Está com saudades da Itália? Nós entendemos! Já faz algum tempo que não desembarcamos em nosso país favorito. É claro que o período de pandemia impossibilitou as viagens mas, mesmo sem ter acabado por completo, agora é muito mais possível – e seguro – ir passear, incluindo em destinos internacionais. Porém, a situação estava um pouco complicada para quem vinha do Brasil. A Itália decidiu, por um longo período, não aceitar turistas brasileiros, devido às questões de controle com relação à pandemia, mas as boas notícias chegaram!
Na última semana de fevereiro foram publicadas, pelo Ministério da Saúde italiano, as novas regras de viagem, onde passageiros de todos os países tiveram o acesso liberado para a Itália. O documento tem validade até 31 de março e, depois desta data, pode ser prorrogado ou revogado. Porém, ainda há algumas regras, como preencher e apresentar o Formulário de Localização de Passageiros ao embarcar, não apresentar nenhum sintoma de Covid-19 além de levar consigo uma certificação negativa. Estando em posse de tudo isso, não devem haver problemas. Por isso, deixamos aqui um convite: que tal aproveitar 2 dias em Florença com o nosso roteiro?
Nós já falamos, nesta mesma série de artigos, sobre Veneza, Milão, Roma, Nápoles e Bolonha e, agora, seguimos para o nosso último destino. Aperte os cintos e boa leitura!
Conhecendo Florença
Você pode chegar a esta charmosa cidade italiana de carro, trem ou de avião. A capital da região da Toscana fica no centro-norte do país e é de muito fácil acesso. Ela já foi considerada, por muito tempo, a capital da moda italiana, porém cedeu o título a Milão. Para decidir a melhor época de ir, é importante refletir o que você espera da sua viagem. Durante os meses de verão a temperatura é alta e ultrapassa os 30°, e é quando a cidade fica mais movimentada: shows, intervenções artísticas, festas nas praças e parques, ruas cheias, muitos turistas. Já pela primavera e outono as temperaturas são consideravelmente mais amenas e a cidade fica mais tranquila. Para quem quer mais sossego, pode ser uma boa ideia!
Por lá, nós recomendamos caminhar. Florença não é uma cidade muito grande, e boa parte das obras e pontos turísticos de maior relevância ficam perto. Por isso, tente explorar a cidade caminhando, e você ainda irá economizar 1,20 euros por trajeto, preço da passagem por lá. Por se tratar de uma viagem de apenas 2 dias, não recomendamos o Firenze Card, que dá acesso aos pontos turísticos e à circulação nos meios de transporte por 79 a 92 euros. Caso você se apaixone por este destino e decida por ficar um pouco mais, aí pode ser um investimento interessante.
Roteiro de 2 dias em Florença
Preparado? Confira nossa sugestão de roteiro para 2 dias em Florença.
1º dia em Florença
Para começar o seu passeio com o pé direito, dê o start na belíssima Piazza del Duomo, onde fica a Duomo de Florença ou Catedral de Santa Maria Del Fiore. Esta é a terceira maior igreja do mundo! A fachada é composta por mármore colorido e a entrada é gratuita (não deixe de fazê-lo). De lá, siga para a Galleria degli Uffizi para ver duas obras de Botticelli ao vivo (Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera).
Lembre-se de comprar o ingresso com antecedência, assim como para a Galleria dell’a Academia, que você vai visitar logo após a pausa para o almoço. Spoiler: É lá que fica a escultura Davi, de Michelangelo.
Depois, passe pela Ponte Vecchio e siga até a Piazzale Michelangelo para ver o pôr do sol. O jantar será no Mercato Centrale, onde você poderá apreciar uma série de pequenos pratos em diferentes lojinhas. Pode curtir a noite com calma, o local fica aberto até 00h.
2° dia em Florença
Neste segundo dia, temos duas igrejas pela manhã: a Basilica di Santa Croce, onde estão enterrados Michelangelo, Galileo Galilei e Maquiavel, e depois a Santa Maria Novella, toda feita em estilo gótico. Encerrando a manhã temos o Museo Nazionalle del Bargello, seguido da pausa para o almoço. Ali mesmo pela região você encontra boas opções.
Faça a digestão caminhando pelo Palazzo Pitti & Jardins de Boboli, antigo Palácio Real de Florença. E aqui, o roteiro se divide. Para quem gosta de moda, os passeios imperdíveis são: O museu da Salvatore Ferragamo, da Gucci e o Museu do Traje e da Moda. Se este tipo de sugestão não te atrai, sem problemas (apesar de serem passeios interessantes até para quem não tem uma forte relação com a moda, suas histórias e tendências).
Você pode substituir o trio fashion pela Piazza de La Signoria e pelo Palazzo Vecchio. Depois disso é escolher um restaurante para jantar e se despedir desta linda cidade!
Você já vai? Não deixe de, antes, ler o nosso artigo sobre seguro de viagem para a Itália! Você pode precisar dele e há formas de obtê-lo de forma totalmente gratuita! Saiba mais aqui.