Com saudades de viajar? Arrumar as malas, tirar o passaporte da gaveta e embarcar na próxima grande experiência? Então que tal incluir 2 dias em Nápoles no seu roteiro? Pode ser rápido (e é mesmo) mas já será possível sentir a energia da cidade e visitar os principais pontos turísticos.
Atualmente, a entrada direta de brasileiros no país ainda encontra alguns empecilhos devido à pandemia. Não deixe de conferir as regras no momento de se planejar, já que elas mudam com frequência. Caso você esteja disposto a um período de quarentena, pode fazer as malas. Lembrando que, para quem vem da União Europeia, não há essa exigência.
Então, se for visitar outros países também, deixe a Itália por último e, assim, não deverá encontrar problemas. Vale mencionar também que os testes ainda são exigidos, independentemente do seu país de origem, que as máscaras seguem sendo obrigatórias e que o green pass (cartão que comprove a vacinação) é exigido na maior parte dos museus, restaurantes e hotéis.
Leia também: Saiba onde encontrar as melhores passagens para a Itália
Conhecendo Nápoles
Nápoles é conhecida como “a cidade do sol”. Somente por aí já dá para sentir uma enorme vontade de conhecer este destino, certo? Ele se localiza ao sul da Itália e justamente por isso tem temperaturas agradáveis. No geral, o clima é ameno e mais chuvoso durante o inverno e mais quente e seco no verão. Como a cidade é rodeada pelo mar, a brisa oceânica ajuda a refrescar quanto a temperatura sobe. A média anual é de 16 graus.
Tradicionalmente, a melhor época de se conhecer a cidade é de março a setembro. Lembre-se que a partir daí o clima vai ficando mais invernal e, se tratando desta cidade litorânea, a parte mais fascinante do passeio é durante o calor, que compreende uma temperatura máxima de 30 graus (nada muito intenso para quem já visitou o Rio de Janeiro no verão, certo?).
Roteiro: 2 dias em Nápoles
Nápoles é uma cidade agitada e colorida. Justamente por isso, nosso conselho principal é que você se desloque a pé o máximo que conseguir, A cidade não é muito grande mas, caso seja possível, escolha um hotel ou acomodação mais central, assim as caminhadas serão ainda mais facilitadas. Outra opção é comprar o ticket para o ônibus turístico, que você pode pegar nos principais pontos da cidade e descer onde quiser.
1° dia em Nápoles
A primeira atração do nosso roteiro é a Basílica de San Francesco di Paola, que você precisa conhecer. Trata-se de um dos principais cartões postais da cidade. Depois, vá andando mesmo até o Palácio Real, que fica na mesma praça, a Piazza del Plebiscito. De lá, você pode ir à Piazza Garibaldi, que fica a poucos minutos de caminhada.
Depois, siga para o Teatro San Carlo, reconhecido como Patrimônio Histórico pela UNESCO. Este é um dos teatros mais importantes do mundo! Depois da pausa para o almoço, será dose dupla de castelo. Primeiro, visite o Maschio Angioino e, para encerrar o dia, vá para o Castel dell’Ovo. Se ainda tiver energia, vale parar para conhecer o Mosteiro de Santa Chiara e a Igreja de Gesù Nuovo antes de encerrar o passeio do dia.
Roteiro para o 2° dia em Nápoles
Em seu segundo dia, vá, pela manhã, até a Ilhota de Megaride para visitar e depois siga para o Borgo Marinari, onde você poderá apreciar um delicioso peixe fresco no almoço! Faça a digestão caminhando no calçadão Mergellina e siga para o próximo destino: A Nápoles subterrânea! Serão três paradas, o aqueduto, as antigas catacumbas e os restos do teatro greco-romano.
Volte à superfície visitando a Catedral de Nápoles e encerre o passeio na Rua dos Presépios, onde você ainda terá mais uma parada turística a fazer, a Capela de San Severo. Ela fica na Piazza S. Domenico Maggiore e é lá que fica a famosa obra de Cristo Velado. Por fim, hora de jantar! Sugerimos que caminhe pelo agitado Spaccanapoli antes de escolher o restaurante que vai finalizar a viagem! Seja qual for o que chame mais a sua atenção, não deixe de provar a autêntica pizza napoletana!
Vale a pena usar cartão de crédito na viagem para a Europa? Leia a respeito aqui!