Vamos viajar? Este convite ficou muito tempo sem ser feito, não é mesmo? Devido às restrições sanitárias em razão da pandemia de coronavírus foi preciso deixar, por um certo tempo, o passaporte guardado na gaveta. Porém, cada vez mais as viagens voltam a ser possíveis. São poucos os países que ainda têm restrições ao turismo e desde que você esteja em posse do seu comprovante de vacinação, não terá dificuldades de acesso aos lugares e atrações turísticas.
Lembre-se sempre de que a entrada nos países europeus, para chega de fora, geralmente está ligada também à apresentação de teste negativo para Covid-19, portanto, confira sempre estes detalhes antes de viajar. Estando com tudo pronto é hora de aproveitar as incríveis atrações que a Itália guarda e, no caso deste artigo, especificamente a capital da moda italiana. Te convidamos para 2 dias em Milão com as nossas dicas do que você não pode perder quando estiver por lá! Tudo pronto? É hora de embarcar!
Leia também: Saiba onde encontrar as melhores passagens para a Itália
Roteiro: 2 dias em Milão
A cidade de Milão é conhecida no mundo inteiro, especialmente com o adendo de “capital da moda”. E isso tem razão de ser. A tradição de tear, compra e venda de tecidos da região é muitíssimo antiga. Além disso, diversas marcas conhecidas – e desejadas – em todo o mundo nasceram na cidade. Em um passeio rápido pelas ruas de Milão você pode encontrar vitrines incríveis e muitos transeuntes com roupas de encher os olhos. É bem verdade que, por lá, se respira moda (mas não só isso). Milão também é destaque em termos de arquitetura, além de ser uma cidade muito acessível em relação aos transportes.
Em termos de custo de vida é que a situação fica diferente, já que é a cidade mais cara de se viver na Itália. Ao todo, a população da metrópole na região da Lombardia é de mais de 1,3 milhões de pessoas. Sendo, assim, uma das maiores cidades da Europa. Por lá, a temperatura varia entre 1º e 33 graus, e em alguns anos há neve no auge do inverno. Pronto, é hora de começar a passear!
1º dia em Milão
Recomendamos começar com o que há de mais clássico e imperdível na cidade, a Piazza del Duomo. O acesso é facilitado, já que há uma estação de trem bastante próxima, pontos de ônibus e acesso para carros particulares e táxis. Você não terá dificuldades em identificar a praça. Ela é ampla, muito movimentada e cercada por dois dos mais famosos cartões postais da cidade: A Catedral de Duomo e a Galleria Vittorio Emanuele.
Depois de tomar um café com croissant nos arredores, siga para a entrada da catedral, que pode contar com uma fila que não costuma ser demorada. Não espere acessos gratuitos por lá, já que estamos falando de uma das cidades mais dispendiosas do país. Prepare sua carteirinha de estudante ou sua comprovação de acima de 65 anos, se tiver, para contar com descontos. Após se encantar com a catedral, suba até o balcão superior, que também possui uma taxa extra, e internalize a vista da cidade.
Olhando para a sua direita, você verá a Galeria e este será o segundo ponto do dia. Ao chegar lá, fique atento aos detalhes. O teto é incrível, assim como toda a construção. Lembra-se das lojas mundialmente famosas que mencionamos no início do texto? Elas estão por lá! Ao final da galeria também há um pequeno museu, confira a programação e visite se te interessar!
Ao final da tarde, suba até um rooftop ao redor da praça e peça um Aperol Spritz, drink tipicamente milanês. Por volta das 18 horas, começam os aperitivos, que são generosas porções de comida servidas sem custo. À noite, vale conhecer a Via Montenapoleone, uma belíssima rua na cidade, conhecida como a terceira mais cara de toda a Europa.
2º dia em Milão
Sabia que o quadro A Última Ceia não está no Louvre? A obra de Leonardo da Vinci fica, na verdade, na Igreja Santa Maria delle Grazie, justamente em Milão, e você pode vê-lo ao vivo na manhã do seu segundo dia na cidade. Certifique-se de comprar o ingresso antecipadamente. Neste segundo dia, após o almoço, você pode conhecer o lindo Castello Sforzesco.
Além da bela construção fortificada, internamente você terá acesso a museus e galerias de arte. Ao final do dia, recomendamos conhecer a Piazza Della Scala e, por fim, fazer reservas para jantar e logo após passear pelo agitado bairro Navigli, conhecido como o bairro dos canais.
E para fazer todos esses passeios, será que vale a pena usar cartão de crédito na viagem para a Europa? Veja mais sobre o assunto neste artigo!