens internacionais. Não se trata de um documento obrigatório para um cidadão, mas essencial para quem quer visitar outros países.

O passaporte italiano é um direito de quem é cidadão italiano, ainda que naturalizado através do matrimônio ou após morar legalmente no país por mais de 10 anos. Se você não tem certeza se possui direito à cidadania, confira neste post as formas de adquiri-la. Além disso, realize o teste no nosso site.

Se você ainda não tem a cidadania italiana, mas se enquadra em um dos casos que te dão o direito, fale com nossa equipe e faça agora mesmo o seu pedido. O passaporte é uma consequência da cidadania e, portanto, é só depois de havê-la reconhecida que a solicitação do documento se torna possível.

Por que solicitar o passaporte italiano?

O passaporte italiano é um documento que dá ao cidadão diversos benefícios. O primeiro é o direito de viajar por países da Europa, e mesmo Estados Unidos, sem necessidade de solicitar o visto de entrada.

Além disso, permite morar legalmente nos países pertencentes à UE. Se você tiver interesse em trabalhar na Europa, por exemplo, pode ser um diferencial na hora de entrar no mercado de trabalho, pois isenta a empresa de lidar com burocracias para a contratação de um funcionário estrangeiro.

Como solicitar o passaporte?

A solicitação do passaporte italiano pode ser feita tanto no Brasil quanto na Itália. Conheça como proceder em cada um dos caminhos possíveis.

Solicitação de passaporte no Brasil

Para fazer o pedido do passaporte italiano no Brasil, é necessário ter sua inscrição A.I.R.E. (Cadastro de Italianos Residentes no Exterior) atualizada no Consulado Italiano competente pela sua região de residência. Existem, no país, seis consulados. Eles estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife.

Para fazer o pedido, você deve agendar um horário no consulado em questão, pela internet. Os sites de cada um estão disponíveis aqui. No dia agendado, você deve levar os seguintes documentos originais (os documentos podem variar de acordo com o consulado, então confira antes de se deslocar):

. Documento de identificação;

. Passaporte brasileiro, se você tiver;

. Duas fotos recentes de tamanho 35 x 40 mm;

. Comprovante de residência no nome do requerente.

Para quem tem um ou mais filhos menores de idade, é preciso apresentar um documento de consentimento, atto di assenso, do outro progenitor – mesmo que sejam casados.

O custo da emissão do passaporte é de 117,50 euros, valor convertido para reais de acordo com o câmbio. Este é atualizado a cada três meses.

O prazo de entrega varia muito de acordo com cada consulado. Alguns, enviam o passaporte em cerca de 30 dias através dos correios. Já outros entregam no mesmo dia, ou no dia seguinte. Informe-se diretamente com o consulado no qual será realizado o seu processo.

Solicitação de passaporte na Itália

Já para fazer o pedido de passaporte na Itália, o solicitante deve ser residente do país, com inscrição no comune do local de residência.

No país, a Questura da Província ou o Ofício Passaporto do Comissariato do Comune são responsáveis por emitir o documento. Para fazer a solicitação, é necessário agendar o pedido no site Passaporte Online. Também é possível ir ao Departamento de Polícia, especificamente no setor de emissão de passaportes.

São necessários os seguintes documentos para solicitar o passaporte na Itália (originais e cópias):

. Formulário de pedido preenchido;

. Documento de identificação;

. Duas fotos recentes, tamanho de passaporte e fundo branco;

. Comprovante de pagamento da taxa administrativa na Posta Italiana (correios da Itália);

. Comprovante de pagamento da marca da bollo per passaporto.

O valor do passaporte é 117,50 euros. Da mesma forma como no Brasil, o prazo de emissão varia em cada região. Normalmente, entre 20 e 30 dias.

A validade do passaporte italiano é de 10 anos, período contado a partir da emissão.

Não se esqueça: o passaporte só pode ser solicitado após o reconhecimento da cidadania italiana. Se você tem esse direito e ainda não deu entrada no processo, fale com nossa equipe.