Viajar, é uma atividade de lazer que, se dermos sorte, ocupa a maior parte das nossas férias e também de alguns finais de semana que se tornam mais especiais. Porém, apesar de servir para que o viajante conheça novas culturas, se divirta e, especialmente, descanse a mente do ritmo acelerado do dia a dia, planejar uma viagem também demanda um certo trabalho. Com exceção dos passeios para as redondezas, daqueles que são feitos em um momento de espontaneidade e impulso, viagens precisam de um certo grau de planejamento: onde o viajante vai se hospedar, quais atividades vai realizar durante o passeio, onde é melhor comprar as passagens com bom preço, seguro de viagem, fazer o câmbio e documentação exigida para o destino escolhido.
Quando o destino escolhido se tratava da Europa, apesar de ser necessário um certo investimento financeiro, uma coisa era de grande ajuda: não precisar de visto para entrada na UE. Para quem vinha do Brasil e planejava fazer uma viagem com tempo inferior a 90 dias, era quase como pegar as malas e ir. Era, porque isso vai mudar em breve. A partir do final deste ano, a União Europeia vai passar a exigir um visto de turismo para viajantes brasileiros e de outros 60 países, o ETIAS. Saiba mais sobre ele em nosso artigo!
Leia também: Vale a pena usar cartão de crédito na viagem para a Europa?
O que é o ETIAS
O ETIAS é o novo visto que vai passar a ser exigido de brasileiros (e cidadãos de determinadas outras nacionalidades também) para o turismo na Europa.
Até então, quem pretendia passar menos de 3 meses no velho continente não precisava de mostrar nenhuma documentação específica (exceto os testes negativos de PCR e Declarações do Viajante que passaram a ser exigidas devido à pandemia).
De acordo com órgão oficiais, envolvidos na criação e implementação do ETIAS, o objetivo do visto é delimitar o acesso para controle de tráfico humano, questões sanitárias e doenças, terrosirmo, atitudes fraudulentas, tráfico de drogas, entre outras razões.
O visto terá a validade de 3 anos a partir da data de emissão e o custo para tirá-lo será de 7 euros – pessoas acima dos 70 anos ficarão isentas desta cobrança.
Em caso de infração, ou seja, que o turista fique mais do que os 90 dias permitidos pelo visto, ele estará sujeito a multa ou até a deportação.
Como solicitar o Etias
A solicitação será facilitada, de acordo com os órgãos governamentais. Todo o processo será realizado online e vai envolver o preenchimento de um formulário acerca da viagem. Questões como duração do passeio, países que serão visitados e locais de hospedagem possivelmente serão contempladas, assim como informações pessoais do viajante.
O formulário é individual mas, para pessoas abaixo de 18 anos poderá ser respondido pelos pais ou responsáveis.
Também será preciso estar em posse de documentos de identidade e um passaporte válido por 90 dias após a finalização do passeio.
A antecedência recomendada para fazer a solicitação é de, pelo menos, 15 a 20 dias, lembrando que pode ser que sejam exigidos do turista alguns documentos adicionais.
Aprovação do visto
O prazo divulgado para a aprovação do visto é de, no máximo, 72 horas a partir da solicitação. A resposta será enviada para o e-mail utilizado no cadastro. Como anexo, o ETIAS já será encaminhado neste mesmo e-mail de retorno.
Caso seja negado, também será dada uma justificativa para a decisão e o viajante poderá recorrer da decisão.
Quais países vão passar a exigir o ETIAS?
A lista de países divulgada até o momento é essa que mencionamos abaixo. Vale lembrar que ainda é possível que haja alterações, já que a medida será efetivada somente no final de 2022. Confira quais os países aderentes ao ETIAS:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Mônaco
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- San Marino
- Suécia
- Suíça
- Vaticano
Além de estar em posse de toda a documentação necessária, comprar passagens com preços competitivos também é importante para quem pretende viajar. Você sabe onde encontrá-las? Veja neste post!